O CAMINHO DA CIDADANIA

Ensinar alunos da rede pública sobre segurança no trânsito, prestar atendimento de saúde e bem-estar a caminhoneiros, apoiar o esporte e disseminar conhecimento a moradores de centenas de cidades brasileiras.

Em seus 20 anos de existência, o Grupo CCR sempre teve como objetivo fortalecer as comunidades das regiões onde atua, com programas permanentes voltados à saúde, à segurança viária e à cidadania, além de apoiar projetos nas áreas de educação, cultura, esporte e meio ambiente.

"O Instituto CCR foi criado com a missão de qualificar e estruturar o gerenciamento de projetos de responsabilidade social apoiados pelo Grupo CCR, por meio de uma gestão especializada, ampliando a transparência no uso dos recursos. O orgulho pelas realizações é grande, mas não maior do que a vontade de desempenhar esse papel, acreditando numa sociedade melhor", disse Marina Mattaraia, diretora do Instituto CCR.

Com a criação do Instituto CCR, em 2014, a empresa ampliou investimentos nessas áreas e passou a fazer chamamentos públicos, por meio de editais, para financiar projetos de fomento à produção cultural nas grandes e pequenas cidades, principalmente no interior, via lei de incentivo à cultura.

No edital de 2019, o quarto desde a criação do instituto, a disputa foi acirrada: houve 775 projetos inscritos em 286 municípios brasileiros. Desses, 17 foram selecionados e receberão até R$ 300 mil cada, via lei de incentivo à cultura. No total, o Instituto CCR destinará aos projetos cerca de R$ 3,9 milhões.

"Foi uma vitória ter uma empresa como a CCR reconhecendo a importância do nosso trabalho e valorizando a cultura afro-brasileira", diz Biza Vianna, diretora-geral do Centro Afro Carioca de Cinema, selecionado pelo Instituto CCR com o projeto "11º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul - Brasil, África e Caribe". O centro realiza oficinas, debates e mostra de filmes tendo o negro como protagonista. "Com a ajuda da CCR, iremos levar o nosso projeto a várias cidades do Rio", diz Vianna.

O edital do Instituto CCR também impulsionou o Projeto Jovens Músicos, idealizado pela Associação Amigos da Música de Piracicaba, selecionado no 2º edital do Instituto CCR, em 2017. "Conseguimos abrir mais vagas para alunos da região por conta do financiamento", afirma Anderson Oliveira, maestro da Orquestra Filarmônica de Piracicaba. O projeto atende 330 crianças e jovens, muitos em situação de vulnerabilidade, com ensino gratuito de instrumentos de orquestra, canto coral e iniciação musical.

Além dos editais voltados à cultura, o Instituto CCR apoia projetos por meio da lei de incentivo ao esporte, da Lei do Idoso, do Fundo Muncipal da Criança e do Adolescente, entre outras iniciativas. Possui ainda dois programas permanentes voltados à educação e à saúde. Um deles, o Estrada para a Saúde, oferece atendimento, como exame de acuidade visual, teste de glicemia e medição de índice de massa corporal e de pressão arterial, a caminhoneiros. Já beneficiou mais de 266 mil profissionais.

O outro é o Caminhos para a Cidadania, criado em 2002, destinado a estudantes dos 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede pública. No total, 3,4 milhões de crianças de 113 municípios brasileiros já tiveram aulas sobre segurança no trânsito e cidadania.

Espaço Pago
Espaço pago