Descrição de chapéu Enem

Brasileira conta como é estudar e viver em Coimbra

Brasileira Maria Silvia Sousa Lima estuda e vive em Coimbra
Brasileira Maria Silvia Sousa Lima estuda e vive em Coimbra - Arquivo pessoal

Desde os 12 anos, a paulista da cidade de Mococa Maria Sílvia Sousa Lima, hoje com 22, já pensava frequentar um curso universitário ligado às artes. Se fosse fora do Brasil, melhor ainda. "Via como uma oportunidade de conhecer coisas novas, lugares e pessoas diferentes", diz.

"Faz 3 anos e 6 meses que estou em Coimbra, agora no último semestre de Licenciatura (graduação) em Design Multimédia. Quando pesquisei sobre a UC, ela me encantou por ficar em uma cidade movida pelos estudantes e com uma tradição muito bonita. A universidade é completa e internacionalizada. Na cidade convivem mais de cem nacionalidades, de diferentes idiomas. Estudar em Coimbra tem uma magia", conta.

O processo seletivo

A primeira viagem internacional de Maria Sílvia foi para estudar em Coimbra. "Quando descobri que algumas universidades de Portugal aceitavam as notas do Enem, Coimbra foi a que mais me interessou. Acho que sua ligação com o Brasil é mais forte."

Segundo Ana Sílvia, o site da UC é intuitivo e fácil de navegar. "Havia lá tudo bem explicadinho, desde a nota mínima para entrar que, em 2018, era de 600 pontos no Enem. Ingressei na universidade com as minhas notas do Enem, que eram pouco mais de 690. Escolhi seis cursos por ordem de preferência e, em menos de um mês, saiu a lista de classificação."

"Usei a calculadora do site para converter a nota do Enem e concorrer à bolsa no primeiro ano, mas infelizmente minha nota não era suficiente. Já na universidade, candidatei-me à bolsa de mérito, que varia de acordo com o desempenho do aluno. Sua nota precisa ser acima de 15 na média geral. A bolsa vai de 500 a 1.200 euros. Quanto maior a nota, maior a bolsa", afirma Maria Sílvia.

Tradição com Inovação

Coimbra está em uma região central de Portugal e fica entre Lisboa e Porto, as duas maiores cidades do país.

É uma cidade marcada pela tradição, desde o traje acadêmico, as festas de queima da fita, as formaturas. Tem desfiles, carros alegóricos. Na festa dos calouros, conhecida como festa das latas ou Latada, eles se fantasiam e saem pela cidade com latas amarradas ao corpo ou levando carrinhos de supermercado.

"A cidade tem toda essa tradição, mas é também tecnológica e inovadora", conta Maria Sílvia. "O meu curso, por exemplo, foge do tradicional, e não conheço outro igual. Ele engloba o design gráfico e editorial e programação. Temos aulas com os engenheiros de informática. São materiais e recursos super atuais. É a perfeita junção da tradição com a tecnologia. Coimbra não é uma faculdade que parou no tempo. As coisas estão sempre em mudança e se renovando para melhor", afirma.

A cidade e o custo de vida

Segundo Maria Silva, o custo de vida em Coimbra não é tão alto como nas cidades maiores. Quando iniciou o curso, em 2019, os valores para viver em Coimbra eram mais acessíveis devido ao euro, na época a R$ 4,50. "Após a pandemia e com a guerra na Ucrânia, as coisas aumentaram, embora a mensalidade da universidade tenha permanecido a mesma desde então, 700 euros. Além disso, a universidade oferece programas que podem reduzir os custos. Por meio do Sasuc (serviço de ação social), há o programa Pasep, que disponibiliza atividades remuneradas, por exemplo na biblioteca ou nas cantinas, e o estudante pode abater da mensalidade o valor recebido pelas horas trabalhadas. Saiba mais.

A alimentação nas cantinas da universidade tem um preço bastante acessível, afirma Maria Sílvia – 2,40 euros por uma refeição.

Maria Sílvia morou em vários locais na cidade, inclusive no alojamento da universidade. Onde mora atualmente é a região que mais gosta. "Moro com duas amigas em um apartamento de três quartos, na ladeira das Alpenduradas, perto do polo 1 da universidade e do jardim botânico. É uma região agradável e bonita para fazer passeios."

Segundo a estudante, a qualidade de vida em Coimbra é alta. A cidade é movimentada culturalmente. A associação acadêmica tem vários grupos de atividades, de xadrez a fado. O teatro Gil Vicente tem sempre peças boas e filmes, com desconto para os estudantes. Há o festival Caminhos do Cinema Português e a Bienal de Arte de Coimbra.

Para quem gosta de passeios mais alternativos, há várias Repúblicas de Coimbra. São espaços míticos que tiveram origem no século XIV. A partir dos anos 1960, assumiram um papel na política nacional em prol da democracia e da liberdade. Hoje são espaços de vida em comunidade.

Os centros de esportes têm preços acessíveis. O transporte é bom e tem preço especial para os estudantes. "Com um cartão mensal de 15 euros você pode usar o transporte todos os dias, quantas vezes quiser, tanto em Coimbra como em seus distritos."

"É uma cidade muito bonita, com várias opções de lazer, parques, praças e o rio de Mondego, onde se pode andar de caiaque e tem até uma praia fluvial. Na UC, há esportes para todos os gostos, desde canoagem, futebol, natação até jiu-jítsu", afirma Maria Sílvia.

Mercado de Trabalho

Segundo Maria Sílvia, Coimbra abre muitas portas. "Ter um diploma da UC, aceito em mais de 47 países, é um ponto muito positivo. É também um diploma valorizado pelas empresas no Brasil."

A universidade oferece muitas opções de atividades extracurriculares. "Participei da gestão da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra (Apeb) e de empresas juniores, que ajudam a enriquecer o currículo profissional. Você sai da universidade com experiências que vão além das aulas. Meu plano é emendar a licenciatura com o mestrado, para focar a área do Design de Imagens, na qual tenho mais interesse."