Descrição de chapéu férias

Visitante fica cara a cara com as baleias em Península Valdés, na Argentina

Localizada na província de Chubut, região é um dos melhores lugares do mundo para se observar os animais que chegam no mês de junho e ficam até dezembro; pinguins, golfinhos, toninhas, orcas, leões, lobos e elefantes-marinhos, além de diversas espécies de aves, completam a lista de atrações

Baleias francas são as principais atrações na Península Valdés

Baleias francas são as principais atrações na Península Valdés Visit Argentina/Divulgação

Valdés é uma península circular de 360 mil hectares que avança mais de 100 km no Oceano Atlântico. Seus quase 400 km de litoral repletos de penhascos rochosos e falésias abrigam baías rasas, lagoas e pequenas ilhas, ambiente perfeito para a reprodução das visitantes mais ilustres e esperadas do ano: as baleias francas austrais, estrelas da temporada que começa em junho e se estende até dezembro.

Localizado na província de Chubut, esse pedaço da Patagônia argentina é classificado como Área Natural Protegida e, desde 1999, Patrimônio Natural da Unesco. O lugar recebe anualmente mais de mil exemplares desses animais dóceis e curiosos que atingem 17 metros de comprimento pesando até 40 toneladas. Elas começam a chegar ainda em maio e, a partir de junho, acasalam, dão à luz, amamentam os filhotes e ainda se exibem com saltos cinematográficos para uma plateia nada menos que encantada.

​A geografia de Valdés é perfeita para as baleias francas. O golfo ao sul da península, o Nuevo, tem águas calmas, formando um bem abrigado berçário para as visitantes vindas das águas gélidas da Antártida. E parece ter sido feito sob medida também para a observação desses animais. O avistamento é garantido e, muitas vezes, feito bem de perto para quem está a bordo das muitas embarcações que partem de Puerto Pirámides.

Essas excursões de barco podem ser contratadas em Puerto Madryn, cidade de 120 mil habitantes localizada a 1.300 km ao sul de Buenos Aires, considerada a porta de entrada para a Península Valdés e onde está a maioria dos hotéis da região. Os pacotes incluem o transporte até Puerto Pirámides, localizado a uma hora dali.

As baleias se sentem tão seguras em Nuevo Golfo que chegam a se aproximar da costa, o que faz de algumas praias de Puerto Pirámides e de Puerto Madryn pontos de observação em terra, coisa rara no mundo. O melhor lugar para vê-las desde a costa é a Playa El Doradillo, a apenas 13 km de Puerto Madryn – ou seja, se quiser avistar baleias aqui, basta pegar um táxi.

Lobos e leões-marinhos observados durante passeio de barco na Península Valdés
Lobos e leões-marinhos observados durante passeio de barco na Península Valdés - Divulgação

Coadjuvantes de respeito

As baleias são as estrelas do pedaço, mas há muitos animais impressionantes nesse santuário, como pinguins, golfinhos, toninhas, orcas, leões, lobos e elefantes marinhos, além de uma grande diversidade de aves. Cada espécie se abriga em um lugar específico e a observação se dá ao longo das diferentes épocas do ano. Para avistar a maioria deles, a dica é planejar a visita entre setembro e dezembro – confira o calendário com os melhores meses para observação de cada uma das espécies no final da reportagem.

É importante ressaltar que as distâncias na província de Chubut são enormes e que esses locais de observação se estendem do norte da Península Valdés até a costa, bem ao sul de Puerto Madryn. Ou seja, quem quiser ver tudo que a região oferece vai precisar de tempo e disposição para rodar um bocado de carro. Também vale lembrar que a fauna e a flora locais devem ser respeitadas, o que significa manter uma distância segura e evitar tocar ou segurar os animais, não acender fogueiras e tampouco deixar qualquer tipo de resíduo ou lixo para trás nas áreas preservadas.

Pinguins podem ser observados de setembro a abril principalmente ao sul de Puerto Madryn
Pinguins podem ser observados de setembro a abril principalmente ao sul de Puerto Madryn - Divulgação

Onde os pinguins passam férias

Um dos passeios mais distantes também é um dos mais incríveis. A 171 km ao sul de Puerto Madryn, Punta Tombo abriga a maior colônia continental de pinguins-de-magalhães, que chegam para se reproduzir nos meses mais quentes do ano. No auge da temporada, que vai de setembro a abril, esta "pinguinera" pode concentrar 400 mil aves numa área costeira de 3 km de extensão por 600 m de largura.

