A importância de integrar estratégia de negócios e sustentabilidade

Usamos tecnologias e soluções inovadoras que viabilizam processos e jornadas ágeis com objetivo de melhorar a vida das pessoas

Tomás Carmona, Superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica

A jornada de sustentabilidade de uma companhia não é construída da noite para o dia. Ela passa pela formalização de compromissos, envolvimento do conselho, integração do tema no desenvolvimento de produtos e nas mais diversas camadas de uma empresa. É quando a sustentabilidade passa a fazer parte da cultura da companhia. Ao considerar os riscos e oportunidades Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) na estratégia de negócios, surgem oportunidades de desenvolvimento de produtos e serviços que contribuam para solucionar desafios para a construção de um futuro melhor. Na SulAmérica, a sustentabilidade está integrada à estratégia direcionando nossa forma de fazer negócios e o cuidado em nossas relações com colaboradores, clientes, acionistas, investidores, corretores, parceiros e a sociedade.

Nosso foco em Saúde Integral é uma marca dessa integração, além de estar alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. A busca pelo equilíbrio da nossa saúde física, emocional e financeira deve ser contínua para termos uma Saúde Integral e podermos viver mais e melhor. Por trás desse posicionamento, um forte propósito: melhorar a vida das pessoas. Nossa capacidade de gerar cada vez mais impacto positivo na sociedade está diretamente ligada à ambição desse propósito.

Para isso, usamos tecnologias e soluções inovadoras que viabilizam processos e jornadas ágeis com objetivo de alcançar nosso propósito. Um exemplo é a nossa estratégia de cuidado coordenado que nos permite acompanhar a jornada dos beneficiários de forma cada vez mais próxima, buscando a melhoria da saúde e bem-estar. Em 2020, frente à pandemia da Covid-19, também passamos a oferecer aos clientes de Vida e Previdência Individual o uso do Médico na Tela, serviço de telemedicina disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Além disso, lançamos o SOS Prev, uma linha de crédito para quem tem um plano ativo e precisa de ajuda financeira emergencial, sem interromper a disciplina de investimento para o futuro.

Essa jornada de integração de sustentabilidade na estratégia da empresa tem mais de dez anos e é orientada por compromissos como os Princípios para o Investimento Responsável (PRI), os Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) e o Pacto Global, iniciativas da ONU. Nesse tempo, para que pudéssemos cumprir os compromissos assumidos e potencializar a geração de impacto social positivo, incluímos a sustentabilidade na agenda da alta administração por meio do Comitê de Sustentabilidade, trabalhamos no engajamento das áreas e focamos na melhoria contínua na prestação de contas, fortalecendo cada vez mais nosso compromisso e transparência com os stakeholders. Esse conjunto de iniciativas, que demonstra o alinhamento entre os negócios e a geração de impacto positivo por meio da promoção da segurança e bem-estar, nos transforma em um motor para a promoção de benefícios para as pessoas com soluções que valorizam a vida.