Curso de extensão é caminho para quem quer crescer na carreira

Modalidade é opção para retomar estudos com economia de tempo e de recursos; TCC opcional é outra vantagem na pós-graduação

Em um mercado em constante transformação, a educação continuada passou a ser prioritária. Há quem acredite, no entanto, ser impossível atualizar-se permanentemente devido ao tempo e aos recursos financeiros exigidos. Mas a verdade é que existem diversas soluções para voltar aos estudos sem que pesem no bolso ou impactem o dia a dia no trabalho.

Cursos de extensão, por exemplo, são uma porta para a reciclagem profissional. Voltados a pessoas com ensino superior completo ou em andamento, podem ser feitos sem alterações profundas na rotina.

“É um componente curricular similar a uma disciplina”, esclarece Elias Roma Neto, coordenador de desenvolvimento do Senac São Paulo. “Na atual situação, com a falta de recursos devido à pandemia, é [uma ferramenta] importante para quem quer conhecer um caminho para mudar de área, conseguir uma promoção, melhorar na carreira, conquistar uma colocação. Tudo sem um grande investimento de tempo e de recursos financeiros.”

A extensão reúne alunos da especialização e os que têm interesse em cursar essa disciplina isoladamente. Algumas vezes, inclui até os da graduação. Para o coordenador, essa diversidade enriquece a troca entre a turma: “É a chance de estar lado a lado com pessoas que tenham outras experiências”.

Roma Neto explica que essa modalidade pode ser um bom caminho para a experimentação. Vale tanto para quem quer entender um pouco mais sobre uma área para a qual gostaria de migrar quanto para quem quer ter conhecimentos mais aprofundados sobre um tema específico. É também uma ferramenta para quem está sem estudar há algum tempo e quer ter um primeiro contato com a pós-graduação.

EXTENSÃO NA PÓS

No Senac-SP, inclusive, essa extensão pode ser incorporada como matéria concluída em uma especialização que contenha essa disciplina. Esse sistema já existia há alguns anos, mas, neste ano, foi ampliado “para a quase totalidade dos cursos”.

“Posso fazer no meu tempo, no meu ritmo, na minha possibilidade”, diz Roma Neto sobre a extensão. Para quem não tem muito tempo e dificuldade de locomoção, por exemplo, vale considerar essa modalidade. O esforço será menor do que em um programa de especialização. “É possível assistir a um determinado conteúdo sem afetar a rotina e sem grandes dificuldades.”

TCC OPCIONAL

Outra possibilidade que demanda menos investimento de tempo e esforço é optar por uma especialização que não requeira a elaboração de um TCC (trabalho de conclusão de curso). No Senac-SP, por exemplo, essa possibilidade foi implementada neste ano.

“É uma disciplina extremamente importante na graduação, mas, na pós, vai depender do que você procura.” Quem não tem intenção de desenvolver um projeto grande, que possa ter alguma aplicação prática na carreira, e não dispõe de tempo ou intenção de elaborá-lo pode deixá-lo de lado em diversas especializações no Senac-SP.

Roma Neto finaliza: “Em uma instituição de ensino ou de maneira autônoma, só vejo vantagens em continuar a estudar. O importante é não parar no tempo e estar sempre se desenvolvendo.”