O mundo dos negócios enfrenta atualmente uma afluência de inovações acompanhando as mudanças nas preferências do consumidor, a rápida transformação digital e as mudanças geopolÃticas. Para ajudar as empresas a evoluirem e impulsionarem seus negócios nesse cenário, a Mastercard expandiu seus serviços de consultoria para abranger também o ecossistema de cripto e ativos digitais. O mercado de criptoativos atrai cada vez mais os brasileiros, mas ainda são poucos os players que oferecem a seus clientes alternativas de realizar transações com moedas digitais e a Mastercard pode atuar para mudar esse cenário.
Por mais de duas décadas, a consultoria especializada e a análise de dados para geração de insights e tomada de decisões estratégicas têm sido parte fundamental dos compromissos com os clientes da Mastercard, seja projetando estratégias de pagamentos multi-rail ou aconselhando sobre oportunidades de governança de dados.
Com a consultoria, bancos, corretoras, fintechs e demais empresas financeiras podem contar com a Mastercard para traçar sua estratégia de entrada e posterior operação no ecossistema dos criptoativos.
"O mercado de criptoativos é relativamente novo e é natural que exista ainda alguma resistência dos bancos, porque não vemos a mesma regulamentação que há em outros meios. Mas, quando a conexão com esse ecossistema passa pela Mastercard, existe conforto e confiança, porque já operamos há muitos anos com altos padrões de segurança", afirma Rodrigo Villela, vice-presidente para dados e serviços da Mastercard.
O potencial do mercado cripto é grande. Segundo a pesquisa New Payments Index 2022, da Mastercard, 29% dos entrevistados em todo o mundo já têm algum tipo de investimento em criptomoedas e 65% manifestaram preferência por fazer transações com criptoativos nos bancos com os quais já têm relacionamento.
Os serviços de consultoria estratégica da Mastercard abrangem uma variedade de enfoques envolvendo o mercado de moedas digitais, desde a educação em estágio inicial, estratégia de marketing, gestão de dados e desenvolvimento de estratégia de entrada no mercado de criptos, tokenização e NFTs, design de programas de fidelidade em cripto, entre outros. A Mastercard fez parceria com a Paxos, exchange especializada em soluções de blockchain para negociação e custódia de criptomoedas.
A Mastercard integra a tecnologia da Paxos às interfaces de bancos, corretoras e fintechs, que podem, assim, oferecer a experiência a seus clientes. Desta maneira possibilita fintechs a se expandirem para novos mercados, trabalhando por meio de estratégias de entrada e execução do planejamento. Por exemplo, um dos focos é ajudar os bancos centrais a explorar o design e a implementação de uma moeda digital do banco central (CBDC) usando a plataforma de testes da Mastercard (Sandbox), permitindo que os bancos centrais validem casos de uso antes da implantação aproveitando a profunda experiência da Mastecard em sistemas de pagamento, segurança de dados, identidade digital e governança.
O objetivo da Mastercard com os serviços de consultoria é simplificar a entrada e a operação de bancos, corretoras e fintechs no mundo cripto. "Com a infraestrutura e a segurança oferecidas pela Mastercard, as instituições financeiras vão poder fazer parte de forma mais ativa desse novo meio de troca financeira, de maneira séria e controlada", afirma Villela.
O serviço da Mastercard conta com o Crypto Source, uma plataforma tecnológica, resultado da parceria com a Paxos que permite às instituições financeiras oferecerem a seus clientes a compra, retenção e venda de certos criptoativos, ampliados com serviços de comprovação de identidade e segurança, além da consultoria.
"Os pagamentos são apenas o começo", diz Raj Seshadri, presidente de Dados e Serviços da Mastercard. "Nos últimos 20 anos, trabalhamos com nossos clientes nos setores bancário, fintech, varejo, viagens e outros, ajudando-os a entender e navegar em todos os desafios e oportunidades que surgem em seu caminho. Essa evolução da consultoria é um reconhecimento do mundo em mudança e de nossos negócios em mudança. Trata-se de ajudar os clientes a enfrentar os desafios de hoje e antecipar o que vem a seguir."
Cartões com criptoativos
Com consultoria da Mastercard, os bancos podem ainda criar cartões associados às criptomoedas. "Vamos ajudar os clientes a definir a estratégia para esse tipo de cartão e como eles podem ser atrativos para o consumidor final", diz Villela.
Usando um cartão de criptoativos, o consumidor poderá fazer pagamentos com suas moedas digitais de uma forma mais simples. O sistema realiza a transformação do saldo para reais e permite ao portador ter os mesmos benefÃcios de um cartão tradicional, como, por exemplo, o cancelamento de uma compra já faturada, por alguma irregularidade.
Mais segurança
O serviço da Mastercard é integrado ainda pela solução Crypto Secure, que gera uma camada adicional de segurança ao ecossistema e apoia os emissores de cartões na conformidade com regulamentos complexos. O Crypto Secure combina a tecnologia da CipherTrace, empresa adquirida pela Mastercard em 2021, com as ferramentas da própria Mastercard para monitorar e identificar os riscos de cada operação com criptomoedas. Isso evita transações irregulares e fraudes como a lavagem de dinheiro.
Com essas novas soluções, a Mastercard continuará oferecendo uma abordagem integrada que se baseia em serviços de consultoria estratégica e ferramentas para auxiliar os clientes na tomada de decisões mais inteligentes.
Leia Mais
Tecnologia da Mastercard garante a segurança de operações com criptoativos