Uma das oportunidades que o público do 35º Festival de Joinville tem é prestigiar dois espetáculos criados especialmente para o evento. O projeto Estímulo Mostra de Dança começou nesta quinta-feira (20) com a apresentação de "Concerto de Outono" e "Labirinto", duas coreografias assinadas por Binho Pacheco, do Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França, de Goiânia.
Nilson Bastian/Divulgação | ||
Bailarina em coreografia assinada por Binho Pacheco, no Festival de Joinville |
No primeiro ato, os 16 bailarinos retratam em cena o outono, que simboliza a época de transição entre os extremos de temperatura entre verão e inverno - tudo ao som do "Concerto para Violino e Orquestra", de Tchaikovsky. Na segunda parte, os artistas se movem em um extenso labirinto, cheio de atalhos e armadilhas, sob a direção de Simone Malta.
SEGUNDA APRESENTAÇÃO
Na próxima quinta (27), entram em cena os bailarinos da Cia. Eliane Fetzer, de Curitiba, para a segunda apresentação do Estímulo Mostra de Dança. A obra "Dois Olhares" usa como base as mudanças reivindicadas na década de 1920 para compor sua coreografia, que fala sobre a luta das mulheres por seu lugar na sociedade.
A intenção dos artistas é mostrar que na sociedade pluralista que vivemos é imprescindível entender diferentes tipos de expressões.