Por André Lauzana, vice-presidente Comercial e Marketing da SulAmérica
Tudo se transforma: as pessoas, a sociedade, o mundo e também as empresas e seus negócios. Quando a gente olha nossa vida pelo retrovisor, percebemos o quanto fomos mudando com o passar dos anos, não é? E isso é muito bom, a meu ver, pois significa que evoluÃmos e alcançamos outra fase de maturidade. Com as marcas, acontece a mesma coisa. Elas precisam evoluir com o passar dos anos para se manterem relevantes e responderem à s necessidades da sociedade. Neste ano, a SulAmérica completou 125 anos desde sua fundação e entrou em um novo ciclo.
Em 1895, quando a SulAmérica foi fundada, o paÃs vivia uma epidemia de febre amarela. Ao longo desses 125 anos, muitas coisas aconteceram no mundo, para o bem e para o mal. E para sobreviver aos novos tempos que sempre chegam, é preciso antecipar o futuro. Coincidência ou não, 125 anos depois da nossa criação, vivemos um novo problema de saúde pública e com ele vieram as lições, as transformações culturais, além de muitas dores e perdas. Mas hoje quero focar nos aprendizados e no que ainda está por vir sob uma ótica positiva.
O futuro é humano. Esta é nossa visão. Pode parecer contraditório para uma companhia que tem a inovação e a tecnologia em seu DNA, mas é totalmente coerente com nossa personalidade. O futuro é humano e será beneficiado pelo uso da tecnologia e da inovação como meio de viabilizar evoluções e descobertas que ajudarão a humanidade. A SulAmérica acredita, defende, compartilha e trabalha diariamente guiada por esta tese. Estávamos em um processo de evolução quando fomos surpreendidos pela pandemia. O que fizemos a partir de então foi incluir as lições aprendidas com a Covid-19 entre os fatores determinantes do nosso posicionamento.
Nosso leque de ofertas mudou com a venda das operações de Auto, Ramos Elementares e Capitalização, a aquisição da Prodent, da Paraná ClÃnicas, a sociedade com a Órama, para citar alguns. TÃnhamos todos os ingredientes para incrementar nossa forma de atuar e seguir melhorando a vida das pessoas, movendo a economia, defendendo nossa sociedade. Então, colocamos a mão na massa e iniciamos nosso processo de reposicionamento de marca, redefinindo a forma como queremos ser reconhecidos no mercado e reforçando nosso propósito.
Finalizar um processo desse em meio a uma pandemia global sem precedentes foi desafiador, mas a gente gosta de desafios e não nos intimidamos. Não é exagero dizer que não havia momento mais pertinente para revisitar o propósito de uma organização que se propõe a melhorar a vida das pessoas. O processo transcorreu de forma intensa e colaborativa, mobilizando nossos clientes, corretores de seguros, profissionais de saúde e toda a organização. Dialogamos muito presencialmente antes da pandemia e remotamente quando entramos em isolamento social.
Traçamos um diagnóstico da marca e descobrimos muitas coisas interessantes, que nos direcionaram até a definição de um novo posicionamento. Para que as pessoas possam viver de forma plena, alcançando seus objetivos em todas as fases da vida, é preciso equilibrar diversos pratinhos, como se fala. Neste momento, surgiu o insight que buscávamos: a saúde é resultado do tempo, das escolhas e das oportunidades. Somos a soma do que já vivemos com o que escolhemos e de acordo com o ambiente em que crescemos. E o que seremos no futuro também dependerá desses fatores. Portanto, precisamos estar seguros agora e preparados para o que está por vir.
Assim tomou corpo o que hoje faz parte do nosso dia a dia: o conceito de Saúde Integral. Ampliamos nosso olhar para a saúde, entendendo que o equilÃbrio entre a saúde fÃsica, emocional e financeira é essencial. Se uma dessas dimensões estiver desequilibrada, provavelmente as outras serão atingidas. Quem nunca ouviu sobre uma pessoa em boa situação financeira, mas doente do corpo e da mente. Ou, ao contrário, saudável, bem consigo mesma, mas com o bolso vazio. Ou ainda alguém que teve problemas financeiros que impactaram sua saúde emocional e, consequentemente, fÃsica.
Estamos propondo uma ressignificação do que é saúde com a evolução da SulAmérica para uma gestora de Saúde Integral. E temos convicção de que vamos melhorar a vida das pessoas dando apoio e segurança em cada momento e decisão. É nosso papel mostrar caminhos e suas consequências para que as escolhas sejam feitas com autonomia, as oportunidades sejam aproveitadas e o tempo seja muito generoso para todos que defendem as várias dimensões dos cuidados da saúde como aspectos essenciais para a vida. E por isso buscam para si e para os outros dados e orientação para tomar as melhores decisões, no momento certo.
Convidamos todos a se juntarem a nós nesse movimento de Saúde Integral. Vocês aceitam? Somando visões e respeitando as diferenças, chegaremos mais longe. Se tem algo que aprendemos em 2020 é o poder do coletivo. Unidos, viveremos por inteiro. Que venha 2021 e nos traga muita Saúde Integral.