Geração Saúde Integral busca bem-estar em todas as idades

Cada vez mais pessoas apostam no equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira para viver bem hoje e no futuro

Mulher grávida praticando Yoga

Marina Leite, empresária, 32 anos Keiny Andrade/Estúdio Folha

A pandemia do coronavírus, que impactou as pessoas de todas as faixas etárias, voltou os holofotes para a importância de cuidar da saúde emocional e física e para a necessidade de um planejamento financeiro, pois os momentos de crise podem chegar quando menos se espera.

“A Covid e o longo período de isolamento aumentaram também a conscientização em torno da saúde emocional, levando o tema para o centro das conversas e revelando a necessidade do cuidado com o equilíbrio, tornando mais clara a importância do olhar integral para a saúde”, afirma Patrícia Coimbra, vice-presidente de Sustentabilidade, Capital Humano e Marketing da SulAmérica.

Nesse cenário, o grupo de pessoas com um olhar ampliado sobre saúde e qualidade de vida cresce a cada dia. Para a SulAmérica, esse é um novo grupo comportamental, composto por pessoas de todas as idades que buscam uma vida com mais equilíbrio, bem-estar, leveza, empatia e sustentabilidade (veja três exemplos nesta página).

“Acreditamos que hoje as pessoas se unem mais pelas afinidades do que pela idade. E vemos atualmente uma preocupação muito grande em cuidar da saúde para ter uma vida mais longa e com qualidade ”, diz Patrícia.

Se em 1940 o brasileiro nascia com a expectativa de viver em média 45,5 anos, hoje são 74,8 anos. Mas esse bônus da longevidade só vale a pena se for acompanhado de qualidade de vida e autonomia, física e emocional.

A SulAmérica compartilha desse olhar sobre a saúde que vai além da ausência de doenças. Recentemente, a empresa adotou o posicionamento da Saúde Integral, que tem como pilares a saúde física, emocional e financeira para que as pessoas aproveitem plenamente o presente e o futuro. Principalmente com o crescimento da expectativa de vida.

“Cuidar da saúde nunca esteve tão em pauta. Como reflexo desse momento, a SulAmérica percebeu no último ano uma mudança no público-alvo, que passou de 35-54 anos para 25-54 anos, ou seja, dez anos a menos do que antes da pandemia. Isso revela que a preocupação com a saúde hoje transcende a idade”, diz Patrícia.

Mas o que é cuidar da saúde de verdade? Para a SulAmérica, esse olhar para a Saúde Integral representa o estilo de vida pós-pandemia. “Estamos construindo um novo modelo de gestão integrada de saúde, com coordenação dos diferentes níveis de cuidado”, afirma a executiva.

“Nossa proposta é focar cada vez mais o indivíduo, não a doença, com uma jornada mais coordenada e efetiva dentro do sistema de saúde. Desse modo, o beneficiário é apoiado por uma rede conectada de profissionais de saúde, com uma experiência mais personalizada e pautada pela prevenção”

Patrícia Coimbra, vice-presidente de Sustentabilidade, Capital Humano e Marketing da SulAmérica

Isso ocorre em um ambiente cada vez mais digital, com serviços e processos acessíveis de forma rápida e ágil. Veja alguns exemplos:

Programa Saúde Ativa - Gestão integrada da saúde com equipe multidisciplinar incluindo médico, enfermeiro, nutricionista e psicólogo

Saúde na Tela - Serviço de consultas médicas online, de emergência ou agendadas com médicos de mais de 40 especialidades

Fastrack -Os clientes que passaram pela triagem de Covid a distância e precisam de internação são encaminhados com pré-abertura de ficha, agilizando o atendimento hospitalar.

Conheça alguns representantes da Geração Saúde Integral

Homem surfando na praia
Guilherme Poncio, empresário e surfista - Claudemir Clarentino

“O planejamento financeiro ajuda a ter uma vida equilibrada"

Qualidade de vida também é fundamental para Guilherme Poncio, 28, empresário de Fortaleza. Ele é sócio de uma empresa, ama o trabalho e tem no esporte o pilar fundamental para o equilíbrio corpo e mente.

“Surfo desde os 15 e sempre cuidei da saúde de forma integrada. Tenho uma rotina corrida e o surfe é meu ponto de equilíbrio, funciona como terapia.”

O empresário acorda às 5h quase todos os dias para surfar e ir à academia antes do trabalho. “Minha equipe percebe se consegui surfar pela energia do meu ‘bom dia’. A atividade física muda o meu espírito e me dá disposição inclusive para cursar economia à noite.”

