Reitor da Universidade de Coimbra fala sobre as vantagens de estudar na instituição

Vasta oferta de cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, das mais variadas áreas do saber, atrai cada vez mais estudantes brasileiros

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra

Amílcar Falcão, reitor da Universidade de Coimbra Universidade de Coimbra/Divulgação

Um diploma válido em toda a União Europeia e em vários outros países, e a possibilidade de revalidação no Brasil, são apenas parte dos atrativos que a Universidade de Coimbra oferece ao estudante brasileiro.

Na entrevista a seguir, o reitor da instituição, Amílcar Falcão, explica como a preocupação com a qualidade da oferta de ensino e pesquisa científica, com a responsabilidade social e com o bem-estar dos estudantes norteiam os valores da UC.

*

O senhor foi reeleito como reitor da UC para o período de 2023-2027. Quais são seus planos para o novo mandato? O que pretende manter e que inovações pretende implementar?

Amílcar Falcão - Pretendo ter uma instituição cada vez mais forte no ensino, na pesquisa científica e na partilha de conhecimento com a sociedade. Isso deve passar tanto por uma profunda reforma pedagógica, preparando os nossos estudantes para o mercado de trabalho do futuro, como pela renovação das nossas infraestruturas de ensino e de investigação. Vamos investir em novos edifícios de ensino e pesquisa científica, nos nossos polos 2 e 3 (áreas de Engenharias e de Ciências da Saúde) – um desses edifícios vai abrigar o primeiro Instituto Multidisciplinar do Envelhecimento do Sul da Europa.

Assim como vamos reforçar a nossa oferta de ação social, fazendo um grande investimento na construção e requalificação de residências estudantis, para que ninguém fique para trás, no contexto socioeconômico adverso que se vive na Europa. Por fim, para que o duro combate pela sustentabilidade ambiental seja vencido, manteremos o objetivo de atingir a neutralidade carbónica na UC até 2030 – almejando alcançar a autonomia energética em meados deste mandato.

O que há de novo na UC para o estudante brasileiro no ano letivo 2023-2024?

Recentemente criamos a Licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes, numa abordagem multidisciplinar que envolve as áreas das engenharias, da arquitetura e das ciências sociais, focando também as tecnologias digitais, sendo lecionada no Departamento de Engenharia Civil. O objetivo desta nova licenciatura – que segue o forte compromisso da Universidade de Coimbra com os temas da sustentabilidade e com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU - passa por promover a integração de aspectos tecnológicos com áreas de planejamento, urbanismo, transportes ou infraestruturas, procurando conferir aos futuros licenciados uma visão integrada da cidade e dos seus novos paradigmas.

No final do curso, os estudantes terão competências para integrar ou coordenar equipes na administração e serviços públicos, entidades gestoras de infraestruturas urbanas, empresas de gestão de mobilidade e transportes, serviços de mapeamento e informações geográficas, gestão ambiental ou em novas empresas focadas em serviços de dados geográficos e serviços tecnológicos para áreas urbanas. Para além desta nova oferta formativa, mantém-se, claro, a vastíssima oferta de cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, das mais variadas áreas do saber, que traz todos os anos milhares de alunos e alunas brasileiros/as para a Universidade de Coimbra.

Quais são os maiores benefícios para os estudantes brasileiros cursarem uma graduação, mestrado ou doutorado na UC?

Para além da vantagem de terem um diploma válido em toda a União Europeia e em vários outros países, e da possibilidade de revalidação no Brasil, a Universidade de Coimbra distingue-se tanto pela oferta de ensino e pesquisa científica de qualidade como pela responsabilidade social e preocupação com o bem-estar dos estudantes. Além disso, podem participar de um dos vários programas de intercâmbio, experimentando estudar em outras instituições parceiras da Europa ou de outras partes do mundo. Fora o ambiente acadêmico, Coimbra é uma cidade localizada no centro de Portugal, com excelentes acessos, muita segurança e ótimos serviços de saúde. Temos uma grande comunidade brasileira, nas mais diversas áreas, o que proporciona um ambiente "familiar", mesmo fora da Universidade.

A adaptação dos brasileiros ao ensino europeu é fácil?

A Universidade de Coimbra tem uma longa tradição de acolhimento e integração de estudantes brasileiros e ela mantém-se bem viva hoje em dia, apoiada em várias ações de cooperação, principalmente com associações de estudantes brasileiros, que são bastante ativas. As diferenças entre o português ‘europeu’ e o português brasileiro não são impedimento para o sucesso dos estudantes brasileiros, tanto que são a maior parcela de estudantes internacionais na nossa comunidade acadêmica: são bem acolhidos, têm muita facilidade de integração e são membros na plenitude da nossa instituição.

Como a universidade prepara os estudantes para atuarem no mercado de trabalho global?

A Universidade de Coimbra é uma referência em vários domínios científicos. Aqui temos estudantes de mais de 100 nacionalidades, o que possibilita a sensibilidade e o respeito pelas diferenças culturais, resultando num grande enriquecimento curricular e pessoal. Num mundo cada vez mais globalizado, essa troca de experiências é considerada muito relevante no mercado de trabalho.

Que recomendações o senhor daria para o estudante brasileiro aproveitar sua experiência na UC?

Eu diria para aproveitarem, o máximo possível, a oportunidade de aprender com os melhores no mundo científico e de investigação, mas também de desfrutarem da experiência, sempre enriquecedora, de viver em outro país. Que além de estudarem, participem também das atividades da Associação de Estudantes (a Associação Académica de Coimbra), que inclui seções culturais e de esportes, num conjunto variado e enriquecedor de atividades extracurriculares.