Renner abre primeira loja circular do varejo brasileiro e reforça estratégia de sustentabilidade

Projeto tem menor uso de materiais, menor geração de resíduos e redução de emissão de dióxido de carbono

Renner abre primeira loja circular do varejo brasileiro e reforça estratégia de sustentabilidade

Renner abre primeira loja circular do varejo brasileiro e reforça estratégia de sustentabilidade Lucas Jones Dias/Divulgação

A sustentabilidade é um pilar que foi incorporado há muitas temporadas pela Renner, que agora lança uma tendência para o futuro: uma loja com conceito circular, ainda mais sustentável, que abriu as portas no dia 30 de outubro no shopping Rio Sul, no Rio de Janeiro.​

O projeto de reforma da loja da Renner no shopping Rio Sul seguiu premissas de circularidade (melhor uso de recursos, priorizando materiais mais duráveis e renováveis) e foi realizado com grande cuidado em relação aos recursos naturais. De acordo com uma avaliação de ciclo de vida que foi feita do projeto, a loja contribuirá para a redução de 24% no seu potencial de aquecimento global, ou seja, terá menor emissão de gases causadores do efeito estufa.

Também foi dada atenção à pegada hídrica --o consumo de água é cerca de 56% menor em comparação a empreendimentos com padrões construtivos tradicionais, o que representa uma economia de mais de 420 mil litros ao ano.

Além disso, 8,5 toneladas de aço estrutural foram economizadas pelo projeto. Já no mobiliário, desenvolvido de forma mais sustentável desde a origem, a redução na quantidade de MDF foi de 37%. O uso de vidro e de tinta foi eliminado, privilegiando produtos recicláveis e diminuindo a quantidade de materiais utilizados.

Com os preceitos das certificações internacionais LEED e BREEAM, de responsabilidade ambiental em construção, a loja tem ainda fachada mais permeável e a vitrine, aberta e integrada.

Loja Renner no shopping Rio Sul, primeira loja circular do varejo brasileiro
Loja Renner no shopping Rio Sul, primeira loja circular do varejo brasileiro - Lucas Jones Dias/Divulgação

O ambiente interno conta com biofilia, que preza pelo uso de plantas e elementos naturais para trazer mais bem-estar aos usuários. Além disso, a área de provadores foi redesenhada para qualificar a experimentação, com um lounge e cabines individuais mais inclusivas.

"Assumimos o desafio de desenvolver no Brasil um projeto de loja até então inexistente no mercado e que mostra o que acreditamos ser o caminho para o varejo do futuro. A novidade está totalmente alinhada com a nossa sólida jornada ESG, que traz a moda responsável no topo desta equação", explica o diretor presidente da Lojas Renner, Fabio Faccio.

No primeiro semestre de 2022, em Jacarepaguá, também no Rio de Janeiro, será inaugurada a segunda loja com o mesmo conceito.

Coleções especiais com atributos de sustentabilidade

No que se refere à oferta de produtos, a nova loja do Rio Sul irá abrir as portas com o lançamento de três novas coleções-cápsulas do Selo Re produzidas com matérias-primas e/ou processos de menor impacto.

Entre os destaques está uma nova edição de Re Jeans, o jeans com conceito ecofashion que vem ganhando cada vez mais atributos e representatividade dentro da marca; a coleção Studio, com calçados feitos de lonita sustentável com sola de palha de arroz e peças com tingimento natural em tecidos reciclados, linho certificado e viscose e algodão responsáveis; e a cápsula Algodão Orgânico, com opções femininas, masculinas e infantis feitas a partir do algodão cultivado e colhido de forma artesanal e sem uso de agrotóxicos.

Essas peças estão em destaque no Espaço Re, ambiente dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca. Lá também há um coletor Ecoestilo, serviço de logística reversa pós-consumo da Renner, que dá uma destinação correta a embalagens e frascos de itens de perfumaria e beleza e peças de roupa em desuso. Outro espaço é o do Repassa, uma plataforma on-line de revenda de vestuário, calçados e acessórios, que integra o ecossistema de moda e lifestyle da Lojas Renner.

Espaço Re, dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca
Espaço Re, dedicado às iniciativas de sustentabilidade da marca - Lucas Jones Dias/Divulgação

Loja potencializa jornada omnichannel

A integração entre os ambientes físico e virtual também foi potencializada. A ideia é elevar ao máximo o protagonismo dos consumidores, trazendo ainda mais autonomia à jornada de compra. Para isso, houve um aumento de mais de 60% no número de caixas de autoatendimento à disposição dos clientes, assim como nos dispositivos de Venda Móvel, operados por colaboradores para finalizar a venda em qualquer ponto da loja.

Painéis de LED e placas explicativas com QR codes guiam os clientes dentro do universo de moda responsável, com mais informações sobre as matérias-primas dos produtos, os processos produtivos e coleções.

A trajetória da Lojas Renner na área da sustentabilidade não é recente. Em 2011, passou a realizar seu inventário de emissões de gases de efeito estufa e passou a neutralizar, desde 2016, todas essas emissões contidas nesse inventário. Neste ano, um dos objetivos da empresa é suprir 75% do consumo corporativo de energia com fontes renováveis e reduzir 20% das emissões de CO2, em relação a 2017.

Nas araras da Renner, até o final de 2021, todo o algodão utilizado será 100% certificado e 80% dos produtos serão menos impactantes. Outra meta para o final deste ano é ter toda a cadeia de fornecedores que produzem as peças comercializadas pela companhia, tanto nacional quanto internacional, com certificação socioambiental.