Universidade de Coimbra aceita nota do Enem e abre mercado global para estudante brasileiro

Nota dos últimos 5 anos vale para o processo de seleção e aumenta a chance de o estudante ingressar em uma das mais tradicionais universidades do mundo

Universidade de Coimbra, em Portugal

Universidade de Coimbra, em Portugal Pixabay

Os brasileiros ficaram mais perto de realizar o sonho de estudar na Europa, em uma das universidades mais tradicionais do mundo e em seu próprio idioma. A Universidade de Coimbra passou a considerar, desde o ano passado, a nota dos últimos cinco anos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em seu processo de seleção. De 2014 a 2020, valiam as notas dos últimos três exames.

Fundada em 1290 (210 anos antes do descobrimento do Brasil), a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais longevas do mundo.

Patrimônio Mundial da Unesco, não conta apenas com a história. Sua contínua modernização a coloca entre as melhores em vários rankings universitários do mundo. É considerada a melhor instituição universitária de Portugal e a única daquele país entre as 20 melhores no cumprimento do indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

São 347 cursos, que cobrem todas as áreas do conhecimento e que estão espalhados por três campi universitários, oito faculdades e 38 unidades de pesquisa. Os cursos são reconhecidos nos 47 países que compõem o Espaço Europeu de Ensino Superior, além de serem valorizados também no restante do mundo. Ou seja, o diploma da UC abre o mercado global para seus detentores.

Stefanos Panagoulias Lucena, de 19 anos, que utilizou sua nota do Enem, foi aceito para o curso de Engenharia da Computação
Stefanos Panagoulias Lucena, de 19 anos, que utilizou sua nota do Enem, foi aceito para o curso de Engenharia da Computação - Arquivo pessoal

Esse foi um dos fatores que atraíram o paulista Stefanos Panagoulias Lucena, de 19 anos, que utilizou sua nota do Enem e foi aceito para o curso de Engenharia da Computação.

"Pesquisei muito antes de definir o que cursar e onde. No caso do meu curso, Engenharia da Computação, a empregabilidade é muito alta. Não falta emprego em toda a Europa", afirma.

INSCRIÇÕES

Para o ano letivo 2022/2023, as inscrições estão abertas. O processo para buscar uma vaga na Universidade de Coimbra é fácil e pode ser feito totalmente online pelo endereço https://www.uc.pt/brasil/graduacao/enem

A opção de utilizar as notas do Enem não vale para brasileiros que tenham nacionalidade portuguesa ou de outros países da União Europeia ou que residam legalmente em Portugal há mais de dois anos. Para esses, há outras formas de tentar o ingresso (leia aqui).

A maioria dos cursos exige uma nota no Enem acima de 600. A UC oferece uma calculadora digital, onde o estudante pode fazer dois tipos de pesquisa. Ou coloca sua nota e vê para quais cursos está apto ou escolhe primeiramente o curso e vê a nota mínima exigida.

Alguns cursos, como os da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, também exigem a aprovação no critério aptidão funcional, física e desportiva.

Entre os cursos mais procurados pelos brasileiros estão Direito, Relações Internacionais e Arquitetura. Mas há opções nas engenharias e também nas ciências biológicas, como Odontologia.

No ano passado, foi criada a graduação em Direito Luso-Brasileiro, que teve grande procura.

Stefanos conta que seu processo de inscrição foi muito simples. "Entrei no site, fui navegando e vi que eu mesmo conseguiria cumprir todas as etapas. O site da universidade é extremamente amigável, com vários tutoriais que te direcionam para os requisitos, formulários e documentos necessários. Fiquei confiante de que concluiria o processo sem precisar de um intermediário."

Para bancar os custos dos estudos (menores que o de algumas universidades no Brasil) e a vida em Portugal, Stefanos contou com uma poupança feita pela avó, que sempre sonhou em ter os netos estudando na Europa.

INTERNACIONALIZAÇÃO

A qualidade do ensino na Universidade de Coimbra se alia à internacionalização do corpo discente, o que amplia a convivência com outras culturas e a possibilidade de criar networkings. Entre os estudantes, há representantes de mais de cem nacionalidades. Os brasileiros são o maior número (cerca de 18% do total).

A universidade oferece ainda a possibilidade de cursar vários idiomas e intercâmbios com outras instituições, situadas em outros países, onde os estudantes podem fazer parte do curso e estágios.

Além disso, segundo Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra, a instituição pretende incrementar os programas de extensão a partir do próximo ano, o que permitirá melhorar o currículo dos estudantes com a validação de outras competências além do diploma do curso.

