Descrição de chapéu mercado de trabalho

Live discute profissional ideal para o mercado de trabalho do futuro

Leandro Karnal, Eduardo Ehlers e Genis Fidelis discutiram o que é preciso aprender para se adaptar a essa nova realidade

As características mais importantes, atualmente, para compor um perfil de sucesso no mercado de trabalho e as diretrizes para quem quer estar pronto para encarar novos desafios e aproveitar as melhores oportunidades foram temas discutidos na live “O Profissional do Futuro” , promovida pelo Senac em parceria com o Estúdio Folha.

Leandro Karnal, professor, historiador e escritor, Eduardo Ehlers, diretor acadêmico do Centro Universitário Senac, responsável pelos cursos de graduação e de pós-graduação presenciais, pela pesquisa e pela extensão universitária, e Genis Fidelis, gerente sênior da Michael Page e Page Personnel, uma das mais respeitadas consultoria de Recursos Humanos, participaram do bate-papo.

Os três convidados destacaram a importância da educação continuada, do desenvolvimento das competências emocionais, da inteligência emocional, da flexibilidade e da proatividade na qualificação profissional.

“Hoje, a pergunta não é mais que curso fazer, mas em qual sequência você fará os cursos da sua vida. Cursos de graduação, de pós-graduação, estágios no exterior, cursos pela internet, cursos EaD, quaisquer ferramentas, cursos contínuos”, disse Karnal.

Além da combinação de habilidades, achando os nichos do mercado, é necessário também ter muito equilíbrio psíquico, segundo Karnal. “O futuro pertence ao equilíbrio psíquico, pertence à capacidade de lidar com equipes diversas, [a profissionais] abertos à diversidade da equipe, superando preconceito e entendendo que a variação enriquece o grupo”, afirmou.

As competências comportamentais nunca foram tão importantes como são hoje. A inteligência emocional já se tornou um grande diferencial para a empregabilidade. Segundo Fidelis, da Michael Page, as empresas têm dificuldade em desenvolver internamente essas competências intrínsecas ao comportamento do profissional.

“Hoje, a pergunta não é mais que curso fazer, mas em qual sequência você fará os cursos da sua vida. Cursos de graduação, de pós-graduação, estágios no exterior, cursos pela internet, cursos EaD, quaisquer ferramentas, cursos contínuos”

Leandro Karnal, professor, historiador e escritor

“Hoje em dia, é muito mais fácil treinar as competências técnicas de um profissional. Para a gente, como headhunter, é um desafio recrutar além do currículo, fazer perguntas pertinentes que trazem experiências para validar essas qualificações comportamentais”, disse Fidelis.

Essas competências socioemocionais se desenvolvem a partir de um conjunto de experiências e de vivências durante a vida, com a família, com os amigos e no trabalho. Mas, segundo Eduardo Ehlers, diretor acadêmico do Centro Universitário Senac, a escola é um ambiente privilegiado para o desenvolvimento dessas competências, com a criação de oportunidades de vivência. “Uma escola, uma faculdade que não se preocupa, não se dedica às competências socioemocionais fica restrita à transmissão de conteúdo. O que seria uma atuação muito limitada frente ao seu potencial”, afirmou Ehlers.

“Hoje em dia, é muito mais fácil treinar as competências técnicas de um profissional. Para a gente, como headhunter, é um desafio recrutar além do currículo, fazer perguntas pertinentes que trazem experiências para validar essas qualificações comportamentais”

Genis Fidelis, gerente sênior da Michael Page e Page Personnel

No Senac essa prática é feita por meio de dinâmicas baseadas na resolução de problemas, em desafios ou no desenvolvimento de projetos, principalmente os que partem de situações reais. “Temos cursos de graduação que são totalmente baseados em projetos. O aluno escolhe o projeto que quer fazer em função do seu interesse profissional. Essa vivência, geralmente, estimula a vontade de participar, de se envolver”, disse Ehlers.

“Uma escola, uma faculdade que não se preocupa, não se dedica às competências socioemocionais fica restrita à transmissão de conteúdo. O que seria uma atuação muito limitada frente ao seu potencial”

Eduardo Ehlers, diretor acadêmico do Centro Universitário Senac

Esse modelo de aprendizado também favorece o desenvolvimento da proatividade, outra competência muito valorizada no mundo corporativo, além da capacidade analítica. Dessa forma, os cursos de educação continuada têm se aproximado cada vez mais das vivências práticas do mercado e ajudado a moldar esse profissional do futuro.

Assista à íntegra da live