Empresas buscam profissional com foco em inovação empreendedora

No cenário pós-pandemia, ter olho do dono é fundamental para crescer na carreira; pós-graduação ajuda nesse desenvolvimento

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Inovação: esse será o conceito-chave no mercado de trabalho no cenário de pós-pandemia. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada no ano passado. Para as mais de 400 empresas ouvidas, soluções inovadoras serão fundamentais para minimizar os prejuízos econômicos e sociais do período.

Essa máxima passa a definir também o perfil dos profissionais buscado pelas companhias. “Elas querem pessoas que se pautem nos conceitos de inovação e diversidade para a construção coletiva de soluções para os problemas organizacionais”, define Juliana Storani, consultora de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional).

A especialista chama a atenção para uma competência que, embora muito aplicada no caso daqueles que resolvem montar um negócio próprio, passa a valer cada vez mais também para quem trabalha em uma empresa – o caráter empreendedor.

‘SENSO DE DONO’

É o que ela classifica como “senso de dono”: a capacidade de pensar em alternativas sempre em nome do bem geral da organização, e não somente com o objetivo mais restrito de cumprir funções previamente determinadas.

Tal postura de protagonismo requer comprometimento e busca constante por autodesenvolvimento, não só em termos de capacitação técnica mas também de evolução comportamental.

De acordo com a consultora, adequar-se a esse perfil é a melhor estratégia para não ficar refém de oscilações do mercado na pós-pandemia, uma vez que ela dá ao profissional uma empregabilidade bem maior aos olhos dos recrutadores.

“As empresas não querem mais um funcionário preso a sua descrição de cargo e a metas limitadas ao seu ‘quadrado’”, define o consultor de estratégia comercial Selton Cordts, sócio-diretor da S2 Strategy. “Cumprir com esse pedacinho não é mais suficiente, é preciso se diferenciar, o que inclui ter uma boa adaptação às intempéries do mercado e da sociedade.”

Características como empatia, capacidade de entender o outro, princípios claros de cidadania e de ética, respeito à diversidade e atenção à inclusão são diferenciais, segundo Eduardo Ehlers, diretor acadêmico do Centro Universitário Senac. “Não é que isso seja novo: o mercado sempre valorizou. Mas a diferença que a gente vê nos últimos 10 anos é que elas se tornam muito importantes, muitas vezes prevalecem sobre o conhecimento que a pessoa tenha de um determinado tema e de uma determinada área.”

BAGAGEM DE MERCADO

Uma das maneiras de ter mais atenção a soluções para problemas de um jeito mais abrangente, ou com o olhar do dono do negócio, é ampliar relacionamentos e conhecimentos por meio da educação continuada – como em um curso de pós-graduação ou especialização. “É uma ótima forma de trocas e de comunicação”, afirma Juliana.

A consultora lembra que muitos professores têm uma bagagem de mercado que torna ainda mais rica a experiência das aulas, uma vez que as discussões extrapolam o campo teórico e se debruçam sobre questões práticas reais.

Ao fazer uma pós-graduação focada em processos, inovação e “design thinking”, a empresária Michelle Neves diz que um dos aspectos mais importantes do curso foi o contato com pessoas de muitas áreas do mercado.

“Isso me trouxe muitos ‘insights’ tanto para o processo de aprendizado como para a questão de relacionamento, porque eu consegui pegar muitas coisas novas que esses colegas compartilhavam e aprimorá-las dentro da empresa em que eu era gestora”, afirma.

MATURIDADE DE NEGÓCIO

Para Michelle, a pós despertou de vez sua veia empreendedora. “No último ano do curso, agora no final de 2020, abri minha consultoria própria”, conta.

“Tudo o que eu conheci nas aulas e as noções que aprendi de gestão e de negócios me levaram por esse caminho. A curva de aprendizado no modelo do Senac é muito bacana, a troca com os outros alunos é sensacional. A grade do curso foi crucial para eu decidir o que iria oferecer de serviço dentro da minha consultoria, que é focada em gestão de marketing.”

A empresária avalia que a pós lhe trouxe uma visão de maturidade de negócio pela diversidade de perfis entre os colegas, com idades, cargos e histórias de vida variadas que a ajudaram muito a expandir suas próprias ideias.