Descrição de chapéu Argentina América Latina

Gastronomia e vinho argentino ganham reconhecimento mundial

Guia Michelin vai avaliar restaurantes de Buenos Aires e Mendoza e vinícola é eleita a melhor no mundo; país reúne ainda parques que são patrimônio da humanidade

.

Campo de Piedra Pomez, em Antofagasta de la Sierra Visit Argentina/Divulgação

Este é o ano da Argentina para o turismo gastronômico e enoturismo, aquele voltado a apreciadores do universo do vinho. Os restaurantes de Buenos Aires e Mendoza serão avaliados pelos especialistas do Guia Michelin, a maior referência em gastronomia do planeta. Os escolhidos serão conhecidos em novembro. Com isso, a Argentina será o primeiro país de língua espanhola da América Latina a ter o selo de qualidade do Michelin para sua culinária.

Para completar, a tradicional vinícola Catena Zapata, em Mendoza, foi eleita a melhor do mundo pela edição de 2023 da World's Best Vineyards: o prêmio é considerado o Oscar do vinho. A mais antiga vinícola familiar da Argentina é pioneira na produção da uva malbec, a grande estrela da casa.

A Catena Zapata se destacou, segundo a premiação, pelos bons vinhos tintos, brancos e espumantes, que resultam de terroir único e misturas de aromas e notas típicas do cultivo a cerca de 1.530 metros acima do nível do mar. Mas a premiação não considera apenas as bebidas: toda a experiência oferecida nos complexos é avaliada, da harmonização com refeições e degustações organizadas pelos rótulos longe dos vinhedos até a acomodação dos visitantes.

"Acreditamos que essa participação no Guia Michelin vai trazer uma mudança enorme no cenário gastronômico da Argentina. Nossa gastronomia já atrai muitos turistas do mundo inteiro, não apenas com a culinária, mas também com os vinhos. E a premiação da World's Best Vineyards vai reforçar isso", disse Paula Fariña, guia especializada em destinos turísticos na Argentina e capacitadora do Inprotur (Instituto de Promoção Turística da Argentina).

.
Paula Fariña, guia especializada em destinos turísticos na Argentina - Visit Argentina/Divulgação

O norte argentino transmite a história do país, a natureza, os sabores e os saberes daquelas pessoas.

Paula Fariña

Guia especializada em destinos turísticos na Argentina e capacitadora do Inprotur

Paula destaca que as opções gastronômicas da Argentina vão muito além de Buenos Aires e Mendoza, com exemplos de culinária que unem tradição e ingredientes locais de norte a sul do país. Ela citou como exemplo o locro, um prato típico do norte, ressaltando que o mais interessante desse tipo de ensopado, que leva feijão, milho, abóbora e carnes, é ver como é feito ou participar da preparação.

"Cada família tem a sua receita de locro, com temperos e condimentos locais, que vão dar um sabor diferente a cada prato preparado. O ponto em comum, além do toque apimentado e do perfume das especiarias, é ser feito sempre com tempo e amor", afirmou.

Também são iguarias típicas do norte a humita (um tipo de pamonha), feita com milho fresco batido e adoçado, envolto em casca de milho e lentamente cozido no vapor ou fervido em uma panela com água, e a tamal, também à base de massa de milho, mas recheada com carne, abóbora ou pimenta.

Temos muitos lugares na Argentina que justificam uma viagem específica. Dá para fazer um roteiro 100% gastronômico.

Paula Fariña

Guia especializada em destinos turísticos

Quando chegamos ao sul do país, a culinária oferece muito mais que o tradicional cordeiro patagônico. "Em Ushuaia, temos a centolla, um caranguejo gigante, marca registrada da gastronomia local. É um prato exclusivo, diferente e delicioso, que pode ser preparado de diferentes maneiras. Temos também a merluza negra, que é muito especial", contou.

PARQUES E GLAMPING

A partir da proposta do seminário de falar sobre uma Argentina surpreendente e pouco conhecida, a guia sugeriu a visita aos parques naturais. O país conta com 35, alguns considerados Patrimônio da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). São eles Iguazú, Los Alerces, Los Glaciares, Península Valdés e os parques naturais de Ischigualasto e Talampaya.

"Em quatro dias, por exemplo, dá para explorar bem o parque de Ischigualasto, na província de San Juan, e o de Talampaya, em La Rioja, ambos no norte, com paisagens que parecem de outro planeta. É uma experiência inesquecível tanto para adultos como para crianças."

Outra modalidade de turismo que tem crescido muito na Argentina é o "glamping", uma espécie de camping de luxo, com todo o conforto e infraestrutura. "O glamping é um camping com glamour, que oferece uma experiência imersiva na natureza." Há opções com diferentes estilos e propostas: perto de Buenos Aires, em fazendas no campo, no sul, em Villa La Angostura, nas vinícolas, em Mendoza e em Salinas Grandes, no deserto de sal do norte. "A Argentina é completa: diversa e singular. Estamos no melhor momento de turismo para o Brasil e para o mundo", disse Paula.

.
Laguna Esmeralda, na Patagônia - Visit Argentina/Divulgação