Lojas Renner S.A. incentiva liderança feminina e diversidade

Maior varejista de moda do país patrocinou o evento de inovação South Summit Brazil 2025, com ações para estimular o protagonismo das mulheres no ambiente de negócios e o empreendedorismo

A imagem mostra um painel de discussão no evento South Summit, realizado em Porto Alegre, Brasil. Três mulheres estão sentadas em cadeiras brancas, com duas telas ao fundo exibindo informações do evento. O cenário é decorado com painéis de madeira e iluminação suave, criando um ambiente acolhedor para a discussão.

Regina Durante (dir.), diretora de gente e sustentabilidade da Lojas Renner S.A., durante painel no South Summit Carlos Macedo/Divulgação

É consenso entre especialistas que o incentivo à diversidade e ao protagonismo das mulheres nas empresas promove mudanças culturais e cria ambientes de trabalho mais justos, inclusivos e inovadores. Na Lojas Renner S.A., isso é uma realidade.

"Hoje, 65% de nossas colaboradoras são mulheres e mais de 61% da liderança é feminina. Temos ainda 52% de pessoas negras no quadro geral. Esses números refletem nosso comprometimento contínuo e estratégico com as pessoas, colocando-as como prioridade central em nossa atuação", afirma Regina Durante, diretora de gente e sustentabilidade da Lojas Renner S.A.

Com o objetivo de incentivar o protagonismo feminino, a companhia ativou uma série de ações no South Summit Brazil 2025, um dos maiores eventos do ecossistema de inovação e negócios da América Latina, que aconteceu em Porto Alegre (RS) entre 9 e 11 de abril.

Patrocinadora oficial do evento, a maior varejista de moda do país participou ativamente do Women @South Summit Brazil, conjunto de iniciativas que destacou o empreendedorismo e a liderança feminina no ambiente de negócios, inovação e tecnologia.

A participação da Lojas Renner S.A. no evento faz parte das comemorações dos 60 anos da empresa, celebrados no dia 10 de junho. Agente de transformação da moda, a varejista tem a inovação como tema transversal ao negócio, do modelo das lojas e criação de produtos à operação omnicanal.

Liderança feminina

No painel que teve como tema Unlocking the Workforce Potential, realizado no último dia do South Summit Brazil, Regina Durante detalhou algumas iniciativas implementadas pela companhia para fortalecer a liderança feminina e a diversidade.

"Criamos ações específicas para diversidade e pertencimento, como o Programa Plural, que trabalha a interseccionalidade, porque é importante que todos estejam representados e que atuem juntos", afirmou Regina.

A imagem mostra um painel de discussão com quatro pessoas sentadas em cadeiras altas. À esquerda, uma mulher com vestido preto e cabelo longo. Ao lado dela, uma mulher com um vestido listrado em tons claros e escuros. No centro, um homem de óculos e blazer escuro. À direita, uma mulher com cabelo longo e blusa clara, falando. Ao fundo, há um telão com o texto 'TRENDS SHAPING RETAIL INNOVATION' e o logotipo do evento 'SOUTH SUMMIT'.
Fabiana Taccola, diretora de operações da Lojas Renner S.A., durante o painel Tendências que Moldem a Inovação no Varejo - Carlos Macedo/Divulgação

Na Renner, os grupos de afinidade não são simbólicos. "Eles têm voz nos fóruns de decisão, atuam junto com o RH e ajudam a pautar campanhas e políticas", contou.

Outra iniciativa criada pela varejista é o Programa Balance, que nasceu como uma ação de bem-estar e ganhou corpo na empresa, com metas claras de práticas saudáveis, comunicação e estilo de trabalho dos times.

"Quase 100% dos colaboradores passam por avaliação anual de competências, e 98% dos talentos-chave foram retidos no último ciclo. Isso é resultado de um trabalho de escuta, com planos de carreira e sucessão", disse Regina.

O modelo da Lojas Renner S.A. mostra que diversidade gera inovação. Entre os colaboradores, 23% são pessoas LGBTQIAPN+ e 19,4% estão em postos de liderança. "Isso se traduz em times inovadores, novas experiências e até produtos", afirmou Regina.

"Somos movidos pela cultura do encantamento, o que significa superar as expectativas dos nossos clientes. Isso só é possível se superarmos a expectativa de nossos colaboradores, fornecedores, acionistas e sociedade", complementou.

