Governança ambiental, social e corporativa é praticada e reconhecida

Assegurar a perenidade da instituição e contribuir para uma sociedade mais justa e fraterna. Essa é a estratégia de sustentabilidade do Hospital Sírio-Libanês. Desde 2019, a instituição é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), movimento que encoraja empresas do mundo todo a adotar boas práticas em sua gestão por meio de dez princípios nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

Em 2020, o Hospital também incorporou à sua estratégia os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com a nomeação de embaixadores internos e definição de metas e indicadores de acompanhamento.

Na área ambiental, entre uma série de importantes iniciativas realizadas nos últimos anos, o Sírio-Libanês foi reconhecido como a primeira instituição de saúde Carbono Neutro do Brasil por suas boas práticas na diminuição de gases do efeito estufa. O reconhecimento aconteceu durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP25), no final de 2019. A instituição age em três frentes: faz inventário de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) para mensurá-las (desde 2011), reduz a emissão com novos processos e tecnologias e compensa suas emissões com a compra de créditos de carbono premium para tudo aquilo que não é possível reduzir.

No campo da governança corporativa, o Hospital acabou de conquistar, em março deste ano, o 1º lugar do setor de serviços de saúde na pesquisa Merco Empresas e Líderes Brasil 2020, realizada pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (MERCO). No ranking geral, a instituição conquistou o 11º lugar entre 100 das maiores empresas do País, subindo três posições em relação ao ano anterior, quando ocupou a 14ª posição.

“As ações e conquistas nessas frentes são resultado de um compromisso social genuíno, e vão ao encontro de nosso propósito de conviver e compartilhar”, afirma Edi Souza, diretor executivo da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês.