Saiba como entrar na universidade de Coimbra

Confira abaixo as formas de ingresso em uma das mais prestigiosas universidades europeias

Universidade de Coimbra, em Portugal

Universidade de Coimbra, em Portugal Pixabay

NOTA DO ENEM

O Enem é aceito na UC desde 2014. No ano passado, o estudante passou a poder utilizar os resultados dos últimos cinco anos para o processo de seleção.

Para alguns cursos são exigidos pré-requisitos e aptidões específicas. Por exemplo, para a Faculdade de Educação Física o aluno precisa comprovar aptidão funcional e física.

As notas do Enem têm pesos diferentes para cada curso. A nota mínima equivale a 600 pontos. Engenharia Química e Farmácia requerem ao menos 650 pontos do Enem. Já o mestrado integrado em Medicina Dentária requer 700 pontos.

O site da universidade oferece uma calculadora na qual o aluno verifica suas chances. São duas opções: "calcular por curso" ou "lista de cursos", onde é possível fazer o cálculo para vários cursos ao mesmo tempo.

CANDIDATOS AUTOPROPOSTOS

Existem situações em que o aluno não consegue utilizar a média do Enem, seja por não atingir a pontuação necessária, ou porque não tem as notas do Enem dos últimos cinco anos. Nesses casos, a UC oferece um concurso especial de acesso para que o aluno possa se candidatar, chamado Candidatos Autopropostos.

O exame é aplicado diretamente pela UC. O conteúdo varia de acordo com o curso. Por exemplo, para uma vaga no curso de Direito o aluno precisará fazer apenas as provas de Português, Introdução à Filosofia e História-Geografia. Para uma vaga em Medicina Dentária (Odontologia), ele fará provas de Matemática, Química e Biologia. O calendário de inscrições e provas pode ser acessado em uc.pt/anozero/autopropostos/.

ANO ZERO

"Ano Zero" é como são chamados, na UC, os cursos preparatórios pré-universitários, com um ano de duração. Destinado a alunos estrangeiros para assegurar a eles uma perfeita integração aos cursos da Universidade de Coimbra, é também uma maneira de ingresso para aqueles que não obtiveram pontuação suficiente para a graduação.

Ao final do Ano Zero, caso obtenha a nota de candidatura à UC correspondente ao curso de graduação de sua escolha, o aluno já estará apto a matricular-se. A nota de candidatura à UC difere para cada curso de graduação e é calculada com base na média obtida pelo aluno no Ano Zero, em conjunto com as notas obtidas nos exames de acesso à UC.

O ano letivo compreende estudos pré-universitários para aquisição de conhecimentos linguísticos e disciplinares necessários aos cursos de graduação. Estão separados em dois segmentos, segundo o interesse do aluno: Ano Zero de Ciência e Tecnologia e Ano Zero de Ciências Sociais e Humanidades.

Saiba mais: https://www.uc.pt/anozero/nova-via

EXAME NACIONAL PORTUGUÊS

Embora as notas do Enem ajudem a grande maioria dos estudantes brasileiros a ingressar na UC, essa forma de acesso não é permitida em algumas situações. É o caso dos alunos com dupla nacionalidade, seja portuguesa ou de outro país da União Europeia - salvo algumas exceções, esses estudantes não são atingidos pelo estatuto do estudante internacional.

Nesses casos, o aluno pode prestar o Exame Nacional de Portugal.

BOLSAS

Os brasileiros têm à disposição apoio e bolsas de estudo integral ou parcial. Para se candidatar a uma das bolsas da UC, o estudante também utiliza a nota do Enem, convertida em escala adotada pela universidade.

Existem ainda as bolsas de mérito. Nessas, a UC pode apoiar, com valores variados, estudantes com bom desempenho ao longo do curso.

Para 2022 estão previstas 200 bolsas de mérito.

Existem também bolsas fornecidas por instituições brasileiras, algumas apoiadas por empresas privadas. As regras de todas as modalidades de bolsa, incluindo pós-graduação, podem ser encontradas no site.​

Mais informações: https://www.uc.pt/candidatos-internacionais/oportunidades/financiamento