É seguro pagar e receber dinheiro pelo WhatsApp? Tire suas dúvidas

Confira 10 perguntas e respostas sobre segurança nos pagamentos pelo aplicativo de mensagens

Mulher negra com roupa amarela segura aparelho de celular em mãos

Aplicativo WhatsApp permite enviar ou receber dinheiro de forma segura Getty Images/iStockphoto

Enviar ou receber dinheiro pelo WhatsApp é seguro, prático e sem taxas. A transferência é feita diretamente na conversa, como acontece com o envio de um documento ou de uma foto. Para realizar a ação, o remetente e o destinatário precisam se cadastrar no Facebook Pay, habilitar a função no WhatsApp e adicionar uma forma de pagamento. São aceitos cartões débito, pré-pago (single message ou modalidade débito) ou múltiplo - com a função débito emitido por um dos bancos participantes do serviço.

Mas o sistema é seguro? A resposta é sim. O serviço de pagamento pelo WhatsApp conta com várias camadas de segurança que protegem os dados do cartão e as transações.

Confira 10 perguntas e respostas sobre segurança no WhatsApp para tirar suas dúvidas.

1. É seguro fazer transferências pelo WhatsApp?

Sim. O serviço foi desenvolvido com vários níveis de segurança e privacidade. O armazenamento avançado de dados tem diversas camadas de proteção, feitas por diferentes tecnologias. A criptografia entre seu celular e os servidores do WhatsApp protege as informações de pagamentos. Seus dados não são compartilhados com quem recebe o dinheiro, apenas com as instituições financeiras responsáveis pela transação. Um código numérico (PIN) e a biometria do celular dão ainda mais proteção para as transações. O WhatsApp não recebe, transfere ou armazena o dinheiro. Além disso, antes da confirmação do cadastro do cartão, o banco executa um duplo fator de autenticação via SMS, aplicativo do banco, e-mail ou call center para concluir o processo de cadastro.

2. Por que é preciso criar um código PIN no Facebook Pay?

Ao se cadastrar no Facebook Pay, você precisa criar um PIN (código numérico) de seis dígitos, usado também para validar cada transação. O PIN é o recurso usado para confirmar sua identidade, manter a segurança do acesso e das movimentações e evitar fraudes. Você pode também usar a biometria do celular, como a impressão digital, o Touch ID ou o Face ID.

3. Como as informações dos pagamentos são protegidas?

Toda transferência feita no WhatsApp é protegida por soluções de tecnologia. Uma delas é a tokenização da Mastercard, que transforma os 16 dígitos do cartão de débito em um número alternativo e exclusivo, o token. Isso aumenta a segurança do armazenamento dos dados pelo Facebook Pay e a autenticação dos pagamentos junto às instituições financeiras. As informações dos pagamentos são ainda protegidas por criptografia entre seu celular e os servidores do WhatsApp.

4. Os dados do cartão ficam armazenados nos servidores do Facebook?

Não. Quando o número do cartão é substituído por um token, será esse token que fica armazenado no Facebook Pay e não os dados do cartão. Cada cartão conta com um token exclusivo para o serviço de pagamentos. Ou seja, ele não funciona fora do aplicativo de mensagens. O uso de tokens garante um nível maior de segurança para o consumidor.

5. Qual a importância de receber a verificação do cartão por SMS ou pelo app do banco?

Quando o usuário adiciona um cartão no Facebook Pay, é feita uma verificação pelo banco emissor para atestar que aquele cartão pertence mesmo à pessoa. Após a verificação do cartão, um código numérico é enviado por SMS, e-mail, pelo app do banco ou fornecido via call center. Esse é um passo obrigatório para completar o processo de registro e garante mais segurança ao sistema. O banco pode também emitir um SMS de confirmação quando você envia ou recebe um pagamento pelo WhatsApp.

6. É seguro fazer transferências em grupos de conversa?

Sim. Nas conversas em grupo, você pode enviar dinheiro para uma pessoa por vez. Mas os demais participantes do grupo também poderão ver o pagamento e o valor. Para que os outros membros do grupo não vejam o pagamento, você deve iniciar a transação em uma conversa individual.

7. Se meu celular for roubado ou perdido, outra pessoa pode ter acesso aos dados do cartão?

Em caso de perda ou roubo do aparelho, o recomendado é reativar a sua conta do WhatsApp o mais rápido possível em outro aparelho. Esse processo desativará o serviço de pagamento no WhatsApp do celular perdido e todos os dados. Ativar a biometria ou o sistema de senha numérica do celular impede o acesso aos dados do aparelho, já que a tela fica bloqueada.

8. É possível clonar meu WhatsApp para fazer transferências?

Para clonar o WhatsApp, o fraudador precisa ter seu número de telefone e conseguir o código de verificação, enviado por SMS quando o app é instalado. Só com esse código ele consegue usar o app em outro aparelho, porque o WhatsApp não permite que dois celulares tenham acesso à mesma conta. Para garantir uma camada extra de segurança, ative o recurso de confirmação em duas etapas, com um código de 6 dígitos que você escolhe. Assim, o fraudador precisará ter acesso a dois códigos: o de ativação do WhatsApp e o PIN da confirmação em duas etapas. Quando o WhatsApp é reinstalado em outro aparelho, as informações de pagamento não migram de forma automática. O serviço é desativado da conta, impedindo assim o acesso aos dados pelos criminosos.

9. Como posso checar os pagamentos realizados pelo WhatsApp?

Todas as transferências feitas pelo WhatsApp são registradas pelos bancos parceiros do serviço e você pode conferir cada movimentação. As transações são identificadas no extrato bancário como “FBPAY *WA” ou “FBPAY -W” e incluem o destinatário do dinheiro. O serviço também possui um histórico de movimentações, que mostra todos os valores que foram enviados e seus recebedores. Basta abrir as configurações do WhatsApp e tocar em Pagamentos para visualizar o histórico.

10. O que fazer para aumentar a proteção do WhatsApp?

Em primeiro lugar, mantenha habilitados todos os recursos de segurança oferecidos pelo WhatsApp, como a autenticação em duas etapas, que funciona para todas as operações realizadas no app. Nunca compartilhe com ninguém seu código de confirmação do WhatsApp enviado por SMS e o PIN do Facebook Pay. Não use um PIN óbvio, como “123456”. Se receber uma mensagem que parece suspeita, você pode bloquear e denunciar o número do telefone. Para isso, abra a conversa e toque em "Bloquear > Denunciar e bloquear". Certifique-se de que está usando a versão mais recente do WhatsApp e do sistema operacional do seu celular.

Central de ajuda do WhatsApp - Sobre a confirmação em duas etapas