Crescimento e Sustentabilidade

Emiliano Capozoli/Estúdio Folha
Ilha do Algodoal, no Pará

A melhoria dos índices econômicos e, principalmente, da qualidade de vida da população só ocorrerá se o Pará verticalizar sua matéria-prima, modernizar sua infraestrutura e olhar de uma nova maneira para a sua floresta. É com essa certeza que o governo do Estado criou um projeto ambicioso, que visa o crescimento sustentável, com foco no investimento em tecnologia, na verticalização das cadeias produtivas e em formas mais eficientes de governança.

A principal meta é, até 2030, igualar o PIB per capita do paraense à média nacional. Nos últimos três anos, o Pará foi o Estado que obteve o melhor desempenho em termos de crescimento no país.

Um dos pilares dessa transformação é deixar para trás o foco no extrativismo e diversificar a produção.Indústrias e pequenos produtores dispostos a agregar valor aos produtos naturais recebem incentivos e suporte técnico.

Mas é imprescindível que o crescimento não gere impacto nos 70% do território que ainda tem cobertura de floresta. Para isso, o governo investiu em um moderno sistema de monitoramento, que ajuda a evitar desmatamentos e, ao mesmo tempo, dá segurança aos proprietários rurais.

A mata, além de ajudar a estabilizar o clima de todo o planeta, é fonte de importantes recursos naturais. Riquezas que o Pará quer mostrar ao mundo. O cenário gastronômico, com ingredientes únicos, é a porta de entrada para um Estado que ainda tem belezas naturais pouco exploradas.