5ª Jornada pela Saúde: caminhos e alternativas para garantir cuidado contínuo a todos os brasileiros

5ª Jornada pela Saúde
5ª Jornada pela Saúde - Henrique Assale/Estúdio Folha

São inúmeros os avanços da ciência nos últimos anos. O desenvolvimento de tratamentos inovadores em todas as áreas da saúde, do atendimento primário às doenças mais complexas, abre novas perspectivas para indústria, governo, profissionais da área médica e, principalmente, para os pacientes.

Consciente da sua responsabilidade como empresa privada, a Takeda, em parceria com o Estúdio Folha, realizou neste ano a "5ª Jornada pela Saúde – A Blueprint for Success – Brazil Summit", com a presença de representantes de todos os segmentos – do Executivo, do Legislativo, Hospitais, Universidades, Indústria e Sociedade.

Durante o evento, foram apresentadas iniciativas bem-sucedidas que comprovam a possibilidade de garantir equidade, integralidade e universalidade na saúde.

"A jornada pela saúde não termina aqui. Este caminho é longo e este evento é apenas mais um capítulo desta história. Juntos, poderemos tirar as intenções do papel e transformá-las em ações que melhoram vidas", afirmou José Manuel Caamaño, novo presidente indicado da Takeda Brasil, ao iniciar as discussões.

O evento foi realizado pela primeira vez em 2017 e, após um ano no formato virtual, retornou em 2022 na modalidade híbrida, em mais uma demonstração de que a ciência conseguiu superar os desafios impostos pela Covid-19. "É um privilégio democrático que nosso país possibilite a participação de múltiplos atores sociais na formulação de políticas públicas de saúde. É preciso estimular e valorizar esses espaços, possibilitando a discussão de soluções e iniciativas de forma consistente que se traduzam em políticas públicas de saúde", destacou Rafael Fortes, diretor-executivo de Patient Value & Market Access da Takeda Brasil.

Caamaño lembrou que a Takeda é uma biofarmacêutica global com mais de 240 anos de história, cujos valores de Integridade, Justiça, Honestidade e Perseverança, presentes em sua fundação, permanecem sólidos até hoje. "Colocamos o paciente no centro, construímos confiança com a sociedade, reforçamos a nossa reputação e desenvolvemos de forma sustentável o nosso negócio", disse.

Mas, além da saúde das pessoas, também é preciso cuidar da saúde do planeta. Toda a cenografia da 5ª Jornada pela Saúde foi feita de forma sustentável. "Elaboramos este evento com base em um ato de responsabilidade com o planeta, minimizando todos os impactos que possam ocorrer no meio ambiente, que é uma das prioridades da companhia também", destacou José Manuel Caamaño.