Glamping oferece conforto e sofisticação na medida em meio à natureza

Com uma proposta de total integração com o meio ambiente sem deixar de lado a excelência e o bom gosto das instalações, nova opção de hospedagem se expande pela Argentina conquistando cada vez mais adeptos

Domo do Pristine Camps, em Jujuy, parece “flutuar” sobre as Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo

Domo do Pristine Camps, em Jujuy, parece “flutuar” sobre um dos maiores desertos de sal do mundo Divulgação

Imagine passar a noite no meio de um deserto de sal, no cume de uma montanha nevada ou ainda acordar tendo o monte Fitz Roy perfeitamente enquadrado na janela do seu quarto. Pois os brasileiros que ficaram quase dois anos sem ir à Argentina por conta das restrições de viagem vão se surpreender com novidades desse tipo. ​

Trocar o hotel tradicional pela experiência do glamping, os acampamentos de luxo eco sustentáveis cuidadosamente instalados em regiões de especial beleza natural, já não é exatamente uma novidade no mundo. A boa notícia é que a pandemia trouxe um verdadeiro "boom" desse tipo de hospedagem no país vizinho.

Glamping é a junção de duas palavras que no passado poderiam soar contraditórias: glamour e camping. A ideia é brincar de acampar, juntando a sensação de estar perfeitamente integrado ao ambiente sem deixar de ter acesso a uma cama de verdade, chuveiro com água quente, boa comida e outros mimos característicos dos hotéis de luxo.

São tendas ao estilo dos safáris africanos, domos geodésicos ou outros tipos de estruturas móveis, como cápsulas e containers, montadas com todo o conforto – na maioria das vezes com banheiro dentro – em lugares onde a natureza é soberana. Na Argentina, os domos geodésicos, que são estruturas circulares formadas por hexágonos e pentágonos e cobertas por lonas resistentes, são as mais comuns. Muitos desses acampamentos também oferecem refeições gourmet e passeios.

Conheça a seguir os glampings mais espetaculares instalados em cinco regiões argentinas para viver esta experiência.

Terra do Fogo: visita ao fim do mundo

Instalações do domo do Llanos Ecolodge, próximo a Ushuaia, com vista para as montanhas da Terra do Fogo
Instalações do domo do Llanos Ecolodge, próximo a Ushuaia, com vista para as montanhas da Terra do Fogo - Divulgação

Sim, os domos geodésicos chegaram à Terra do Fogo, a porção de terra mais austral do planeta. Como no extremo norte argentino, a brincadeira aqui nesses rincões do sul está só começando. A 30 minutos da capital Ushuaia, o Llanos Ecolodge foi inaugurado há dois anos dentro do centro invernal Llanos del Castor que, apesar do nome, oferece várias atividades na natureza também no verão. No inverno, não há pistas esquiáveis como no vizinho Cerro Castor, mas passeios com motos de neve e trenós. O glamping conta com dois domos que revelam vistas incríveis das montanhas. Mais distante um pouco, a 140 km de Ushuaia, o Domos de la Estancia, próximo a Tolhuin, só funciona no verão, numa propriedade rural da Ilha Grande da Terra do Fogo. Bem no meio do nada, a experiência revela a vida real de uma estância fueguina, do cordeiro assado no fogo de chão às caminhadas que levam ao litoral atlântico.

Jujuy: cenários de outro planeta

Vista aérea do Pristine Camps, com seus domos sustentáveis construídos nas Salinas Grandes, em Jujuy
Vista aérea do Pristine Camps, com seus domos sustentáveis construídos nas Salinas Grandes, em Jujuy - Divulgação

Província mais ao norte da Argentina, Jujuy tem paisagens que não parecem desse mundo. Formações rochosas multicoloridas, cânions profundos e desertos de sal – uma natureza tão exuberante quanto inóspita que combina perfeitamente com um acampamento de luxo. Ainda não há muitos. A explosão do glamping está chegando agora nesse extremo do país, mas em grande estilo.

Em novembro do ano passado, o Pristine Camps inaugurou seus quatro domos de luxo que parecem flutuar sobre as Salinas Grandes, um dos maiores desertos de sal do mundo, imensidão branca a 3.400 metros de altitude. Apenas dez pessoas se hospedam por vez com todo o conforto, programação completa de passeios e quatro refeições diárias. Quem não tem o privilégio de dormir nesse cenário, pode ao menos tentar uma reserva no restaurante do glamping e provar iguarias como carpaccio de lhama.

