Brasileiro cursa RI em Coimbra e sonha trabalhar na Unesco

Brasileiro cursa RI em Coimbra e sonha trabalhar na Unesco

Brasileiro cursa RI em Coimbra e sonha trabalhar na Unesco Arquivo pessoal

Mateus Nishiyama Akayama, 20 anos, é um brasileiro de Aquidauana, cidade de Mato Grosso do Sul, embora tenha nascido no Japão. Está cursando o segundo ano de Relações Internacionais na UC e mora sozinho em uma residência estudantil.

Filho de pais brasileiros que moravam no Japão, voltou com a família para o Brasil aos 4 anos e viveu em Aquidauana, onde fez o ensino médio em Edificações, até ir estudar em Portugal.

Mateus conta que optou por Coimbra primeiramente pela história e reputação da universidade, a mais antiga em língua portuguesa, além de ser uma cidade vibrante com todas as suas tradições. "É um ambiente singular para a formação profissional e como cidadão."

Poder utilizar a nota do Enem foi um ponto decisivo. "O processo de candidatura foi bastante tranquilo, pelo site da universidade, que é bem simplificado e pode ser realizado todo no Brasil, sem intermediários. A documentação só é necessária na matrícula, já em Portugal", conta.

"Neste ano me candidatei e fui contemplado com uma bolsa de mérito para estudantes internacionais, pelo meu bom resultado acadêmico", afirma.

Vale lembrar que, em Portugal, a Graduação da maioria dos cursos é de 3 anos e pode ser complementada com o mestrado integrado em mais dois. Essa é a opção da maioria dos estudantes brasileiros.

Mateus conta que sempre gostou de exatas e pensava cursar arquitetura. Mas, ao fazer um teste vocacional, descobriu Relações Internacionais, que casou bem com os seus objetivos.

"Estou muito feliz com a minha escolha. A faculdade é um polo de conhecimento com pessoas muito capacitadas, e o ambiente favorece e motiva o aprendizado. A minha adaptação foi relativamente fácil devido à rede de apoio que encontrei aqui. Gosto muito da cidade, das pessoas que conheci, do ambiente acadêmico. É uma cidade dinâmica, com programas culturais itinerantes. A comunidade brasileira em Coimbra é muito forte", relata.

Mateus estuda alemão no centro de línguas da universidade e conta que já teve acesso a palestras com profissionais de renome tanto de Portugal como de outros países, o que ajudou a ampliar seus horizontes. "Também o programa Erasmus, da União Europeia, é muito forte aqui em Coimbra, e permite intercâmbio com universidades e empresas de diversos países". Pelo programa, parte do estudo é feito em outra universidade europeia.

A conexão da UC com a comunidade europeia é um diferencial para o estudante brasileiro. "Um diploma desses faz diferença na vida das pessoas e no mercado europeu. Pretendo fazer mestrado e doutorado e seguir carreira em algum organismo internacional, como a Unesco, trabalhando com patrimônio cultural."

Mateus acredita que a bagagem histórica e a tradição da UC, como patrimônio da Unesco, faz o estudante se sentir parte da história, do patrimônio e da cultura local.

"A mensagem que deixo para quem deseja estudar em Coimbra é fazer um planejamento, pesquisar suas opções, se jogar e tentar, porque é uma experiência muito enriquecedora, como ser humano e como profissional. Aproveite ao máximo o seu tempo aqui, participando da experiência e vivendo as tradições que moldam a cidade", recomenda.