Mãe incentiva filho a estudar na Europa

Ela diz que ficou surpresa com o amadurecimento do rapaz após a experiência na Universidade de Coimbra

Alexandra Panagoulias Lucena acompanhou com entusiamo a escolha do filho Stefano

Alexandra Panagoulias Lucena acompanhou com entusiamo a escolha do filho Stefano Arquivo pessoal

Para algumas famílias, o processo do filho partir muito jovem para estudar no exterior parece uma experiência difícil de assimilar. Não foi o caso da família Panagoulias Lucena. Em 2021, Stefano Panagoulias Lucena mudou-se para Portugal para cursar a faculdade de Engenharia da Computação na Universidade de Coimbra, com total apoio dos pais.

Alexandra Panagoulias Lucena, mãe de Stefano, é filha de um grego com uma brasileira. Ela conta que criou os filhos incentivando-os a estudar na Europa, por julgar que isso lhes abriria mais oportunidades na vida pessoal e profissional. Alexandra morou em Londres quando jovem, e lamenta não ter podido estudar naquele país.

Por esse motivo, acompanhou com entusiasmo a decisão do filho de estudar em Coimbra. A família acompanhou todo o processo seletivo feito pelo estudante no Brasil, por meio do site da universidade. "Ele passou em segundo lugar entre os brasileiros", conta orgulhosa.

Problemas familiares impediram que Alexandra acompanhasse o filho na mudança para Portugal. "Quando consegui visitá-lo em Coimbra, fiquei muito orgulhosa com suas conquistas. Foi um amadurecimento. Ele mesmo resolveu as questões de adaptação e moradia, e teve ajuda da universidade e dos colegas para se familiarizar com a nova rotina."

A mãe afirma que sempre aconselhou os filhos a pensarem alto. "Mira na lua que, se você errar, continuará entre as estrelas", diz. "Vejo hoje o futuro do meu filho com possibilidades ilimitadas. Eu não imaginava que as oportunidades de trabalho fossem tão amplas. A profissão dele é das mais procuradas no Brasil e na Europa."

Ela conta que, ao visitar o filho em Coimbra, percebeu que a universidade era ainda mais renomada e especial do que a família imaginava. "É um orgulho muito grande ver o progresso do meu filho. Vi um crescimento também como ser humano. A irmã Sofia, com 17 anos, sem dúvida seguirá os passos do irmão e será a próxima estudando em Coimbra", finaliza. ​