As rodovias sempre foram a espinha dorsal do Grupo CCR. Em 1999, acionistas que detinham participações nas concessionárias NovaDutra, ViaLagos, RodoNorte, AutoBAn e Ponte S.A. se uniram para formar o Grupo CCR. Hoje, o Grupo é responsável pela administração de 3.735 km de rodovias e sistemas viários em São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul e agora se prepara para disputar perto de 8.000 km de concessões de rodovias até o final de 2021.
O governo federal já anunciou que pretende leiloar sete trechos de rodovias em estados como Pará, Tocantins e Goiás. Outros oito editais estão previstos para o período. "Há um grande interesse em novas concessões", afirma Eduardo de Toledo, vice-presidente de gestão corporativa da CCR.
Em São Paulo, estado onde a CCR acumula reconhecimento e índices de excelência em segurança, sustentabilidade e conforto graças a altos investimentos em infraestrutura, está prevista uma séria de novas concessões, como o lote Rodovias do Litoral Paulista, que prevê investimentos de R$ 3 bilhões em obras e outros R$ 2,8 bilhões para operação e implantação de serviços em trechos de rodovias que cruzam o litoral do Estado. Os investimentos irão melhorar os acessos ao Porto de Santos e facilitar os deslocamentos nessas regiões.
Uma média de 2,7 milhões de veículos equivalentes passaram por dia nos pedágios das vias sob gestão do Grupo CCR, nos nove primeiros meses de 2019. Graças aos investimentos em tecnologia e na manutenção das rodovias, o índice de acidentes nas estradas administradas pela CCR tem caído de forma significativa ano a ano.
O número de acidentes fatais teve redução de 50% desde 2010. Equipes de resgate rápidas e muito bem preparadas, além de uma infraestrutura de apoio completa e moderna, contribuem para o bom desempenho em segurança. Asfalto de melhor qualidade, otimizado para cada rodovia, também faz parte da lista de itens que a CCR emprega.
Atenta ao que há de mais inovador no mundo, a empresa adota ou se prepara para usar cada vez mais nas estradas sob sua concessão tecnologias que integram o conceito de rodovias inteligentes. O uso de big data (dados colhidos em larga escala e analisados), por exemplo, será usado mais intensamente para oferecer novos serviços aos usuários das rodovias.
Uma das soluções em estudo pela CCR EngelogTec, empresa de tecnologia do Grupo, é o uso da inteligência artificial juntamente com a fibra ótica para monitorar eventuais anormalidades nas rodovias.
Com essa tecnologia, cabos de fibra ótica enviarão aos Centros de Controle Operacionais das concessionárias informações originadas pela oscilação na frequência normal de vibração da rodovia, o que indica uma anormalidade, como uma obstrução da pista ou até mesmo um acidente, possibilitando uma resposta mais rápida.
Tudo isso oferece aos motoristas mais conforto e segurança.