SulAmérica, maior grupo segurador independente do Brasil, completa 125 anos neste mês. Fundada em 5 de dezembro de 1895, a companhia comprova suas características de transformação e inovação ao longo de sua trajetória e lança um posicionamento com capacidade de mudar a cultura do mercado segurador. Trata-se do conceito de Saúde Integral, em que o objetivo é ampliar a proteção a seus clientes, cuidando da saúde física, emocional e financeira. E eleva a companhia de seguradora para gestora de Saúde Integral.
“Não podemos parar de nos reinventar e buscar ser melhor a cada dia. A inovação está no nosso DNA e cuidar das pessoas é nossa missão desde sempre. Saúde Integral é a essência dos nossos produtos e uma verdade incontestável, pois, para estarmos bem, temos de cuidar do físico, do financeiro e do emocional”, afirmou o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella.
A longevidade da companhia, para Portella, passa pelo acerto, com muita frequência, das estratégias adotadas ao longo desses 125 anos, com um olhar atento às finanças, muito trabalho, inovação e dedicação de todo o time de colaboradores e parceiros.
Além da constante inovação na forma de fazer negócios, a SulAmérica tem sua história ligada ao pioneirismo. Em 1918, lançou o seguro de Sócios, Patrões e Empregados, a primeira forma de seguro de Vida em grupo do mercado brasileiro; em 1940, introduziu o seguro de Responsabilidade Civil; nos anos 1980, lançou o primeiro seguro Saúde e o serviço de assistência 24 horas para automóveis.
“Temos muita consciência de que ninguém atinge o sucesso sozinho. Nessa trajetória, contamos com a dedicação de um time muito afinado e competente e também com um parceiro fundamental no negócio, que é o corretor de seguros. É ele que mantém o contato mais estreito com nossos clientes”, contou o presidente.
Para ousar e inovar, é preciso solidez financeira. No ano passado, a SulAmérica teve lucro líquido recorde de R$ 1,18 bilhão. Nos primeiros nove meses deste ano, o lucro líquido da empresa foi de R$ 286 milhões, resultado impactado pela pandemia de Covid-19. Porém já se detecta um movimento de recuperação.
Mesmo com a pandemia, a companhia fechou o 3º trimestre com crescimento das receitas operacionais de 4,5%, em relação ao mesmo período de 2019, chegando a R$ 5,1 bilhões. O número de beneficiários em planos coletivos de Saúde e Odonto também cresceu, atingindo 4 milhões de usuários.
“A pandemia está sendo bastante desafiadora para todos nós, mas estamos apresentando resultados operacionais consistentes e temos a convicção de que estamos no caminho certo”, confirmou Portella.
"A inovação está no nosso DNA e cuidar das pessoas é nossa missão desde sempre"
Gabriel Portella, presidente da SulAmérica
A SulAmérica não parou. A empresa, mais uma vez, se reinventou. Em julho passado, concluiu a venda de sua operação de Autos e Massificados para focar ainda mais no cuidado integral da pessoa.
Em setembro, realizou a compra da Paraná Clínicas, que vai ampliar a participação de mercado no Sul do país e ainda trazer uma plataforma estratégica para o crescimento na região. Além disso, a companhia adotou um novo posicionamento estratégico, lançou produtos e manteve todo seu time e parceiros em segurança. “Não tivemos perda de produtividade. Continuamos a fazer o que sempre fizemos, mas em um formato diferente”, garantiu Portella.
A agilidade foi um diferencial da SulAmérica na pandemia, segundo o presidente. Em uma semana, colocou todos seus funcionários e terceiros em segurança, trabalhando em suas casas, e vem mantendo-se em funcionamento, garantindo a continuidade do seu plano de negócios.
Esse cuidado da empresa com os seus funcionários é reconhecido. A SulAmérica está entre as dez melhores empresas para se trabalhar no Brasil, de acordo com a premiação “Best WorkPlaces 2020”, da InfoJobs. A companhia também figura entre as cinco melhores empresas que investem no bem-estar e no desenvolvimento dos funcionários na categoria “Bancos, Seguradoras e Consultorias”.
Outro movimento importante neste ano foi a conclusão da compra de 25% da plataforma de investimento Órama. Um dos valores dessa aquisição é que está em linha com a diretriz da companhia de democratizar o acesso a investimentos e apoiar a saúde financeira das pessoas. “A pandemia não é um momento feliz para ninguém, mas estamos conseguindo realizar um bom trabalho. Nossa vocação é cuidar das pessoas, e de forma integral: Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Gestão de Ativos. Evoluir para uma gestora de Saúde Integral é um passo ousado, uma evolução dentro do nosso negócio e estamos seguros de que construiremos esse caminho”, concluiu Portella.