Descrição de chapéu universidade

Enem permite que brasileiros estudem na Universidade de Coimbra

Uma das mais tradicionais universidades do mundo insere o brasileiro no mercado global ao permitir ingresso na graduação e mestrado integrado apenas com a nota do Enem

 Maria Sílvia e Mateus, dois brasileiros que usaram a nota alcançada no Enem para estudar na Universidade de Coimbra

Maria Sílvia e Mateus, dois brasileiros que usaram a nota alcançada no Enem para estudar na Universidade de Coimbra Arquivo Pessoal

Ensino moderno que une tradição e inovação, possibilidade de intercâmbio com as principais universidades da Europa e acesso ao mercado de trabalho global são os principais motivos que têm atraído cada vez mais os estudantes brasileiros para uma vaga em um dos 338 cursos de graduação, mestrado e doutorado na Universidade de Coimbra, em Portugal.

As inscrições estão abertas, e as notas do Enem dos últimos cinco anos são a porta de entrada.

Líder português na angariação de financiamento europeu para pesquisas, a Universidade de Coimbra acaba de completar 733 anos. À tradição se junta a inovação: patrimônio mundial da Unesco, a UC é também reconhecida como universidade de ponta em diversos rankings mundiais, como o Shanghai, que avalia 2.500 universidades em todo o mundo e classifica a UC como top em várias áreas.

É considerada também a melhor instituição em Portugal e a primeira do país no cumprimento do indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Comprovando essa característica, a UC abriu recentemente a Licenciatura em Gestão de Cidades Sustentáveis e Inteligentes.

"O objetivo desta nova licenciatura passa por promover a integração de aspetos tecnológicos com áreas de planejamento, urbanismo, transportes ou infraestruturas, procurando conferir aos futuros licenciados uma visão integrada da cidade e dos seus novos paradigmas", afirma Amílcar Falcão, reitor da UC (clique e leia a entrevista completa do reitor).

Recentemente, a edição francesa da revista GEO publicou a lista das dez universidades mais bonitas do mundo e entre elas está a de Coimbra. Além da tranquilidade de estudar em seu idioma nativo, os brasileiros têm a facilidade de ingressar em Coimbra utilizando somente a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos.

Assim como o mercado global, as empresas brasileiras também valorizam cada vez mais os profissionais formados em universidades como a de Coimbra, o que aumenta as chances profissionais para quem prefere retornar ao Brasil para trabalhar.

A Universidade de Coimbra oferece cursos em todas as áreas do conhecimento. Entre os mais procurados pelos brasileiros estão Direito, Relações Internacionais e Arquitetura. Mas há opções nas engenharias e também nas ciências biológicas, como Odontologia. Todos reconhecidos nos 47 países que compõem o Espaço Europeu de Ensino Superior.

Há ainda o curso de Direito Luso-Brasileiro, que prepara profissionais para atuar nos dois países. A criação do curso atendeu a uma demanda da comunidade brasileira e é único em Portugal.

Internacionalização

Um dos diferenciais da Universidade de Coimbra é a internacionalização. As mais de 100 nacionalidades que convivem na UC ampliam a vivência do brasileiro com outras culturas e aumentam a possibilidade de fazer networking. Os brasileiros são a maior comunidade -- representam cerca de 18% dos estudantes.

Os alunos também podem cursar vários idiomas na própria universidade e fazer intercâmbios com instituições de outros países, inclusive para fazer parte do curso e para estágios.

Acolhimento

O brasileiro recebe suporte da UC mesmo antes de sair do Brasil. A universidade oferece o GPS, programa que designa um estudante veterano para orientar cada novo aluno sobre como aproveitar os diversos benefícios da universidade, escolher moradia e outras necessidades no período de adaptação.

O brasileiro também pode contar com outro aluno veterano como tutor para orientá-lo nas decisões de cursos e de carreira.

Um fator determinante para aumentar a confiança dos estudantes brasileiros é poder usufruir do sistema de saúde público português, o mesmo oferecido a todos os cidadãos lusitanos. Isso dá tranquilidade aos novatos em qualquer emergência.

Mestrado e Doutorado

Os cursos de graduação (chamados em Portugal de Licenciatura) podem ser feitos integrados a um mestrado. A maioria das graduações duram três anos e correspondem ao bacharelado no Brasil. Na sequência é possível fazer mais dois anos de mestrado integrado, o que amplia as possibilidades profissionais e educacionais.

A maioria dos brasileiros opta por fazer a graduação com o mestrado integrado, inclusive porque na Europa algumas profissões exigem cinco anos de estudos.

Os formados podem optar por um mestrado, doutorado ou pós-doutorado na UC, para aumentar suas chances de ingressar no mercado de trabalho global. Leia mais nesta página.