ALFABETIZAÇÃO PREMIADA

Prêmio PAR, iniciativa do Sesi e da Fiesp, reconhece as 8 cidades paulistas com melhores desempenhos e as 8 que mais avançaram

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Autoridades que representaram os municípios com melhor índice de alfabetização na idade certa, após a premiação Masao Goto Filho/Estúdio Folha

A alfabetização de crianças na idade certa, até o final do segundo ano do Ensino Fundamental, é a porta de entrada para o aprendizado de todos os demais conteúdos escolares. Daí a importância de todas as escolas alcançarem essa meta. Pensando nisso, o Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) criaram o prêmio PAR, que reconhece os municípios paulistas com melhor resultado na alfabetização na idade certa.

A segunda edição do prêmio aconteceu no dia 3/12 e contou com autoridades e educadores que lotaram o Teatro do Sesi, em São Paulo. Foram analisados dados das 645 cidades paulistas e as premiadas por desempenho foram Ouroeste, Barra do Turvo, Santa Mercedes, Fernando Prestes, Pedreira, Itajobi, Birigui e Santa Isabel.

Em sua fala, Alexandre Meyer Pflug, superintendente do Sesi-SP, lembrou que um dos objetivos do presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, sempre foi " fazer com que o Sesi pudesse dar as mãos aos municípios para poder melhorar a educação pública do estado de São Paulo".

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Representantes das cidades paulistas que tiveram os maiores avanços na alfabetização na idade certa - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

Além do reconhecimento, as cidades premiadas receberão um espaço maker, com equipamentos, como impressoras 3D e de corte a laser, notebooks, drones, entre outros, com monitores do Sesi-SP para orientar as equipes de educação sobre como aproveitar ao máximo o espaço.

"O que nos levou a essa premiação foi a dedicação de todos. O maior investimento que fizemos na gestão foi em educação", disse o prefeito de Barra do Turvo, Jefferson Luiz Martins.

Para a secretária de Educação de Ouroeste, Gislaine de Cássia de Souza, "o principal foi o trabalho em equipe".

Masao Goto Filho
Apresentação de Fafá de Belém durante a entrega do Prêmio PAR - Masao Goto Filho

O prefeito de Pedreira, Fábio Polidoro, ressaltou a capacitação dos professores, que deu condições "para que eles possam exercer seu trabalho e levar seu conhecimento a todas as crianças e jovens do município".

Marisa Aparecida Rocha Remondini, diretora do Departamento de Educação Municipal de Fernando Prestes, lembrou a "dedicação de uma equipe bem formada e apaixonada pela alfabetização".

Além do comprometimento e do preparo de seu time, o prefeito de Birigui, Leandro Maffeis Milani, destacou outro fator: "O incentivo à leitura!". Já em Santa Isabel, na visão do prefeito Carlos Chinchilla, houve um "entendimento de todos que, sem investimento em educação, a gente não consegue construir uma nova geração".

A parceria com o Sesi-SP também foi lembrada pela secretária de Educação de Itajobi, Solange Aparecida Scappa, e pelo prefeito Valdir Verona, de Santa Mercedes. "E o trabalho dos professores que aceitaram e aderiram ao projeto", disse ele.

A edição deste ano destacou também os municípios que mais avançaram na alfabetização de seus alunos entre 2022 e 2023. Nessa categoria, mereceram menção as cidades de Santa Clara d'Oeste, Júlio Mesquita, Parapuã, Quintana, Regente Feijó, Olímpia, Várzea Paulista e Pontal.

Para definir as cidades vencedoras do Prêmio PAR, foram usados os índices de proficiência no Saresp das redes municipais, nos níveis básico e avançado. Também foi levado em conta o nível socioeconômico de cada cidade. Os municípios foram divididos em oito grupos, de acordo com o número de alunos matriculados. A análise técnica foi realizada com o apoio de organizações como Canal Futura, Instituto Ayrton Senna e Associação de Municípios de Pequeno Porte do Estado de São Paulo.

Municípios com melhor desempenho

  • Barra do Turvo
  • Birigui
  • Fernando Prestes
  • Itajobi
  • Ouroeste
  • Pedreira
  • Santa Isabel
  • Santa Mercedes

Municípios que mais avançaram

  • Júlio Mesquita
  • Olímpia
  • Parapuã
  • Pontal.
  • Quintana
  • Regente Feijó
  • Santa Clara d'Oeste
  • Várzea Paulista

O PAR

A premiação é associada ao PAR (Programa Alfabetização Responsável), lançado no ano passado pelo Sesi-SP. Ele visa dar suporte às redes municipais de ensino, com capacitação dos profissionais, para que a alfabetização ocorra na idade certa. A adesão dos municípios é gratuita. "O PAR já atendeu 426 municípios, que foram parceiros do programa", disse o superintendente do Sesi.

O resultado do primeiro ano do programa ficou acima das expectativas, segundo Roberto Xavier, gerente-executivo de Educação do Sesi-SP. "Quase 36 mil professores receberam formações presenciais, que possibilitaram a ampliação de repertório docente para que mobilizem a aprendizagem e a alfabetização na idade certa", disse. "A educação básica é pilar fundamental para a vida escolar e reduz muito o acúmulo de defasagens educacionais ao longo do tempo", afirmou.

O Sesi-SP conta com a parceria do Instituto Ayrton Senna para o PAR. O vice-presidente do instituto, Ewerton Fulini, explica como a instituição participa do programa. "Levamos formação e capacitação sobre gestão aos profissionais envolvidos no PAR, para que eles possam replicar esse conhecimento nos municípios."

Fulini destaca a importância de garantir a alfabetização na idade certa aos estudantes: "Ela dá o acesso pleno à aprendizagem. É uma etapa crucial, que vai impactar toda a trajetória escolar". E complementa: "A alfabetização na idade certa não é apenas um desafio pedagógico, mas um compromisso com a equidade, pois atua como ferramenta para reduzir desigualdades educacionais e promover uma educação de qualidade para todos".

Melhoria do Ideb

Durante a cerimônia de entrega do prêmio PAR, o secretário de Educação do Estado de São Paulo, Renato Feder, elogiou o Sesi-SP e seus programas educacionais. "Admiro muito a instituição e o trabalho que vocês realizam", declarou. A parceria entre o Sesi-SP e o poder público estadual deve ser ampliada nos próximos anos, reforçando o compromisso conjunto com a educação de qualidade. Roberto Xavier complementou: "No longo prazo, esperamos que a formação continuada de professores que a indústria paulista está realizando por meio do Sesi-SP eleve o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do nosso estado ao posto mais alto do país".

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha