Ao lançar o novo posicionamento de Saúde Integral, a SulAmérica estava ciente de que a primeira ação era compartilhar com seu público interno o conceito e evoluir sua estratégia de Recursos Humanos e Comunicação Interna para entregar aos colaboradores saúde física, emocional e financeira.
“Entendemos que tudo o que vai para fora começa por dentro”, assegurou Patrícia Coimbra, vice-presidente de Capital Humano, Administrativo e Sustentabilidade da SulAmérica. “A gente cuida primeiro dos nossos colaboradores. Queremos que eles tenham o ferramental, a orientação e o apoio para expandirem hábitos de Saúde Integral.”
Segundo a executiva, quando um novo produto é lançado, por exemplo, ele é testado primeiro internamente. “Se os nossos funcionários não vivenciam um bom plano de Previdência, não têm uma experiência positiva com plano de Saúde e Odontológico e apoio com as plataformas de investimento financeiro, não vamos conseguir oferecer esses benefícios para ninguém.”
Essa estratégia é refletida na cultura organizacional e no uso da tecnologia dentro da organização. “Valorizamos a transparência sobre os passos da empresa e o que queremos entregar para a sociedade e nossos clientes em um fluxo de comunicação muito forte”, contou Patrícia, complementando que, durante a pandemia de Covid-19, esse aspecto foi reforçado.
“A primeira coisa que fizemos foi colocar todo mundo dentro de casa. Como já tínhamos há seis anos um programa de home office, ficou mais fácil a transição e em uma semana 100% dos funcionários e terceiros já estavam instalados e produzindo fora do escritório. Desde março enviamos diariamente um comunicado com dados atualizados sobre a pandemia”, garantiu. A SulAmérica conta com cerca de 4 mil colaboradores.
Em 2014, quando foi instituído o programa de home office, o objetivo era gerar maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, melhorando o bem-estar dos colaboradores, contribuindo com as questões de mobilidade nas grandes cidades e aumentando a produtividade das equipes. “A adesão ao programa sempre foi grande e com avaliações positivas”, afirmou Patrícia.
Ao longo desse período em que tem predominado o trabalho a distância, a SulAmérica vem empreendendo várias ações de suporte aos colaboradores. Entre elas estão ajuda de custo para suprir gastos com home office, sorteio de cadeiras e parcerias com lojas para descontos especiais, apoio de inteligência emocional para toda a liderança e acompanhamento de saúde dos funcionários por meio de ambulatório próprio, que conta com médicos, enfermeiros e massoterapeutas. Diversas lives informativas e de entretenimento também foram – e estão sendo – realizadas periodicamente.
Em todo esse processo, a comunicação transparente tem exercido um papel fundamental, acredita a vice-presidente. “Temos um trabalho muito integrado e intenso entre as áreas de marketing, de comunicação institucional e de comunicação interna. As pessoas não têm como contribuir se elas não sabem para onde a gente está indo. Nesse período de pandemia, intensificamos o uso de todos os tipos de canais de conversa.”
A SulAmérica já realizou mais de três pesquisas internas para apoiar a definição de próximos passos e a preparação de um planejamento futuro, pós pandemia. Alguns resultados demonstram a satisfação dos funcionários: mais de 87% reportaram ganho na produtividade; 98%, melhora na qualidade de vida; e 90% atribuíram notas entre 9 e 10 à companhia pelo fato de ter adotado o home office com 100% de sua força de trabalho.
Patrícia destacou também as “lives” do comitê executivo para a apresentação de resultados e o alinhamento de objetivos. Dar voz aos colaboradores, por sinal, é prioridade: eles têm um caminho bem delineado para fazer perguntas abertas em um processo de ouvidoria constante. “Nesse aspecto a diversidade é essencial para estarmos conectados com pessoas que pensam de maneiras diferentes. É uma inteligência coletiva”, concluiu a executiva.