A pandemia de Covid-19 impulsionou de vez o comércio eletrônico no Brasil, que cresceu 68% no ano passado. Mais de 13 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez e 83% afirmam que vão continuar comprando.
Estar no mundo digital praticamente deixou de ser uma opção para o varejista e virou uma necessidade.
Assim como virou necessidade compreender o que quer o cliente, interagir com ele, garantir que tenha uma excelente experiência em sua compra e volte. Para isso, a tecnologia tem um enorme papel.
Esse foi o tema principal do segundo podcast da série A Tecnologia no Próximo Nível, iniciativa da Embratel em parceria com o Estúdio Folha.
A conversa reuniu Devanil Rueda, gerente de tecnologia e inovação da Embratel, Ana Helena Szasz Barone, head de restaurantes do Rappi Brasil, e Maurício Morgado, coordenador do Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP.
"O varejo tinha um caminho traçado para entrar na jornada digital, mas de repente aconteceu a aceleração, com a pandemia, e todos tiveram que entrar rápido, muitos sem estar preparados", afirmou Ana Helena.
"A maior dificuldade para o varejista hoje é entender cada perfil de cliente e, assim, ser mais assertivo. Isso é possível com dados, mas é necessário trabalhar esses dados de forma organizada, para poder entregar uma boa experiência de compra", disse Rueda.
Para Maurício Morgado, uma melhor interação entre varejista e cliente levará a um crescimento ainda maior do comércio eletrônico. "Há um potencial grande de crescimento em todos os setores. Basta buscar interações com os consumidores de forma personalizada que o ecommerce vai conseguir vender o que quiser", afirmou.
Clique para ouvir o podcast A Jornada Digital do Varejo, segundo episódio da série A Tecnologia no Próximo Nível