Descrição de chapéu pirataria

Estúdio Folha é premiado por série 'Caminhos Proibidos', que aborda contrabando

Ateliê de conteúdo patrocinado produziu documentário mostrando aspectos financeiros e tributários e os entraves na fiscalização

São Paulo

O Estúdio Folha, ateliê de conteúdo patrocinado da Folha, é um dos vencedores do Prêmio Nacional de Combate à Pirataria 2023 pela produção da série documental "Caminhos Proibidos", que trata das rotas pelas quais produtos contrabandeados chegam ao Brasil, seus efeitos econômicos e as dificuldades de fiscalização.

Entregue nesta quinta-feira (18), em Brasília, o prêmio é concedido pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria, ligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, a acadêmicos e a organizações públicas e privadas que se destacaram no combate à pirataria.

Agentes da Polícia Federal
Agentes da Polícia Federal e da Receita Federal durante operação para apreender cigarros contrabandeados em Foz do Iguaçu - Lalo de Almeida/Folhapress

A série "Caminhos Proibidos" foi ao ar em outubro de 2023. São três episódios de 15 minutos, apresentados e dirigidos pelo jornalista César Galvão, que atuou em veículos do grupo Globo e se especializou na cobertura de segurança pública.

Ele acompanhou o trabalho de agentes de fiscalização das fronteiras, mostrou as novas rotas de entrada de mercadorias e tratou da facilidade com que produtos contrabandeados e pirateados chegam ao país.

A equipe do Estúdio Folha é independente da Redação da Folha e todo o conteúdo produzido pelo ateliê é identificado e leva também o nome do patrocinador.

"Utilizamos o rigor, a experiência e a qualidade da Folha para produzir conteúdos relevantes para as marcas. Para permitir que possam falar de uma forma mais direta com seu público. O caso da série ‘Caminhos Proibidos’ é um exemplo disso", afirma Vaguinaldo Marinheiro, diretor do Estúdio Folha.

A série sobre contrabando foi produzida em parceira com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP), associação civil que se dedica ao tema, e a FSB Comunicação.