Unimed transforma assistência à saúde com inovação e tecnologia

Estratégia de sistema de cooperativas abrange soluções com foco em gestão, assistência e jornada do cliente e do médico cooperado

Lab – Hub Unimed já realizou capacitação para cooperativas e impulsiona o ecossistema de inovação da marca

Lab-Hub Unimed já realizou capacitação para cooperativas e impulsiona o ecossistema de inovação da marca Unimed/Divulgação

Presente em 9 de cada 10 municípios brasileiros, a Unimed ampliou em 2024 suas iniciativas em inovação e desenvolvimento tecnológico para garantir resultados mais precisos e assertivos a seus beneficiários. Ao mesmo tempo, aumentou os investimentos em inovação aberta e no uso da inteligência artificial, uma das principais tecnologias que têm revolucionado a saúde.

"As iniciativas que implementamos têm nos permitido oferecer um atendimento mais ágil e centrado nas necessidades individuais de nossos beneficiários", afirma Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil.

A Unimed do Brasil tem se destacado pelo investimento estratégico em convergência tecnológica, segurança, governança e inovação, consolidando-se como referência em transformação digital no setor de saúde suplementar. Por meio da integração tecnológica e conectividade, a organização prepara o Sistema Unimed para consolidar a maior estrutura de dados de saúde privada integrada do país. Esse avanço gera eficiência para as cooperativas Unimed, beneficia mais de 20 milhões de clientes de planos de saúde e oferece suporte aos médicos cooperados, permitindo um atendimento mais ágil, personalizado e de maior qualidade.

"Nosso objetivo é garantir que cada cooperativa, médico cooperado e colaborador tenha acesso a ferramentas modernas, seguras e integradas, sempre priorizando a excelência no atendimento aos nossos beneficiários", afirma Abujamra Junior.

Premiação do projeto Acelera Unimed, com reconhecimento da Unimed Criciúma
Premiação do projeto Acelera Unimed, com reconhecimento da Unimed Criciúma - Unimed/Divulgação

A convergência tecnológica ganha força com o projeto Sinergia, que unificou plataformas, sistemas e processos em todo o Sistema Unimed. Esse esforço foi realizado com a criação de três novas empresas, medida que já apresenta resultados expressivos.

A Nexdom tem como o objetivo integrar todas as cooperativas Unimed em um único sistema de gestão e já atua com mais de 140 operadoras. A empresa é especializada em soluções que agilizam processos administrativos, como a liberação de autorizações para consultas e exames, proporcionando maior eficiência e qualidade no atendimento.

A Yuni Digital é responsável por fornecer um aplicativo único integrado com portais e demais canais digitais, simplificando a jornada de clientes e cooperados, fornecendo uma experiência acessível e integrada para os beneficiários do Sistema Unimed.

A Interall possui foco na interoperabilidade de dados, conectando mais de 40 operadoras Unimed e gerenciando 60 milhões de registros clínicos para garantir que médicos e equipes de saúde tenham acesso seguro e completo às informações para o melhor atendimento aos pacientes.

Para 2025, a Unimed do Brasil se prepara para mais um lançamento: o Sinergia Prontuários, projeto que tem como objetivo unificar os prontuários eletrônicos do Sistema Unimed, beneficiando mais de 118 mil médicos cooperados. A centralização das informações também favorece os clientes, permitindo consultas mais completas, cuidados mais precisos e ações de promoção à saúde mais efetivas.

Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil
Omar Abujamra Junior, presidente da Unimed do Brasil - Divulgação

Benefícios

A aplicação prática das soluções do projeto Sinergia já traz benefícios para unidades do Sistema Unimed. A Unimed Intrafederativa Nordeste Paulista, que reúne 17 cooperativas dessa região, tem avançado na integração de tecnologia nos serviços de saúde, facilitando o acompanhamento contínuo da jornada dos pacientes.

A Unimed Ribeirão Preto, por exemplo, utiliza a Interall para integrar dados, facilitando a coordenação do cuidado. Além disso, a análise de dados, em conformidade com as diretrizes da LGPD, permite ações preventivas, como o contato proativo com beneficiários para agendamento de mamografias.

A Unimed-BH também se destaca pelo uso de inteligência artificial. Neste ano, .3.000 crianças com asma passaram a ser monitoradas pela central de gestão de saúde digital, diminuindo o agravamento dos casos. A cooperativa já implementou 31 modelos de IA em áreas como acesso, percurso assistencial e regulação.

Líder em inovação aberta

A Unimed do Brasil reforçou sua posição como líder em inovação aberta no setor de saúde, com projetos como o Acelera Unimed, desenvolvido em parceria com o Lab-Hub Unimed, que trouxeram soluções com impacto direto na assistência e na jornada do cliente. "Com a convergência de esforços entre Singulares, Federações e casas nacionais, a Unimed do Brasil reafirma seu compromisso com a inovação, promovendo excelência no cuidado e otimização de recursos", reforça Omar Abujamra Junior.

Para fortalecer ainda mais a cultura de inovação, a Confederação promoveu em 2024 a segunda edição do I9 Unimed, uma semana de atividades focadas em ecossistemas de inovação. O evento foi realizado de forma itinerante, passando por Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Florianópolis, São Paulo, Porto Alegre e Campo Grande, reunindo médicos, colaboradores e parceiros em palestras, workshops e visitas técnicas, e representa um marco no fortalecimento da inovação aberta, promovendo o compartilhamento de ideias e experiências práticas.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha