Descrição de chapéu Argentina América Latina

Investimento abre caminho para descobrir uma Argentina surpreendente

Novos voos diretos do Brasil, melhora na infraestrutura e câmbio favorável permitem explorar experiências e cenários desconhecidos no país vizinho

.

Paisagem de Cafayate, na província de Salta, no norte da Argentina Visit Argentina/Divulgação

A Argentina, conhecida pela cosmopolita capital, Buenos Aires, pelas estações de esqui e pelos vinhos malbec, tem muito mais a oferecer aos turistas brasileiros. Novos voos diretos partindo do Brasil e o investimento na infraestrutura turística permitem e estimulam a imersão em cenários de natureza exuberante e forte tradição cultural, de norte a sul do país. Sem falar no câmbio favorável.

"O governo argentino está investindo fortemente no desenvolvimento e expansão de novos centros turísticos, e as províncias do norte têm um papel importante nessa estratégia. A Argentina conta com um território imenso, que oferece uma grande diversidade de opções turísticas", disse Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur), no Seminário "Argentina Surpreendente e Pouco Conhecida".

O evento realizado pelo Estúdio Folha (ateliê de produção de conteúdo da Folha de S.Paulo), e disponível no canal da Folha no Youtube, contou também com a participação de Paula Fariña, guia especializada em destinos turísticos da Argentina.

Segundo Sosa, nos primeiros sete meses de 2023, a Argentina recebeu mais de 750 mil turistas brasileiros. "Nesse período, recuperamos e superamos os gastos diários médios dos turistas brasileiros no nosso país", afirmou. Segundo ele, há potencial para mais crescimento.

Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur)
Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) - Masao Goto Filho/Estúdio Folha

A cada passo, em cada rota, o turista brasileiro deve prestar atenção às singularidades que as cidades no caminho oferecem

Ricardo Sosa

Secretário executivo do Instituto de Promoção Turística da Argentina (Inprotur)

Sosa destacou que as províncias do norte argentino estão recebendo um fluxo maior de brasileiros, que tiveram o interesse despertado a partir dos voos diretos São Paulo-Salta e Tucumán, da Aerolíneas Argentinas. "Esses voos começaram no ano passado, como sazonais de inverno, de março a setembro. Mas a receptividade foi tamanha que continuaram durante todo o ano. Hoje a rota semanal SP-Salta-Tucumán já está consolidada."

A partir dessa rota é possível explorar toda a região, que é composta por seis províncias e Estados: Jujuy, Salta, Santiago del Estero, Tucumán, La Rioja e Catamarca. "Cada província tem uma proposta singular. JuJuy, por exemplo, tem a Quebrada de Humahuaca, declarada Patrimônio da Humanidade. Um vale de mais de 100 quilômetros, onde se mantêm as tradições, a ancestralidade e uma cultura muito forte. Viajar por lá é se admirar com as cores infinitas de suas terras; é se sentir pequeno diante da magnitude e imensidão da natureza", disse.

.
Cafayate, na província de Salta, no norte da Argentina - Visit Argentina/Divulgação

As províncias do norte contam com cenários impactantes, compostos por vales e montanhas de variadas cores e texturas, parques nacionais com trilhas de diferentes níveis, repletos de valor histórico, e desertos que remetem a um outro planeta.

Essas regiões, ainda pouco conhecidas dos brasileiros, oferecem ao visitante experiências gastronômicas acompanhadas de ótimos vinhos de produção local. Os mais conhecidos são os vinhos brancos de Salta, produzidos com a uva torrontés, cultivada a mais de 2.000 metros de altitude.

O enoturismo, tipo de turismo gastronômico voltado para conhecer e apreciar o universo do vinho, é muito forte em Mendoza, mas o norte da Argentina também está ganhando terreno. "Na província de Catamarca encontramos vinhos mais doces, assim como em Salta e Jujuy. Lá existe uma nova variedade de colheitas tardias, que são uvas colhidas em estado avançado de maturação e, por isso, adquirem uma doçura de forma natural."

.
Avenida 9 de Julho à noite, em Buenos Aires - Visit Argentina/Divulgação

A Argentina tem 24 províncias, e a produção de vinho está presente em mais de 60% do país. "O turista pode chegar, fazer degustação, visitar as vinícolas, aproveitar o clima, explorar os arredores e se hospedar. E cada vinho tem uma singularidade, cada região tem um sabor diferente, influenciado pela temperatura, altitude e localização geográfica."

Sosa ressalta que as atrações e destinos turísticos do sul do país também podem ser explorados a partir de novos voos diretos. "Temos pela primeira vez, nesta temporada de inverno, voos para Chapelco, Ushuaia, Calafate. E os voos para Bariloche voltaram."

Para essa (re)descoberta da Argentina, a taxa de câmbio continua bastante favorável aos brasileiros. "Em dezembro do ano passado foi implementada uma nova taxa de câmbio dedicada exclusivamente ao turista estrangeiro, chamada de 'dólar turista'. Qualquer turista que use um cartão de crédito emitido no exterior recebe o benefício da aplicação da taxa de câmbio, que, em geral, é o dobro da cotação oficial da Argentina. Essa determinação do Banco Central garante segurança e confiança na operação", conclui.