Saúde Integral busca equilíbrio entre corpo, mente e finanças

Novo posicionamento da SulAmérica visa a oferecer um olhar de saúde física, emocional e financeira para que as pessoas aproveitem plenamente todas as fases da vida, no presente e no futuro

Saúde do corpo, da mente e das finanças. Esses são os pilares do Saúde Integral, conceito principal do novo posicionamento da SulAmérica, lançado no ano em que a companhia completa 125 anos de atuação ininterrupta e repleta de inovações.

Na prática, trata-se de olhar a pessoa de maneira mais abrangente, pois são necessários harmonia e equilíbrio entre esses pilares importantes na vida contemporânea para alcançar uma vida plena.

De acordo com Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, o conceito de Saúde Integral envolve a proteção de forma mais ampla, o que inclui todos os produtos da companhia: Saúde, Odonto, Vida, Previdência e Investimentos.

Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica

O seguro de Vida está dentro do conceito de Saúde Integral, de cuidar das pessoas, assim como a Previdência e os Investimentos. Na pandemia da Covid-19, pesquisas mostram que a preocupação das pessoas com a saúde aumentou e elas têm olhado de uma forma muito mais ampla sobre o que é estar saudável.

“Um conceito mais amplo de cuidar da saúde implica pensar na capacidade financeira que teremos no presente e no futuro. Quando consideramos que a saúde financeira leva à estabilidade, obviamente isso impacta o psicológico e até o físico. Seguro de Vida, Previdência e Investimentos ajudam, e muito, a levar a esse conceito de Saúde Integral. Os produtos são muito complementares”, disse Marcelo Mello, vice-presidente de Investimento, Vida e Previdência da SulAmérica.

Marcelo Mello, vice-presidente de Investimento, Vida e Previdência da SulAmérica

A carteira de Vida e Previdência já conta com mais de três milhões de clientes e vem crescendo de forma constante. Para dar maior impulso à parte de investimento, no ano passado, a SulAmérica adquiriu participação na Órama, uma das plataformas de investimento mais completas do mercado brasileiro, com mais de 650 produtos.

Para apoiar os clientes de planos de Previdência neste momento difícil que a pandemia impôs, a companhia lançou, de forma pioneira, o SOS Prev, uma linha de crédito para quem precisar de dinheiro de forma emergencial. O empréstimo é feito sem burocracia e o cliente não precisa resgatar sua garantia para o futuro.

Em poucos cliques, a pessoa contrata o empréstimo, que pode ser de até 50% do valor da reserva. “Estamos levando aos clientes a possibilidade de manter a disciplina de ter uma reserva. É muito importante preservar a saúde financeira, pois, com muita frequência, a falta de dinheiro acaba influenciando negativamente os outros pilares”, disse Mello.

TELEMEDICINA

De acordo com os dois executivos, a aceitação dos novos produtos tem sido muito boa. Um dos destaques é a telemedicina. Antes da pandemia, a SulAmérica disponibilizava um serviço de teleorientação médica por videochamada para esclarecimento de dúvidas e orientações de baixa complexidade.

Era um serviço orientativo, que funcionava 12 horas por dia e realizava, em média, 500 atendimentos por mês. Mas, nesse formato, o médico não podia, por exemplo, receitar medicamentos ou solicitar exames.

Com a pandemia e a regulamentação provisória da telemedicina, a SulAmérica passou a oferecer o Saúde na Tela, ou seja, consultas médicas a distância, de emergência com plantonistas, ou agendadas com médicos de mais de 40 especialidades.

Afora isso, quando necessário, os beneficiários recebem de forma on-line prescrição de medicamentos, solicitação de exames ou atestados. “Tudo feito via nosso aplicativo de saúde, 24 horas por dia, sete dias por semana, de forma simples e segura. É possível também agendar consultas com psicólogos, nutricionistas, entre outros tipos de terapia por meio da plataforma Saúde na Tela”, contou Raquel.

A partir daí, a procura pelo serviço deu um salto: passou para 1.200 atendimentos diários, com picos de até 3.000. Durante a pandemia, o serviço não tem limite de utilização.

“É um serviço que tem mostrado excelentes resultados e é muito seguro nessa época de pandemia, pois a pessoa não precisa se deslocar e eventualmente se expor a riscos. Vale destacar que a resolutividade é altíssima, cerca de 90% dos atendimentos são resolvidos na consulta via telemedicina, sem a necessidade de atendimento físico posterior”, revelou a executiva.

Se o beneficiário estiver em uma teleconsulta e necessitar de atendimento presencial, a SulAmérica já faz a análise da disponibilidade de leito nos hospitais credenciados, alerta o médico de plantão sobre o caso, agilizando o atendimento. “Evitamos a perda de tempo em filas e a exposição a situações de risco na pandemia. Isso é um exemplo do nosso jeito de cuidar”, disse Raquel.

Outra novidade da SulAmérica, sob o prisma de Saúde Integral, é oferecer benefício similar para os beneficiários dos planos de Vida e de Previdência Individual (PGBL, VGBL).

O Médico na Tela, que é também um serviço de consulta médica remota, funcionando 24 horas por dia, sete dias por semana, foi incluído, sem custo adicional, para quem contrata seguros de Vida e Previdência Individual. A SulAmérica é pioneira na oferta dessa assistência para esse grupo e, até o momento, a única companhia a manter essa atividade.