Outra novidade, a cerca de 20 km ao sul do pitoresco vilarejo de Purmamarca e seu Cerro de 7 Colores, é o The Canuto Glamping. São três domos montados com o menor impacto ambiental possível – até os amenities são ecológicos. Cercado de montanhas, é um lugar estratégico para acessar as belezas naturais dos arredores.

Patagônia Sul: nos arredores de El Chaltén

Domo geodésico do Patagonia EcoDomes, com vista para o Monte Fitz Roy, na região sul
Domo geodésico do Patagonia EcoDomes, com vista para o Monte Fitz Roy, na região sul - Divulgação

Conhecida como a capital nacional do trekking, faz sentido que El Chaltén seja a cidade da Patagônia Sul que mais concentra glampings em seus arredores. São acampamentos no meio da natureza, de fácil acesso às trilhas e cujas paisagens revelam picos nevados. No Patagonia EcoDomes, os domos geodésicos têm vista para o Monte Fitz Roy, aquecedor, banheiro privativo com chuveiro e todas as refeições incluídas na diária, até o lanche para as trilhas.

Também com vistas para o Fitz Roy, o Chaltén Camp aposta no luxo e exclusividade para no máximo 18 hóspedes. Além dos domos-suítes bem decorados, há um maior que abriga as áreas comuns, com sala de estar e restaurante. Um concierge orienta os hóspedes sobre as trilhas autoguiadas e também pode oferecer outros programas, como aulas de escalada, passeios de caiaque ou pesca de salmão.

Patagônia Norte: muito além de Bariloche

Instalações do Mallín Alto, que oferece quatro domos a 1.700 m de altitude, ideais para praticantes de esportes de inverno
Instalações do Mallín Alto, que oferece quatro domos a 1.700 m de altitude, ideais para praticantes de esportes de inverno - Divulgação

Bariloche pode ser a cidade queridinha dos brasileiros, mas vale olhar ao redor. Vários acampamentos de luxo têm surgido nas beiras dos rios e lagos da região, o que se torna o programa perfeito para as estações mais quentes do ano. Já pensando na neve, outros surgem no alto das montanhas, unindo a experiência de esquiar com uma hospedagem de cinema.

Um exemplo do primeiro caso é o Rio Manso Camp, um hotel de alto luxo montado às margens do Rio Manso, 90 quilômetros ao sul de Bariloche. São charmosas tendas de 20m2 e cama king size ao longo do rio. Banheiros e chuveiros eco sustentáveis ficam em cabanas separadas. Um grande destaque é a gastronomia all inclusive: são quatro refeições diárias ao melhor estilo patagônico preparadas por um chef.

Para quem quer aventura invernal, Mallín Alto é um glamping de apenas quatro domos instalado no alto da montanha, a 1.700 metros de altitude e 20 km ao sul de Bariloche. Só se chega lá de moto de neve, mesmo veículo que leva os esquiadores e snowboarders para os melhores lugares de esqui fora de pista da montanha. Ao final do dia, há ofurô, jantar típico patagônico e um domo aquecido esperando por você. Tudo incluído, menos equipamento de esqui.

Mendoza: experiência única entre videiras

Interior do domo do Alpasión Lodge, com vista para as videiras da região de Mendoza
Interior do domo do Alpasión Lodge, com vista para as videiras da região de Mendoza - Divulgação

Na região que produz 70% dos vinhos argentinos, a experiência é acampar entre as videiras e admirar, ali no horizonte, as montanhas andinas. Mendoza é uma das regiões que mais aderiu à onda do glamping. Domos geodésicos, em sua maioria, se espalham por propriedades rurais.

No Valle do Uco, por exemplo, a vinícola Alpasión conta com três domos luxuosos sobre deques privados de madeira com ofurô. Os hóspedes podem usar as facilidades do Alpasión Lodge, o hotel nos moldes tradicionais da vinícola, como restaurante e piscina.

Mas quem quer estruturas mais diferentonas também encontra nos arredores de Mendoza. Entre Cielos, em Luján de Cuyo, é um hotel tradicional, mas que tem também apenas uma suíte-cápsula futurística elevada sobre as videiras. Já na Casartero Eco Posada, em San Rafael, os destaques são as duas suítes em containers. E em General Alvear, Entre Acequias tem alguns tipos de hospedagem num sítio sustentável que cultiva damascos e videiras, entre elas uma tenda daquelas bem com cara de safári na África.

>>> Mais informações em Visit Argentina