O Dia Mundial da Educação, comemorado hoje, foi criado para destacar a importância da educação para o desenvolvimento humano e social. Na etapa do Ensino Médio, isso é ainda mais relevante.
A educação forma pessoas éticas, competentes e proativas. Prepara ótimos profissionais para o mercado, que sejam capazes de trabalhar em equipe e comprometidos comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa. E é essa a proposta do Ensino Médio oferecido pelo Sesi-SP em convênio com o Senai-SP.
"Depois de pesquisar o projeto de vida dos alunos, o Sesi-SP decidiu oferecer formação técnica e profissional, buscando proporcionar experiências concretas que aproximam os estudantes da realidade do trabalho na indústria, facilitando a escolha profissional dos jovens", afirma Roberto Xavier, gerente executivo de Educação do Sesi-SP.
O Sesi-SP (Serviço Social da Indústria) e o Senai-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) são referências em qualidade e inovação. Juntas, as instituições oferecem uma proposta única, que une a solidez da educação básica com uma formação técnica conectada às demandas da indústria e às profissões do futuro.
Este tipo de integração é um caminho para reverter a evasão escolar, um problema persistente no paÃs. Segundo o Censo Escolar da Educação Básica 2023, o Ensino Médio é a fase com maior taxa de evasão no paÃs: 5,9%. No caso do Ensino Médio Integrado, como o oferecido pelo Sesi-SP/Senai-SP, o Ãndice nacional cai para 2,4%.
Dados do Ministério da Educação (MEC) revelam que cerca de 9 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o Ensino Médio e não frequentam nenhuma instituição de Educação Básica. Isso coloca o paÃs acima da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no que se refere a estudantes fora do Ensino Básico.
Os impactos dessa falta de escolarização são significativos na economia e no mercado de trabalho. Há, por exemplo, clara perda na produtividade dos profissionais.
Para melhor preparar os alunos e mantê-los interessados em continuar na escola até o fim do Ensino Médio, a integração curricular do Sesi-SP e do Senai-SP oferece uma proposta educacional em sinergia com as demandas dos jovens e do mercado de trabalho.
Com a nova reformulação da educação básica no Brasil em 2023, os alunos das 140 escolas da rede Sesi-SP passaram a ter oportunidade de cursar o quinto itinerário, que é a integração entre a formação no ensino médio com o ensino técnico-profissional oferecido pelo Senai-SP.
Isso possibilita aos estudantes sair da escola com uma variedade maior de opções profissionais e também de continuar os estudos no Ensino Superior.
A educação técnica e profissional aumenta as chances de empregabilidade, com maior garantia de renda, já que oferece capacitações que integram teoria e prática e proporciona o acesso a novas tecnologias e experiências práticas no ambiente industrial.
"Ao fazer o quinto itinerário no Sesi e Senai, tive a certeza de que investir em um curso técnico foi uma das melhores escolhas da minha vida. No Senai Biotecnologia, pude escolher uma formação alinhada aos meus interesses e mergulhar em um aprendizado prático e conectado com o mercado de trabalho. Fiz curso técnico em Farmácia, no Senai, me formei em 2024, e, um mês após o término do curso, já estava empregado na indústria. Isso só foi possÃvel porque saà com um currÃculo mais completo, preparado para os desafios reais da profissão", diz Eduardo Trevizani Sedlacek, 17, que foi aluno da Escola Sesi de Lauzane Paulista e do Senai de Biotecnologia. "A educação profissional me deu base, confiança e visão de futuro. Hoje, sigo sonhando alto e quero migrar para a área de microbiologia e fazer faculdade de Biotecnologia no Senai-SP. Tenho certeza de que o conhecimento técnico que adquiri abriu muitas portas e vai continuar abrindo."
RUMO AO ENSINO SUPERIOR
A proposta do ensino integrado é apoiar não apenas os estudantes que planejam entrar imediatamente no mercado de trabalho, mas também os que desejam empreender e cursar o Ensino Superior.
Entre os diferenciais do projeto educacional está a preparação dos alunos para disputarem vagas nas melhores universidades do Brasil e do mundo e o desenvolvimento de competências socioemocionais, como empatia, trabalho em equipe, resolução de conflitos, criatividade, ética e pensamento crÃtico, conhecidas como soft skills.
Os cursos técnicos do Ensino Médio oferecidos pelo Senai-SP são estruturados para atender à s demandas especÃficas da indústria e do setor produtivo de cada região, reforçando a conexão entre educação e desenvolvimento local.
"A formação técnica do Ensino Médio oferecida pelo Senai-SP está alinhada às necessidades atuais e futuras da indústria, contribuindo para o aumento da competitividade do setor produtivo e para o desenvolvimento socioeconômico", diz Cássia Cruz, gerente de Educação do Senai-SP.
"Nosso compromisso é formar profissionais capazes não apenas de atender às exigências do mercado, mas de contribuir com a transformação e a construção de uma nova indústria, mais inovadora, sustentável e conectada com os desafios do mundo atual", completa.
Clique aqui e saiba mais sobre os cursos oferecidos.
*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha