Descrição de chapéu América Latina

Número de turistas brasileiros na Argentina bate recorde

Mais de 750 mil visitaram o país até julho, total que supera os níveis pré-pandemia

Catamarca_tinogasta Fiambala3

Divulgação

O total de turistas brasileiros na Argentina já supera neste ano o registrado nos anos de pré-pandemia de Covid-19. E o mês de julho bateu recorde. O gasto médio também cresceu: 36% em relação a 2019. Geralmente, os brasileiros que chegam ao país vizinho de avião ficam em média nove noites.

De janeiro a julho, mais de 750 mil brasileiros foram à Argentina desfrutar das opções turísticas do país vizinho, como a gastronomia requintada que vem recebendo reconhecimento mundial, as estações de esqui e os parques nacionais reconhecidos como patrimônio da humanidade. Só no mês de julho, foram mais de 150 mil turistas, um recorde histórico e 1% superior ao registrado em julho de 2019.

POR ÁGUA, TERRA E AR

Segundo relatório do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina (Inprotur) e da Embaixada Argentina no Brasil, também cresceu o número de brasileiros que cruzam a fronteira por via fluvial. Nos meses de maio e junho, o crescimento foi de 48% e 51%.

O total de turistas que vão por terra também já se iguala ao registrado antes da pandemia.

Em relação à rota aérea, os turistas brasileiros lideram esse quesito no ranking de chegadas de estrangeiros à Argentina com mais de 376 mil passageiros em 2023. Eles ficam em média nove dias no país e têm um gasto médio de US$ 987, 36% maior que o registrado em 2019.

"Realizamos inúmeras ações no Brasil, a Aerolíneas Argentinas está com novas rotas, consolidamos nossa presença em feiras e missões comerciais junto às operadoras de turismo brasileiras e continuaremos nesse caminho no segundo semestre, pois sabemos que não só alcançam números pré-pandêmicos como podemos superá-los como já estamos fazendo em algumas vias de entrada. Estamos caminhando para esse objetivo e estamos convictos de que o alcançaremos com um esforço conjunto com a Embaixada da Argentina no Brasil", destacou Ricardo Sosa, secretário executivo do Instituto Nacional de Promoção do Turismo (INPROTUR).

"O turismo, por sua capacidade de gerar divisas e trabalho de qualidade em todas as províncias argentinas, é um setor fundamental para o desenvolvimento regional. As estatísticas do INPROTUR dos primeiros 7 meses do ano mostram que o gasto médio do turista brasileiro ultrapassou o patamar pré-pandemia, consolidando o turismo como atividade central no desenvolvimento federativo do país. O trabalho conjunto do INPROTUR, da Embaixada da Argentina e da Rede Consular no Brasil é a base desse grande crescimento", disse Daniel Scioli, embaixador da Argentina no Brasil.

Na última terça-feira, 8 de agosto, Ricardo Sosa esteve no Brasil mantendo reuniões com diversas operadoras de turismo e participando de um seminário sobre a Argentina produzido pelo Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo.

Mendoza, Patagônia e a Cidade de Buenos Aires aparecem como os destinos mais procurados pelos brasileiros, que demonstram grande interesse pela cultura, gastronomia, tango e vida noturna do país. Em termos de conectividade aérea, além das novas rotas da Aerolíneas Argentinas (São Paulo-Salta-Tucumán, por exemplo, é realizada pela primeira vez na história), outras companhias aéreas, como a Gol, planejam aumentar suas frequências no segundo semestre.