Os turistas começam a visita pelo centro de visitantes, que tem um pequeno museu e onde os guias dão explicações sobre os hábitos dos animais. Depois, são 3,5 km de passarelas ao longo da praia com vários mirantes no trajeto. A visita costuma durar cerca de três horas, praticamente o mesmo tempo que se leva no traslado desde Puerto Madryn.

As toninhas acompanham os barcos e dão o ar da graça o ano inteiro
As toninhas acompanham os barcos e dão o ar da graça o ano inteiro - Divulgação

Por esse motivo, as agências de turismo de Puerto Madryn combinam a visita à pinguinera com outras atrações. Uma das opções é fazer um pit stop em Puerto Rawson, no meio do caminho, e dali pegar um barco para encontrar outra fofura local: as toninhas overal. Também conhecidas como golfinhos-de-commerson, elas são endêmicas e por isso dão o ar da graça o ano inteiro.

Lobos e leões-marinhos se acomodam em grandes grupos em Caleta Valdés
Lobos e leões-marinhos se acomodam em grandes grupos em Caleta Valdés - Divulgação

Entre lobos, leões e elefantes

O safári marinho não estaria completo sem uma visita a três outros típicos habitantes que costumam a passar o ano inteiro em Península Valdés: os leões, lobos e elefantes marinhos. A dica é procurar uma das muitas agências de Puerto Madryn e contratar uma excursão de dia inteiro, ideal para se ter um amplo panorama dos animais da região.

Entre junho e dezembro, além da obrigatória parada em Puerto Pirámides por conta das baleias, o roteiro inclui Caleta Valdés, no centro da península, onde é possível avistar leões, lobos e elefantes marinhos do alto dos mirantes. Quem for entre setembro e março tem direito a bônus, já uma agitada colônia de pinguins costuma se formar ali nessa época.

De maio a outubro, Punta Delgada oferece um espetáculo promovido pelos elefantes-marinhos
De maio a outubro, Punta Delgada oferece um espetáculo promovido pelos elefantes-marinhos - Divulgação

A partir daí, o roteiro varia de acordo com a época do ano, rumando para o norte ou para o sul. De outubro a abril, por exemplo, o destino é Punta Norte, local que acolhe leões, lobos e elefantes marinhos e, com sorte, até mesmo as temíveis orcas. De maio a outubro, é o inverso, com Punta Delgada, no sul, abrigando colônias de elefantes-marinhos. Mergulhar com os lobos-marinhos também é outra atividade imperdível na região.

Para quem ainda quiser mais, a apenas 17 km ao sul de Puerto Madryn, fica Punta Loma, onde há uma colônia de lobos e leões-marinhos com mirantes gratuitos e abertos o ano inteiro.

Parque dos dinossauros

Além de ser santuário natural, esse pedaço de Chubut guarda uma cultura única. A região foi povoada por imigrantes galeses no século 19 e há marcas dessa colonização até hoje. Para saber mais sobre essa história, vale visitar Gaiman, pequena cidade histórica a 80 km de Puerto Madryn, e onde as casas de chá ainda são uma tradição. A mais famosa é a Ty Te Caerdydd, que recebeu Lady Diana em 1995, então princesa de Gales.

Depois de Gaiman, colonos galeses fundaram Trelew, a apenas 17 km dali. A cidade é o centro econômico da região e onde está o aeroporto que recebe mais movimentado.

Museo Paleontológico Egidio Feruglio guarda fósseis de 15 dinossauros patagônicos
Museo Paleontológico Egidio Feruglio guarda fósseis de 15 dinossauros patagônicos - Divulgação

Trelew manteve pouco de suas raízes galesas, mas os turistas a visitam por outro motivo. É ali que está o Museo Paleontológico Egidio Feruglio (MEF), uma importante instituição dedicada à pesquisa e ao estudo de animais pré-históricos. O museu guarda fósseis de 15 dinossauros patagônicos, entre eles o Patagotitan mayoran, maior estrela do MEF. Da família dos titanossauros, ele media 40 metros de comprimento e tinha quase 8 de altura. Seus mais de 180 ossos foram encontrados em 2013 em excelente estado de preservação numa fazenda próxima, mas o esqueleto completo ainda aguarda a conclusão de uma nova ala do museu para abrigá-lo por inteiro. Enquanto isso, a tecnologia dá conta do recado. Imersiva, uma experiência em 3D ajuda a colocar o visitante lado a lado com o gigante e a vivenciar como era o mundo no tempo em que os dinossauros caminhavam pela Terra.

>>> Mais informações em Visit Argentina