Prefeitura inaugura mais uma creche na zona leste de São Paulo

Centro de Educação Infantil Ismael Ivo é entregue na Vila Prudente; mais de 350 mil crianças já estão matriculadas nessas unidades

A Prefeitura de São Paulo atingiu a marca de 13 Centros de Educação Infantil (CEIs) entregues neste ano e segue com as ações para atingir a marca de 45 creches inauguradas até 2024.

Com isso, a atual gestão mantém a fila zerada de creches no município desde 2020, resultado que se mantém pelo terceiro ano consecutivo. Atualmente, já são mais de 350 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos CEIs.

O atendimento às crianças é possível devido a novas construções, às parcerias firmadas com Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) já existentes na cidade de São Paulo.

CEI Ismael Ivo
CEI Ismael Ivo, na Vila Prudente, aberto no último dia 27 de novembro, a 13ª creche entregue neste ano das 45 a serem inauguradas até 2024 - Edson Lopes Jr./SECOM

Em 9 de novembro, a zona norte recebeu duas novas creches, os CEIS Gal Maria da Graça Penna Burgos - Gal Costa e Nélida Cuiñas Piñon.

Depois, em 21 de novembro, Campo Limpo, na zona sul, ganhou uma creche, com a inauguração do CEI Glória Maria.

No último dia 27 de novembro, foi a vez da região da Vila Prudente, na zona leste da cidade, receber uma unidade escolar voltada para crianças de 0 a 3 anos. Trata-se do Centro de Educação Infantil Ismael Ivo, com capacidade para até 200 alunos.

O investimento da Prefeitura nesse CEI foi de R$ 4,9 milhões. A nova unidade possui total infraestrutura para receber os alunos de forma segura, confortável e acessível.

Há seis salas de minigrupos, três berçários, brinquedoteca, solário (espaço para realização de atividades ao ar livre), duas salas de banho e troca, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e alimentos), cozinha, refeitório, salas para coordenação e professores.

A construção do CEI Ismael Ivo seguiu as normas adotadas em todas as obras feitas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb) em acessibilidade, com elevador, rampas de acesso, corrimãos, sinalização em braile, playground e sanitários acessíveis, além de contar com equipamentos sustentáveis, como água de reúso e placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros.

HOMENAGEM

O novo CEI leva o nome de Ismael Ivo (1955-2021) para homenagear um dos mais importantes dançarinos e coreógrafos do país, que nasceu na Vila Prudente.

Reconhecido pela atuação em diversas áreas da dança, ao lado de grupos importantes e em eventos internacionais, Ivo se notabilizou após atuar por mais de três décadas na Europa.

Após um convite da Secretaria Municipal de Cultura, em 2017 mudou-se de Berlim e assumiu a direção artística do Balé da Cidade de São Paulo, sendo o primeiro negro a ocupar o cargo. Morreu em 2021, aos 66 anos, em decorrência de complicações da Covid-19.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha