Descrição de chapéu União Europeia enem

Universidade de Coimbra facilita acesso para estudantes brasileiros

Notas do Enem dos últimos 5 anos são aceitas no processo de seleção de uma das mais tradicionais universidades da Europa

Universidade de Coimbra, em Portugal

Universidade de Coimbra, em Portugal Pixabay

Estudar em Portugal, numa das universidades mais tradicionais do mundo, é uma oportunidade que ficou ainda mais próxima dos brasileiros. A Universidade de Coimbra, que desde 2014 aceita a nota do Enem para o ingresso de alunos brasileiros, neste ano passou a considerar a nota dos últimos cinco anos do exame (antes era dos últimos três).

O processo de seleção online para o ano letivo que começa em setembro de 2021 já teve início e será em quatro fases. A segunda delas vai até 15 de maio. A partir daí serão realizadas mais duas fases, a última se encerra em 6 de agosto, para as vagas que não forem preenchidas. Devido à pandemia de Covid-19, está prevista uma fase extraordinária em outubro de 2021. Tudo é feito online, sem burocracia. Conheça o passo a passo.

Entre as novidades para este ano, a UC passará a oferecer um curso de licenciatura em Direito Luso-Brasileiro, que vai preparar profissionais para atuar nos dois países. A criação desse curso atende a uma demanda da comunidade brasileira e é único em Portugal, afirma Amílcar Falcão, reitor da universidade.

"A Universidade de Coimbra é conhecida por ser pioneira e até na oferta pedagógica se encontra essa caraterística", afirma Falcão. Leia a entrevista com o reitor.


Outra boa notícia é que a anuidade do “Ano Zero” ficou mais barata, agora são 5 mil euros.. “Ano Zero” é como são chamados os diversos cursos preparatórios pré-universitários, com um ano de duração, oferecidos a alunos estrangeiros para assegurar uma integração eficaz aos cursos da UC.

Estudar Direito em Coimbra foi um sonho acalentado por João Victor Albernaz Andrade Zica, agora com 20 anos. Morador da cidade de Goiânia, em Goiás, ele ingressou na UC em 2019, no curso de Licenciatura em Direito.

João Victor é o único homem de cinco filhos do pai advogado. Sua mãe também estudou direito, embora não tenha concluído o curso. Para o estudante, a grande intersecção que existe entre Brasil e Portugal foi um dos motivos que o levaram a buscar a oportunidade de estudar na UC. “O que me atraiu na Universidade de Coimbra foi abrir uma porta para o resto do mundo”, diz.

O estudante afirma que, de início, ingressar na UC parecia um sonho distante. “Hoje percebo que foi tudo muito simples, desde o processo de inscrição, passando pela aprovação e a adaptação a uma nova cidade e país”, diz. “Tive a chance de viver Coimbra alguns meses antes da pandemia, e me apaixonei pela cidade, pela história e pela língua portuguesa como é falada lá”, completa.

A nota do Enem foi fundamental para João Victor ingressar na UC. “O Enem tem um peso muito grande em determinadas áreas. No meu caso, para Direito, foi considerado 45% da nota que obtive no Enem em ciências humanas, 45% da nota obtida na redação e os 10% restantes vieram da média geral da nota do Enem”, diz.

Conviver com pessoas de diversas nacionalidades, são mais de cem entre os estudantes, também é uma experiência que João Victor considera rica e gratificante.

A Universidade de Coimbra faz parte do Espaço Europeu de Ensino Superior, formado por 47 países. Além de ser uma garantia de ensino e pesquisa de qualidade com o nível dos melhores padrões europeus, significa também oportunidade de estudos e estágios em outros países. É uma porta para o estudante brasileiro entrar no mercado global.

O programa de intercâmbio da UC, que permite aos alunos estudarem de seis meses a um ano em outra universidade de prestígio no mundo, também favorece a inserção global dos estudantes brasileiros. A universidade oferece ainda cursos de todos os principais idiomas falados no planeta.

E as opções não acabam com a graduação. Após a licenciatura, o aluno pode fazer mais dois anos e já sair com mestrado. Nos planos atuais de João Victor, por exemplo, está a possibilidade de seguir na vida acadêmica, ensinando direito.

BOLSAS

Os brasileiros também podem obter bolsa de estudos. Para se candidatar a uma das bolsas de mérito da UC, a nota do Enem é convertida em uma escala adotada pela universidade. Também pode contar a performance do estudante na universidade. Conheça as regras.

SUPORTE AOS ESTRANGEIROS

Mesmo antes de sair do Brasil para iniciar o curso em Portugal, os estudantes brasileiros já contam com o suporte da UC. Uma das formas é o GPS - programa que designa um estudante veterano para orientar o novo aluno. O apoio começa com o auxílio para a escolha da moradia (a UC conta com residências estudantis) e vai até o acesso a serviços e benefícios da universidade, como os cursos de idiomas.

O estudante também pode optar em ter um padrinho, uma espécie de tutor. Essa é uma tradição da Universidade de Coimbra; são alunos veteranos que orientam os novatos sobre as suas escolhas e decisões de carreira.

Ter um diploma europeu abre portas para os brasileiros, e os cursos da UC são bem aceitos em países como Alemanha e Estados Unidos. A UC é considerada a "maior universidade brasileira" fora do Brasil, país que já representa mais de 15% da comunidade acadêmica em Coimbra.

PÓS-GRADUAÇÃO EM UMA DAS MELHORES UNIVERSIDADES DO MUNDO

A Universidade de Coimbra também oferece aos brasileiros cursos de mestrado, doutorado e pós-doutorado, além da possibilidade de participar em projetos de pesquisa, estágios e cursos livres em diversas áreas, inclusive à distância.

Em 2020, a UC foi considerada a melhor instituição em Portugal e a única no top 20 mundial no indicador Saúde e Bem-Estar, o terceiro objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU - Organização das Nações Unidas, segundo o ranking “The University Impact Rankings”, do Times Higher Education.

CIDADE ACOLHEDORA

Coimbra fica no centro de Portugal, próxima às duas principais cidades do país, Lisboa e Porto. É uma cidade calma, de cerca de 150 mil habitantes, que gira em torno do mundo acadêmico, com muitas festas tradicionais, atrações culturais e esportivas. Os brasileiros que lá moram e estudam consideram que a cidade, além de segura, tem um custo de vida inferior ao de muitas localidades no Brasil. Uma refeição completa nos restaurantes da universidade fica em torno de 2,40 euros.

Outro benefício importante para os brasileiros que são aceitos na UC é que eles passam a ter direito de utilizar o sistema de saúde público de Portugal.

Além da qualidade de vida e da segurança, os séculos de convivência entre a cidade e a universidade criaram um ambiente único para a vida estudantil.

Teatros, cinemas, museus, esportes e espaços de convivência, como o Jardim Botânico e o circuito turístico, são excelentes opções de integração dos novos alunos à cidade. A serenata monumental e as festas acadêmicas são memoráveis.

“Estudar em uma universidade como a de Coimbra e viver esse cenário da cidade, onde tudo gira em torno do mundo acadêmico, é uma oportunidade e tanto”

João Victor Albernaz Andrade Zica, Licenciatura em Direito