O consenso é geral: assegurar transporte público de qualidade é essencial para o bem-estar dos moradores dos grandes centros urbanos. O Brasil, porém, tem um deficit enorme em relação ao transporte sobre trilhos e, por isso, as parcerias com a iniciativa privada têm grande potencial de crescimento.
Em 2006, a Concessionária ViaQuatro e o governo do estado de São Paulo fecharam a primeira PPP (Parceria Público-Privada) do país. Desde então, as PPPs se disseminaram país afora nas mais diversas áreas.
Em São Paulo, o Grupo CCR, por meio da CCR Mobilidade, tem interesse nas concessões das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Ainda não há previsão de data para a publicação dos editais.
O transporte de passageiros sobre trilhos em longas distâncias, como o Trem Inter Cidades (TIC) Água Branca - Campinas e o TIC Rio Grande da Serra - Santos, também é outro foco de atenção da companhia.
Além de São Paulo, estão previstas concessões federais de trens urbanos de passageiros, como os da Trensurb (Porto Alegre) e da CBTU (que opera em Belo Horizonte, João Pessoa, Maceió, Natal e Recife).
"A mobilidade urbana é uma questão, obviamente, muito importante para o Brasil atual, e a CCR, claramente, tem nessa área um dos seus principais focos de crescimento", afirma Eduardo de Toledo, vice-presidente de Gestão Corporativa do Grupo CCR.
TECNOLOGIA
Nas quatro linhas de metrô em que opera em São Paulo e em Salvador, no VLT Carioca e no sistema de barcas, o Grupo CCR se destaca pelos investimentos em inovação, em tecnologia e na qualificação da equipe.
Cerca de 2 milhões de passageiros utilizam diariamente os equipamentos de mobilidade urbana administrados pelo Grupo CCR. Para possibilitar viagens cada vez mais confortáveis e seguras, a empresa busca soluções a partir de sugestões de usuários, de ideias dos colaboradores e de produtos e sistemas desenvolvidos pela CCR EngelogTec, unidade de tecnologia do grupo.
O Grupo CCR afirma estar atento também às novas necessidades de conectividade e na forma como as pessoas se deslocam pela cidade, cada vez mais com auxílio de celulares. Em 2019, a Quicko, startup de mobilidade que utiliza big data e recebe aporte de recursos do Grupo CCR, lançou um aplicativo que permite traçar rotas usando os diversos meios de transporte disponíveis, levando em consideração tempo de viagem, custo e conforto.