Inteligência artificial da 99 prevê crimes e reforça segurança de passageiras e motoristas

Ferramentas identificam possíveis assédios do momento da chamada até o fim da corrida, agem preventivamente e reduzem o número de ocorrências

A segurança de passageiros e motoristas sempre foi uma preocupação da 99, e agora ela ganha um reforço com a adoção de ferramentas de inteligência artificial lançadas para proteger especificamente as mulheres. São três IAs batizadas com nomes da mitologia grega: Pítia (sacerdotisa que previa o futuro), Atena (deusa da sabedoria e inteligência) e Ártemis (deusa da caça).

Inteligências artificiais são programas de computador com capacidade de aprender sozinhos. São algoritmos que analisam banco de dados, cruzam variáveis em busca de padrões e atribuem um significado a essas descobertas.

As IAs da 99, portanto, conseguem prever possíveis ocorrências de segurança e agir preventivamente antes mesmo que elas aconteçam, protegendo passageiros e motoristas parceiros da plataforma.

Diretor de segurança da 99 explica os resultados obtidos com as ferramentas de IA

Pítia e Atena atuam antes de a corrida se iniciar. Quando uma passageira solicita a viagem pelo aplicativo, as duas IAs identificam situações de maior vulnerabilidade: viagens à noite, mais longas ou em regiões de bares, por exemplo.

As duas ferramentas ainda analisam motoristas que circulam próximos ao local da solicitação e atribuem uma nota a eles, levando em conta fatores como gênero, pontuação na plataforma e se há registros de reclamações.

Pítia, então, escolhe para a solicitante uma motorista mulher ou um condutor mais bem avaliado. Enquanto isso, Atena envia mensagens preventivas, de conscientização e dicas de como agir ao profissional indicado para atender ao chamado.

Para se ter uma ideia da sua efetividade, a ferramenta Pítia, testada por quatro meses, reduziu em mais de 45% as ocorrências de assédio sexual. Já Atena diminuiu em 17% o número desse mesmo tipo de ocorrência em apenas uma semana.

Após uma corrida ser finalizada, Ártemis entra em ação. Trata-se de uma tecnologia de combate ao assédio por meio do rastreamento de comentários. Essa ferramenta foi desenvolvida em parceria com a consultoria feminista “Think Eva” e rastreia palavras relacionadas a assédio sexual, que são deixadas nos comentários de passageiras, após as corridas.

“As ferramentas de inteligência artificial estão interconectadas, se complementam e garantem uma segurança maior das passageiras. Quanto mais essas ferramentas são usadas, mais assertivas elas ficam”

Thiago Hipólito, diretor de Segurança da 99

Essas três novas tecnologias se somam a outras 40, que têm como objetivo melhorar cada vez mais a segurança tanto para os clientes do aplicativo como para os motoristas antes, durante e depois de uma corrida. Segundo Hipólito, a inteligência artificial contribui para a evolução das ações voltadas à proteção das pessoas.

De acordo com o executivo, a 99 desenvolve diversas ações e ferramentas para aprimorar a segurança desde 2017. A partir de 2018, a prática ganhou maior robustez e começou a agregar tecnologias mais modernas, como a inteligência artificial.

A IA permite que sistemas tomem decisões de forma precisa, com base em dados digitais. Ela multiplica a capacidade racional do ser humano de resolver problemas práticos. É uma tecnologia que aprende e consegue assimilar novos parâmetros para tomar melhores decisões. Um novo caso reportado vai servir de subsídio para as próximas decisões.

Mas nem tudo é tecnologia e máquina, o ser humano é fundamental no processo. Para isso, os casos também são analisados por pessoas do time de segurança da 99, que avaliam os que fazem sentido. Isso evita o chamado falso positivo.

Entenda como as ferramentas de inteligência artificial atuam antes, durante e depois das corridas

Pilar estratégico

“Evoluímos. A segurança é parte da estratégia da empresa. Um dos nossos principais pilares. É fundamental para a sustentação do negócio, para o futuro. Nosso objetivo é garantir um serviço cada vez mais seguro e confiável”, diz o diretor.

Só no setor, a 99 investiu mais de R$ 35 milhões no ano passado, com iniciativas inovadoras e únicas. Esse pilar da empresa já conta com mais de 150 pessoas voltadas exclusivamente para essa área, entre especialistas de segurança nas corridas e segurança pública, desenvolvedores de tecnologia, engenheiros de dados, psicólogos e atendentes, que prestam acolhimento humanizado.

“É um time bem completo e complexo, com muito conhecimento para prestar o melhor serviço aos usuários”, conta Hipólito. A 99 também mantém relação com as polícias Civil e Militar para colaborar quando necessário.

Os resultados das ações e o investimento contínuo em proteção já são visíveis. A empresa conseguiu reduzir a incidência dos chamados casos críticos em 75% nos dois últimos anos.

Aprovação

Quem utiliza o aplicativo da 99 para as corridas sente os benefícios dos investimentos em segurança. A gestora cultural Mônica Angélica Ferreira só usa a plataforma 99 para suas viagens em razão dos recursos de proteção oferecidos.

“A gente se sente mais segura e também cada vez mais fiel ao aplicativo”

Mônica Angélica Ferreira, que utiliza o aplicativo da 99

Mônica Angélica Ferreira, que utiliza o aplicativo da 99
Mônica Angélica Ferreira, que utiliza o aplicativo da 99 - Arquivo pessoal

Ela apontou também como muito importante o respeito às regras sanitárias devido à pandemia, como o uso de máscaras e a higiene dos carros. Além disso, conta que nunca teve problema em embarcar com seu cachorro shitsu, que fica no seu colo durante toda a viagem.

Já a assistente administrativa Letícia Fernandes Batista usa somente a 99 desde 2018 e aponta o uso de câmeras dentro dos veículos como um dos fatores que geram mais segurança na viagem. “Uso o aplicativo em viagens em que estou sozinha ou com meus filhos. Nunca tive problemas. A câmera aumenta a sensação de segurança.”

Letícia Fernandes Batista, que utiliza o aplicativo da 99
Letícia Fernandes Batista, que utiliza o aplicativo da 99 - Arquivo pessoal

Selo de Segurança

As inteligências artificiais fazem parte de uma série de medidas da 99 para promover segurança feminina, como o 99 Mulher, ferramenta que permite a motoristas mulheres escolher transportar apenas passageiras; a Gravação de Áudio e o Compartilhamento de Rota.

No ano passado, a 99 obteve ainda o Selo de Segurança da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). É a única empresa do setor que tem essa certificação. Ele atesta que a empresa realiza de maneira adequada o mapeamento de riscos e prevenção contra possíveis ocorrências, além de usar tecnologias avançadas para oferecer mais proteção para motoristas e passageiros.

Foram avaliados os três momentos da corrida: antes, durante e depois. Também foram checados os processos documentados e como ocorre a interligação entre as áreas. Tudo com base em referências internacionais.

LEIA MAIS:

Tecnologia age para eliminar riscos a motoristas

Entenda como funcionam algumas IAs da 99