Podcast mostra como Indústria 4.0 revoluciona a forma de produzir; ouça

Quarto episódio da série A Tecnologia no Próximo Nível reúne especialistas e discute como a tecnologia promoveu uma revolução na indústria, que agora vai se intensificar com a chegada do 5G

O uso cada vez maior da tecnologia está transformando a produção industrial. A conectividade entre as máquinas (Internet das Coisas), a inteligência artificial e a geração de dados em tempo real torna o processo mais inteligente, rápido e autônomo. É a chamada Indústria 4.0, ou nova revolução industrial, depois das provocadas pelo vapor, a eletricidade e os chips de silício.

A transformação gerada pela indústria 4.0, e que deve ser acelerada com o 5G, foi o tema do quarto episódio da série de podcasts A Tecnologia no Próximo Nível, iniciativa da Embratel em parceria com o Estúdio Folha que discute a inovação em diversas áreas.

Participaram do bate-papo Regiane Relva Romano, diretora de inovação da empresa VIP-Systems, professora de universidades como Fundação Dom Cabral, FIA e FGV e head de Smart City do Centro Universitário Facens, de Sorocaba (SP); Luiz Felipe Kazan Ferreira, Business Development Manager de Indústria 4.0 da Embratel; e Paulo Omarini, Chief Information Officer da Transpetro, empresa de transporte e logística da Petrobras.

"Nesta quarta revolução industrial, estamos vendo a integração dos sistemas físicos com os digitais, o chamado figital. Isso é suportado por tecnologia, especialmente pela Internet das Coisas, que permite a comunicação entre os objetos", afirmou Regiane Relva.

Como não ficar para trás nessa revolução? "É difícil para as empresas construir uma infraestrutura própria, porque será preciso atualizar sempre, e isso não é o business delas. A Embratel começou, em 2011, um movimento para se tornar um digital service provider e hoje, como habilitador de soluções digitais, ajuda as empresas nessa jornada", disse Luiz Felipe Kazan.

Para Paulo Omarini, o sucesso de projetos como os de indústria 4.0 depende de três fatores: pessoas, que devem ser preparadas e treinadas para essas evoluções, mudança de processos internos e tecnologia.

Clique para ouvir o debate sobre a Indústria 4.0 entre os três especialistas o podcast

Ouça aqui o primeiro episódio da série A tecnologia no Próximo Nível, sobre Open Banking

Ouça o segundo episódio: A Jornada Digital do Varejo

Ouça o terceiro episódio: Transformações da Saúde pela Tecnologia