A imagem mostra um evento chamado South Summit, realizado em Porto Alegre, Brasil. Dois homens estão sentados em cadeiras altas em um palco. O homem à esquerda, vestido com uma camisa branca e calças escuras, está falando e gesticulando. O homem à direita, usando uma camiseta azul e calças claras, está ouvindo atentamente. Ao fundo, há um painel com o nome do evento e a localização, além do logotipo da IE University. O ambiente é iluminado e moderno.
Fabio Faccio (esq.), CEO da Lojas Renner S.A. fala durante painel Transformation in Fashion, no South Summit - Divulgação

Além de Regina Durante, participaram do painel sobre lideranças femininas e diversidade no evento Rachel Ballardin, diretora geral da instituição de ensino superior UniRitter, e Dirlene Silva, fundadora e CEO da DS Estratégias de Educação e Inteligência Financeira.

Hoje, 65% de nossas colaboradoras são mulheres e mais de 61% da liderança é feminina. Temos ainda 52% de pessoas negras no quadro geral. Esses números refletem nosso comprometimento contínuo e estratégico com as pessoas, colocando-as como prioridade central em nossa atuação

Regina Durante

diretora de gente e sustentabilidade da Lojas Renner S.A

Barco para mulheres

A imagem mostra um barco atracado em um cais à beira de um rio, com pessoas caminhando ao longo da margem. Ao fundo, há prédios altos e uma estrutura de armazém com telhado branco. O céu está parcialmente nublado, e há uma pequena embarcação navegando no rio.
Women's Boat Lounge, promovido pela Lojas Renner S.A,, ancorado no rio Guaíba, em Porto Alegre - Divulgação

Em conjunto com o South Summit Brazil e o grupo Mulheres do Brasil, fundado pela empresária Luiza Trajano, a Lojas Renner S.A. liderou ações como o Women’s Boat Lounge, um barco que serviu como ponto de encontro para as lideranças femininas e empreendedoras no evento.

Durante os três dias de programação, o barco abriu espaço para conexões e sediou palestras, como a de Luiza Trajano, que teve como tema Construindo o Futuro: Legado para a Próxima Geração de Mulheres, e de Tamara Klink, a mais jovem velejadora brasileira a cruzar o Oceano Atlântico sozinha, que fez a palestra Paralelos: O que as Navegações Ensinam sobre Liderança Feminina. Ao final de cada dia, o barco proporcionava um passeio pelo rio Guaíba.

A agenda do Women @ South Summit Brazil by Lojas Renner S.A. teve ainda o Brunch Women @South Summit Brazil, evento privado que reuniu cerca de 200 mulheres, e uma rodada de matchmaking que conectou 30 mulheres fundadoras ou líderes de startups com 30 investidores ou mentores.

A imagem mostra duas mulheres em um evento chamado Women's Boat, parte do South Summit, em Porto Alegre, Brasil. Uma mulher, à esquerda, está falando ao microfone e sorrindo, vestindo uma camiseta branca e jeans. A outra mulher, à direita, está segurando um papel e sorrindo. Ao fundo, há um leme de barco e banners com os logos de Lojas Renner S.A. e do evento.
Tamara Klink, mais jovem velejadora brasileira a cruzar o Oceano Atlântico sozinha, fala no Women's Boat Lounge, promovido pela Lojas Renner S.A. - Divulgação

Vários executivos da Lojas Renner S.A. participaram da programação do evento. O CEO Fabio Faccio foi um dos speakers na palestra Transformation in Fashion (Transformação na Moda). A CMO de marketing da varejista, Renata Altenfelder, falou sobre Entertainment with Purpose: How to Engage Audiences with the ESG Cause through Memorable Experiences (Entretenimento com Propósito: Como Engajar o Público com a Causa ESG por meio de Experiências Memoráveis). Fabiana Taccola, diretora de operações, desenvolveu o tema Trends Shaping Retail Innovation (Tendências que Moldem a Inovação no Varejo).

"A parceria entre a Lojas Renner S.A., que celebra, em 2025, 60 anos de inovação e conexão com os clientes, e o South Summit Brazil, um dos maiores eventos de tecnologia, inovação e sustentabilidade do mundo, simboliza o encontro entre tradição e futuro", afirmou Renata Altenfelder.

"Juntos reforçamos nosso comprometimento com sustentabilidade, impacto social e transformação, nos posicionando como uma companhia que molda os próximos 60 anos com o mesmo propósito de encantamento que nos tornou a primeira varejista omnicanal do Brasil, referência em moda e lifestyle", conclui Renata.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha