Segmento aeroportuário busca ampliar negócios no Brasil e no exterior

Divulgação BH Airport
Vista aérea do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, o quinto maior do país

A CCR Aeroportos, divisão que reúne as empresas do segmento aeroportuário, é a primeira do Grupo CCR com portfólio de negócios fora do Brasil. E prepara-se para novas fronteiras em 2020. Há negócios na mira no Brasil e em outros países, especialmente nos Estados Unidos.

Além das novas rodadas de concessões do governo brasileiro, que planeja passar para a administração privada 22 aeroportos em 2020 e 15 em 2022, também está no radar da empresa a construção de um novo aeroporto em São Paulo, previsto no Plano Aeroviário Nacional de 2018.

A CCR Aeroportos já tem uma área que poderá ser usada para a construção desse aeroporto, em Caieiras (a 42 km de São Paulo), mas as normas atuais ainda não permitem que a iniciativa privada construa um novo aeroporto para aviação comercial.

O novo aeroporto é imprescindível para São Paulo, porque não há como expandir Congonhas, e o aeroporto internacional de Guarulhos estará saturado até o final de sua concessão, em 2032.

Outra oportunidade de negócio é a construção do Aeroporto Indústria dentro dos limites do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (Minas Gerais), gerenciado pela BH Airport. O aeroporto é o quinto maior do país, com embarque ou desembarque de 11,3 milhões de passageiros e mais de 100 mil pousos e decolagens em 2019.

Em fase final de aprovação pela Receita Federal, o local poderá abrigar indústrias de alto valor agregado e prestadoras de serviços de diversos setores, que poderão importar, manufaturar e exportar produtos sem precisar sair do aeroporto, aumentando a competitividade das empresas nos mercados nacionais e internacionais.

"Sem dúvida, é um projeto que vai gerar emprego e renda para toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte", afirma Marcos Brandão, diretor-presidente da BH Airport.

Em relação à prestação de serviços aeroportuários, a tendência é a difusão de sistemas que automatizam os serviços de despacho de bagagens, check-in e checagem de passaportes a partir de tecnologias de reconhecimento facial. Atualmente já estão em funcionamento sistemas de monitoramento e controle a distância de equipamentos com elevadores e painéis de comunicação com os passageiros.

Fora do país, a CCR Aeroportos prospecta uma série de oportunidades. Um dos mercados estratégicos é o dos Estados Unidos, com foco nos aeroportos com movimentação de até 5 milhões de passageiros por ano.

Espaço Pago
Espaço pago