O extremo leste da cidade de São Paulo recebeu uma Vila Reencontro da Prefeitura, a primeira da região, com o objetivo de abrigar 256 pessoas em situação de rua. Trata-se da unidade Guaianases, instalada em um terreno de 4.500 m2, na rua Mestre Valentim, s/no, cedido pela atual gestão à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
Inaugurada no último dia 2 de abril, essa é a quinta unidade na cidade, que já conta com mais de 1.200 vagas de acolhimento no Programa Reencontro.
O serviço é inspirado no modelo de acolhimento Housing First ("Moradia Primeiro"), com o objetivo de acolher famÃlias em situação de rua ou vulnerabilidade social e no desenvolvimento integral da autonomia das pessoas acolhidas.
Com pouco mais de um ano em execução, cem pessoas já conseguiram obter a saÃda qualificada (quando a pessoa em situação de rua conquista a autonomia e sai da rede socioassistencial) por meio do projeto.
De acordo com o Programa Reencontro, cada famÃlia pode permanecer entre 12 e 24 meses nas moradias transitórias das Vilas Reencontro.
Esse perÃodo pode ser estendido de acordo com o acompanhamento da famÃlia por uma equipe técnica. As famÃlias também devem participar de capacitações profissionais e outros atendimentos sociais com o objetivo de ganhar autonomia.
A primeira unidade da Vila Reencontro, a Cruzeiro do Sul, fica no bairro do Canindé, região central da cidade, e foi inaugurada na véspera do Natal de 2022. Dois meses depois, em fevereiro de 2023, foi inaugurada a Anhangabaú, na Ladeira da Memória, também no centro.
Em outubro do mesmo ano, a Prefeitura inaugurou a Vila Reencontro Pari, a maior unidade do Programa Reencontro. E, em dezembro de 2023, a quarta unidade foi entregue em Santo Amaro.
GUAIANASES
Na Vila Reencontro Guaianases, foram instaladas 64 unidades modulares. Cada uma tem 18 m2 e está equipada com banheiro e pia, mobiliário de acordo com a configuração familiar, geladeira, fogões com duas bocas e guarda-roupas.
As áreas comuns são compostas por lavanderia, brinquedoteca, cozinha, refeitório e horta, além de playground, salas administrativas e para atendimentos sociais.
Todos os dias, são servidos café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A instalação da Vila Reencontro Guaianases representa um investimento de R$ 4,5 milhões da Prefeitura. A gestão do serviço ficará sob responsabilidade da Associação Comunitária São Mateus (Ascom).
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha