Brasil dá início à campanha de vacinação contra a gripe

Imunização começa pelas crianças a partir de 12 de abril; Ministério da Saúde espera vacinar 79,7 milhões de pessoas1

Em 12 de abril, começa a Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus Influenza em todos os municípios do país. A 23ª edição de uma das maiores ações de imunização do mundo tem como meta atingir mais de 79 milhões de pessoas.

Ao contrário de anos anteriores, quando os maiores de 60 anos recebiam as primeiras doses, as gestantes e as crianças entre seis meses e seis anos de idade darão início à imunização (veja infográfico nesta página).

O Ministério da Saúde reforça que, neste ano, a vacinação contra a gripe é ainda mais imprescindível: “A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19”, diz o informe técnico do Ministério da Saúde.

"Hoje qualquer sintoma respiratório, seja em criança ou em adulto, a pessoa vai precisar entrar em quarentena. Tudo é suspeita de Covid”, afirma Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade

Brasileira de Imunizações, a SBIm, ao explicar que a imunização contra a gripe, além dos benefícios que traz no enfrentamento dessa doença, favorece um diagnóstico diferencial entre gripe e Covid-19.

Além de poderem desenvolver quadros respiratórios graves2, estudos mostram que as crianças, especialmente as menores, são cruciais na disseminação da gripe3.

"Há dados muito claros sobre o papel relevante das crianças na transmissão da gripe. Elas são vetores muito importantes e, ao imunizá-las, há um impacto em grupos etários não vacinados, beneficiando-os e reduzindo o espalhamento do vírus", explica o infectologista pediátrico Marco Aurélio Sáfadi, que também faz parte da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Diante dos desafios da pandemia, o Ministério da Saúde recomenda que a vacinação contra a Covid-19 seja prioridade entre os grupos elegíveis, neste momento, formado sobretudo por idosos1. Depois de receber a vacina contra a Covid-19, é necessário esperar 14 dias para se imunizar contra a gripe. "Essa regra vale para qualquer imunizante", lembra Isabella Ballalai.

O informe técnico apresentado pelo governo federal ressalta a importância da campanha nos tempos atuais. “As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2”, diz o informe.

A meta da campanha contra a gripe deste ano é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis nos cerca de 50 mil postos de vacinação do Brasil. Em 2020, a campanha aplicou 73.671.762 doses, ou seja, 92% das distribuídas, o que foi considerado pelo Ministério da Saúde, "de modo geral, uma boa adesão dos grupos-alvo". A cobertura vacinal média, nesses mesmos grupos, foi de 95,7% no país. Em 4.614 dos 5.570 municípios brasileiros, a cobertura vacinal foi igual ou acima de 90%1.

Para quem não está dentro do programa do governo, existe a opção de procurar a rede particular. "Do ponto de vista individual, o ideal é as pessoas que não estão contempladas no programa do governo, busquem vacinar-se assim que possivel", alerta Ballalai.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Cinco dias antes do início da campanha da vacinação, em 7 de abril, há uma data que mais do que nunca deve ser celebrada: o Dia Mundial da Saúde4. Criado em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, a data tem como objetivo conscientizar a população sobre um tema específico e, neste ano, a motivação foi a pandemia de Covid-19 e suas consequências na piora das desigualdades pelo mundo.

Segundo a OMS, a campanha anual do Dia Mundial da Saúde pretende conscientizar as pessoas para a construção de um mundo mais justo e saudável para todos, destacando o princípio constitucional da entidade de que "gozar do mais alto padrão de saúde possível é um dos direitos fundamentais de todo ser humano, sem distinção de raça, religião, crença política, condição econômica ou social"5.

Nesse contexto, vale lembrar os esforços do Programa Nacional de Imunização (PNI), que organiza a campanha de vacinação contra a gripe e é considerado pela OMS como um dos maiores do mundo. O PNI tem 47 anos de existência e alcançou reconhecimento mundial, por seus aspectos tecnológicos, logísticos e estratégicos6.

Referências:

1 - Ministério da Saúde. Informe Técnico: 23ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Brasília, 2020

2 - CDC. Flu & Young Children. Disponível em: https://www.cdc.gov/flu/highrisk/children.htm Acesso em 06-04-21

3 - Ministério da Saúde. Campanha Contra a Gripe: O que é? Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/vacinagripe2017/o-que-e.html Acesso em 06-04-21

4 - WHO. World Health Day. Disponível em: https://www.who.int/westernpacific/news/events/world-health-day Acesso em 06-04-21

5 - WHO. World Health Day 2021. Disponível em: https://www.who.int/westernpacific/news/events/detail/2021/04/07/western-pacific-events/world-health-day-2021 Acesso em 06-04-2021

6 - FioCruz. PNI e Covid-19. Disponível em: https://cee.fiocruz.br/?q=Programa-Nacional-de-Imunizacoes-PNI-e-Covid-19 Acesso em 06-04-21

MAT-BR-2101770