Poncio considera o planejamento financeiro tão importante quanto cuidar do equilíbrio físico e emocional. “Comecei a pensar nessa questão por conta do curso de economia. Percebi que, com os investimentos certos, é possível fazer os juros trabalharem a meu favor. Então, invisto ao mesmo tempo que me planejo.”

A ideia é formar uma reserva financeira a médio e longo prazo e garantir uma segurança. “A vida é feita de fases. Hoje, estou no auge da produtividade. Será o mesmo daqui a 20 anos? O planejamento ajuda a viver uma vida equilibrada para ser feliz.”

Qualidade de vida também é fundamental para Guilherme Poncio, 28, empresário de Fortaleza. Ele é sócio de uma empresa, ama o trabalho e tem no esporte o pilar fundamental para o equilíbrio corpo e mente.

“Surfo desde os 15 e sempre cuidei da saúde de forma integrada. Tenho uma rotina corrida e o surfe é meu ponto de equilíbrio, funciona como terapia.”
O empresário acorda às 5h quase todos os dias para surfar e ir à academia antes do trabalho. “Minha equipe percebe se consegui pegar onda pela energia do meu ‘bom dia’. A atividade física muda o meu espírito e me dá disposição inclusive para cursar economia à noite.”

Poncio considera o planejamento financeiro tão importante quanto cuidar do equilíbrio físico e emocional. “Comecei a pensar nessa questão por conta do curso de economia. Percebi que, com os investimentos certos, é possível fazer os juros trabalharem a meu favor. Então, invisto ao mesmo tempo que me planejo.”

A ideia é formar uma reserva financeira a médio e longo prazo e garantir uma segurança. “A vida é feita de fases. Hoje, estou no auge da produtividade. Será o mesmo daqui a 20 anos? O planejamento ajuda a viver uma vida equilibrada para ser feliz."

Mulher grávida praticando Yoga
Marina Leite, empresária, 32 anos - Keiny Andrade/Estúdio Folha

“Adoro meu trabalho, mas quero qualidade de vida”

A busca do equilíbrio e da qualidade de vida mudou completamente a rotina da empresária Marina Leite, 32, de São Paulo. “Sou formada em administração, sempre trabalhei em grandes empresas. Mas era uma vida louca!” Ela conta que acordava às 5h para conseguir ir à academia e chegava em casa quase 22h, depois de quase duas horas no trânsito.

“Há 4 anos eu decidi virar a chave e mudar de vida. Foi uma escolha muito consciente: percebi que precisava investir em mim e na minha qualidade de vida.” Marina pediu demissão e decidiu trabalhar na empresa que o marido havia criado. “Nos conhecemos na faculdade, mas desenvolvemos competências diferentes e descobri que poderia contribuir muito. E deu certo: a empresa cresceu e abrimos um segundo negócio.”

Marina conta que o casal sempre valorizou o estilo de vida saudável e buscou o equilíbrio físico e mental. Ela fazia academia, ele surfava e, juntos, decidiram praticar ioga para ampliar o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal. “Nos ajudou a melhorar o foco e a concentração. Também uso as técnicas respiratórias em momentos tensos do trabalho.”

Agora o casal aguarda a chegada de Maya: Marina está grávida de 6 meses.
“Adoramos nosso trabalho e priorizamos a qualidade de vida. Para conciliar tudo, é preciso disciplina e planejamento. Nos programamos, temos nossos investimentos e agora vou ter tempo pra cuidar da minha filha e curtir a maternidade.”

Senhor vestido com camisa regata branca e óculos
Corretor de seguros Abrão Melon - Arquivo pessoal

“Saúde física, emocional e financeira estão integradas”

A corrida faz a diferença na vida do corretor de seguros Abrão Melon, 62, de Porto Alegre. Ele começou a correr em 1978 e não parou mais. “Não sei se eu corro por saúde ou por hobby. A corrida é um momento de terapia. A endorfina me ajuda a viver melhor.”

Melon sempre correu na rua, cedinho. Com a pandemia, passou a treinar à noite, quando as ruas estão vazias, e adaptou o apartamento para continuar cuidando da saúde. “Antes, fazia academia. Hoje, tenho um personal trainer, comprei um TRX (fita de suspensão para exercícios), elásticos, pesos e tatame. Treino melhor em casa do que na academia.”

Desde o ano passado passou a fazer as refeições também em casa. “Sempre cuidei da alimentação: procuro consumir orgânicos, muita salada. Mas agora estou comendo ainda melhor.”

Bem humorado, diz que procura levar a vida de forma leve e positiva. “Acredito que a saúde física, emocional e financeira estão integradas. Sempre me planejei para ter uma reserva, investindo em previdência privada e seguro de vida. É importante proteger a mim e à minha família (é casado e tem uma filha). Dessa forma, garanto qualidade de vida e tranquilidade.”