Inclua o turismo futebolístico quando visitar a Argentina

Conheça cinco opções de estádios para ver futebol na Argentina e também seus museus, que guardam históricas da Copa, de Maradona e de muitos outros atletas

Ir à Argentina e não pisar em um estádio de futebol é quase um sacrilégio. São nestes templos do esporte que se pode entender a alma desse país totalmente louco por bola. Obviamente que assistir a um Boca Juniors X River Plate na Bombonera pode ser uma experiência um pouco intensa demais para qualquer visitante, além de ser quase impossível conseguir ingresso para um clássico desses.

A boa notícia é que há outras formas mais suaves de sentir essa paixão argentina. Seja conseguindo entradas para jogos menos disputados ou visitando os estádios em dias sem jogos. Muitos oferecem tours interessantíssimos e abrigam bem montados museus que valem a visita. A seguir, um giro pelos estádios argentinos que são atrações por si só.

1. La Bombonera, em Buenos Aires

.
La Bombonera, em Buenos Aires - Divulgação

O mítico estádio do Boca Juniors, time de coração do Maradona, é sem dúvida o mais popular entre os turistas. No histórico bairro de La Boca, não é difícil entender o motivo pelo qual La Bombonera ganhou este apelido. Ele de fato se parece com uma caixa de bombons, com arquibancadas em ângulo fechado em relação ao campo, provocando uma acústica capaz de desnortear os adversários. Ganhar do Boca em casa foi façanha histórica do Santos de Pelé, em 1963, numa final de Libertadores. Mas o saldo pró-clube argentino em jogos oficiais é muito favorável: 31 vitórias contra 7 dos brasileiros, a última foi do Corinthians, em julho de 2022, pelas oitavas de final da Libertadores, decidida nos pênaltis após empate no tempo regulamentar.

Criar este "efeito caldeirão" foi justamente a ideia do arquiteto Viktor Sulčič ao projetar o estádio, inaugurado em 1940. Já os murais que cobrem o exterior do prédio são bem mais recentes, de 1997. Neles, os artistas Pérez Celis y Rómulo Macció contam a história do time e também do bairro de La Boca, que aliás é outro motivo para o estádio ser tão visitado. O Caminito, aquela pitoresca ruela colorida, está a uma caminhada de nem 10 minutos de distância.

Conseguir ver um jogo na Bombonera é difícil, já que os sócios detêm praticamente todos os passes para a temporada. Já as visitas guiadas no interior do estádio, passando por arquibancadas, vestiários e tribunas, estão momentaneamente suspensas. A boa notícia é que La Bombonera tem um museu bacana, o Museo de la Pasión Boquense, que conta a história do clube e de seus craques em exibições multimídia. Sim, há uma seção dedicada ao saudoso Maradona, que sempre teve camarote cativo em seu estádio do coração.

Onde fica: Brandsen, 805, no bairro de La Boca. Dá para ir andando a partir do Caminito.

Como visitar: O Museo de la Pasión Boquense abre diariamente das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h30) . Os ingressos podem ser comprados no local. Agências de viagem também oferecem tours temáticos de futebol em Buenos Aires, combinando os estádios do Boca com o do River Plate, o El Monumental.

.
El Monumental de Nuñez, em Buenos Aires - Divulgação

2. El Monumental de Nuñez, em Buenos Aires

Se a eterna disputa entre Boca Juniors e River Plate pudesse ser decidida pelo tamanho do estádio, certamente o time de Belgrano levaria a melhor. O El Monumental, estádio do River, que já era quase um Maracanã, acaba de ser renovado e ampliado. Resultado: passou de 72 mil para 84.567 lugares, se tornando o maior da América do Sul inteira. A renovação anterior havia sido em 1978 para sediar a Copa do Mundo que rendeu ao país sua primeira taça.

Em termos de estrutura para visitas, a do Monumental também é muito elogiada, a começar pelo Museo River, um belo espaço de 3.500 m², que conta a história do River e da Argentina de uma forma interativa e tecnológica, incluindo um cinema 360º. Além disso, há duas modalidades de visitas guiadas. A completa (estadio-tour full) contempla vestiários, o novo túnel único e até mesmo pisar no gramado, mas não acontece em dias de jogo e também pode ser cancelada por conta das obras que seguem acontecendo no estádio. Já a expressa (estadio-tour express) acessa o campo pelo túnel único ou pela plateia baixa.

Onde fica: Av. Figueroa Alcorta 7597, em Belgrano. Mais distante do circuito turístico, o Monumental está a 13km do centro de Buenos Aires, mas é fácil chegar, seja de táxi, metrô ou mesmo ônibus.

Como visitar: O estádio está aberto para visitação diariamente das 10h às 19h, com bilheteria aberta até as 17h45. Os últimos tours são às 17h (full) e às 17h30 (express). Os ingressos também podem ser adquiridos online.