"Temos grande aceitação não só na União Europeia, mas em todo o mundo. Posso dar como exemplo algumas empresas europeias e norte-americanas onde nossos ex-estudantes estão exercendo funções: Microsoft, Airbus, Continental, Google, BMW, Facebook, Siemens, Amazon, Renault, Embraer, European Space Agency, Phillips, enfim são muitas."

Cristina Albuquerque, vice-reitora da Universidade de Coimbra

UNIVERSIDADE ACOLHE ALUNO ESTRANGEIRO

O estudante brasileiro conta com o suporte da UC antes mesmo de sair do Brasil. O programa GPS da universidade designa um estudante veterano para orientar o novo aluno, desde a escolha de moradia até o acesso aos benefícios e serviços da universidade.

Se for de seu interesse, o estudante também pode ter um tutor para orientá-lo sobre as escolhas e decisões de carreira. Essa atividade é uma tradição da universidade, que também é realizada por alunos veteranos.

"Fui muito bem acolhido quando cheguei. A Universidade de Coimbra tem em seu quadro pessoas que ajudam o aluno brasileiro em tudo, especialmente na Divisão de Relações Internacionais. Fiquei muito seguro com o apoio que recebi", afirma o paulista Stefanos.

"Também encontrei um grande apoio quando cheguei aqui em diversos serviços, como banco e cinema, por exemplo. O apoio que a universidade dá é muito grande, até porque a cidade de Coimbra gira em torno dela. Para tudo o que preciso aqui, tenho uma linha de apoio", diz.

Coimbra fica no centro de Portugal, entre as duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. Com cerca de 150 mil habitantes, é calma, mas repleta de atrações culturais e esportivas.

Os estudantes brasileiros dizem que se sentem seguros e que o custo de vida é inferior ao de muitas cidades brasileiras. Uma refeição completa nos restaurantes da universidade fica em torno de 2,40 euros.

Outra vantagem para os estudantes brasileiros é que eles têm acesso, sem custos adicionais, ao sistema de saúde público português, com os mesmos direitos de qualquer cidadão português.

MESTRADO E DOUTORADO

Os cursos de graduação (chamados em Portugal de Licenciatura) podem ser feitos integrados a um mestrado. São três anos de graduação, que já diplomam e profissionalizam o estudante como acontece com o bacharelado no Brasil, seguidos de mais dois anos de mestrado, de forma integrada.

O chamado "Mestrado Integrado" existe porque algumas profissões na Europa exigem os cinco anos completos para que se possa entrar no mercado de trabalho europeu.

Mas os brasileiros também podem se candidatar especificamente a um mestrado, doutorado ou pós-doutorado em Coimbra para ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho global.

Saiba mais em https://www.uc.pt/brasil/pos_graduacao.

Mariana da Costa Mendes Antunes, de 25 anos, cursa o primeiro ano do mestrado de Direito na UC
Mariana da Costa Mendes Antunes, de 25 anos, cursa o primeiro ano do mestrado de Direito na UC - Arquivo Pessoal

A brasileira Mariana da Costa Mendes Antunes, de 25 anos, segue esse caminho. Após concluir a graduação em Direito na Universidade de Coimbra, na qual obteve bolsa integral no primeiro ano, ela agora cursa o primeiro ano do mestrado de Direito em Ciências Jurídico-Políticas, com menção em Direito Internacional Público e Europeu. "Entrei com bolsa por mérito pela minha nota do Enem. Foi uma bolsa de 100% por um ano inteiro, o primeiro da graduação", explica.

"Desde que iniciei os meus estudos aqui, sinto um crescimento, não só do ponto de vista acadêmico como profissional, na prática, seja por meio de estágios em escritórios de advocacia portugueses ou em instituições europeias", diz.

SUSTENTABILIDADE

Uma das iniciativas da Universidade de Coimbra tem como meta educar e sensibilizar os estudantes a se aprofundarem nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

A agenda 2030 da ONU é um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os países, possam desfrutar de paz e prosperidade.

Reconhecida como a instituição de ensino superior mais sustentável de Portugal e a 21ª mais sustentável no mundo, a universidade criou o UC Challenges For Global Sustainability, onde os estudantes podem apresentar ideias e projetos que contribuam para um mundo melhor.

Os projetos que passam à segunda fase do programa contam com o apoio de mentores e participam de um Bootcamp – metodologia de educação que capacita alunos unindo a prática com a teoria, em dinâmicas imersivas.

Os pilares do UC Challenges são educar e sensibilizar sobre os objetivos do desenvolvimento sustentável para uma transformação urgente e consciente; desenvolver e apoiar ideias e projetos; conectar estudantes criando oportunidade de aprendizagem na prática para a construção de um mundo diferente; promover competências e pensamento crítico em uma competição global de soluções para um mundo melhor.

Mais informações: https://salvarofuturo.uc.pt/uchallenges/