.
Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba - Divulgação

3. Estádio Mario Alberto Kempes, em Córdoba

Construído para abrigar jogos da Copa do Mundo de 1978, o maior estádio da segunda maior cidade argentina era então conhecido como Estádio Olímpico de Córdoba. O nome mudou para homenagear o craque daquele primeiro título mundial, mas o estádio continua sendo o segundo maior do país, com capacidade para 57 mil torcedores. Por conta de seu gigantismo, acabou virando a casa do Clube Atlético Talleres, cujo estádio principal, o La Boutique, ficou pequeno.

Até pelo fato de não pertencer a um único clube, o estádio abriga um museu que extrapola a história de um time só e até mesmo a do futebol em si. O Museo Provincial del Deporte é uma bela surpresa para quem ama esporte, guardando mais de 200 relíquias esportivas relacionadas ao estado de Córdoba e também a outras partes do país. São preciosidades como uma camisa usada por Maradona, o carro de Oscar Cabalén e relíquias olímpicas. Além disso, é possível fazer uma visita guiada gratuita ao estádio, incluindo campo e vestuários.

Além do estádio, Córdoba vale a visita. A segunda maior cidade da Argentina é uma capital repleta de história, cultura e gastronomia requintada, e cercada por belezas naturais dessa surpreendente província de mesmo nome. O melhor aqui é fazer turismo de aventura no Valle de Punilla, ver flamingos na Laguna Mar Chiquita, curtir o clima de serra no Valle de Calamuchita e até mesmo ver pinturas rupestres, rochas multicoloridas e impressionantes salinas no norte da província. Córdoba é também uma das capitais do golfe na Argentina.

Onde fica: Av. Cárcano s/n. O estádio fica a cerca de 10 km do centro de Córdoba, mas é facilmente acessível por táxi e até mesmo ônibus de linha.

Como visitar: O museu abre de terça a domingo e feriados, das 10h às 13h e das 14h às 18h. Para marcar uma visita guiada gratuita ao estádio é preciso preencher um formulário online.

.
Estadio Único Madre de Ciudades - Divulgação

4. Estádio Único Madre de Ciudades, em Santiago del Estero

Santiago del Estero foi a primeira cidade fundada pelos espanhóis no território onde hoje é a Argentina, em 1553. Agora, abriga o mais novo e tecnológico estádio argentino. O Estadio Único Madre de Ciudades, inaugurado em março de 2021, tem capacidade para 29 mil pessoas sentadas e é hoje um dos mais lindos do país, com telas gigantescas, iluminação de led de última geração, bem ao estilo dos novos estádios europeus.

Como um disco voador futurista estacionado às margens do Rio Dulce e guardado por uma grande estátua de Maradona, o estádio é uma atração turística mesmo quando não há jogos. Há um belo restaurante/bar que serve boa gastronomia a preços justos e com vistas panorâmicas para o gramado. Há ainda um museu super moderno, com atividades interativas, como simulador de pênaltis. A entrada no museu é gratuita, assim como a visita guiada pelo estádio.

A província de Santiago del Estero já é uma velha conhecida dos amantes do esporte. Cerca de uma hora de carro da capital está Termas de Río Hondo, cidade famosa pelo único autódromo da América do Sul a receber, desde 2014, uma das 21 etapas do MotoGP. E mesmo quando a festa do MotoGP acaba, os motores continuam sendo uma grande atração em Río Hondo. Dentro do Autódromo e com belas vistas para o circuito, o Museo del Automóvil tem três pisos repletos de preciosidades automobilísticas. Além disso, Termas de Río Hondo é famosa por seus complexos termais –não faltam por ali piscinas, spas e parques aquáticos, sejam nos hotéis ou fora deles.

Onde fica: O estádio fica na zona norte da cidade, às margens do Rio Dulce, com fácil acesso a partir do centro da cidade.

Como visitar: O estádio abre de terça a domingo. As visitas guiadas e o museu funcionam das 9h às 13h e das 16h às 20h, por ordem de chegada. Já o bar/restaurante abre das 9h à 1h. É possível reservar online.

5. Estádio Malvinas Argentinas, em Mendoza

A capital do vinho argentino tem também um estádio cheio de história. Construído para a Copa de 1978, o Malvinas Argentinas foi palco de grandes partidas. Com capacidade para 45 mil torcedores, foi reformado em 2011 para a Copa América. Essa e outras histórias são conhecidas durante o passeio guiado gratuito que visita o campo, quadras auxiliares, vestiários, arquibancadas, salas de conferência e salas de imprensa.

Onde fica: Bajada del Cerro, s/n. O estádio fica a oeste da cidade, próximo ao Parque General San Martín.

Como visitar: As visitas guiadas pelo estádio acontecem de segunda à sexta às 9h, 10h, 12h e 14h. Não precisa de reserva, mas pode estar sujeita a espera.

SERVIÇO

Documentação

Para entrar na Argentina, brasileiros devem apenas apresentar uma cédula de identidade válida (RG) ou então o passaporte internacional também válido. O período de permanência no país não deve ultrapassar 3 meses.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha