Descrição de chapéu Enem

Enem cobra preparação com ênfase em competências

Desafio do professor é utilizar estratégias que contribuam para que o aluno amplie a capacidade de interpretar e analisar criticamente

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Enem cobra preparação com ênfase em competências Henrique Assale/Estúdio Folha

ENEM ESTÁ CHEGANDO, PREPARE-SE!

Está chegando a hora em que mais de 3,9 milhões de estudantes vão disputar uma vaga no ensino superior por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que em 2023 completou 25 anos de existência. Uma preparação eficiente para a conquista de um bom resultado no exame é um desafio tanto para alunos como para professores. O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Os resultados também podem ser aproveitados em processos seletivos de algumas instituições de Portugal.

Enem cobra preparação com ênfase em competências

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) utilizado, entre outros aspectos, para acesso a faculdades públicas e privadas no país, tem características diferentes de outros vestibulares como os da Fuvest, Unesp e Unicamp. Assim, é válido dizer que o professor que deseja contribuir para que seus alunos conquistem bons resultados no Enem deve estar atento às especificidades deste processo seletivo.

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Shutterstock / Daniel Hoz

A principal diferença em relação a vestibulares tradicionais, na opinião do professor Claudio Recco, que atua com mentoria e consultoria para estudantes de pré-vestibular e para professores, está em seu caráter menos conteudista. "No Enem, para cada uma das áreas do conhecimento há uma matriz de referência que traz as competências que serão exigidas do estudante. É diferente dos vestibulares tradicionais, que possuem o manual do candidato com uma lista de conteúdos para cada disciplina", explica.

O estudante, além de uma redação, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema, realiza quatro provas, com 45 questões de múltipla escolha em cada área do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Na matriz de referência do Enem, há eixos cognitivos específicos para cada área e alguns que são comuns a todas as disciplinas: dominar linguagens; compreender fenômenos; enfrentar situações-problemas; construir argumentação; elaborar propostas. Isso exige que o professor invista em estratégias voltadas a desenvolver no aluno sua capacidade de construir repertório, interpretar e analisar criticamente. "Na maioria das questões do Enem, se o estudante souber fazer a interpretação do enunciado da questão e estabelecer, por exemplo, a comparação que foi pedida, será capaz de acertar a resposta. Claro que o conhecimento do conteúdo não deixa de ter importância, mas o grande diferencial são as competências, e o professor precisa focar esse aspecto", afirma Recco.

Na maioria das questões do Enem, o estudante será capaz de acertar a resposta se souber fazer a interpretação do enunciado e estabelecer, por exemplo, a comparação que foi pedida

Claudio Recco

Professor

No Senac São Paulo, que oferece o Ensino Médio Técnico, a gerente de Desenvolvimento, Melina Sanjar, afirma que o Enem é uma prova de grande importância para os estudantes e, para apoiar os estudos dos alunos para esse processo seletivo, os professores podem lançar mão de algumas estratégias. Entre elas, selecionar questões de provas anteriores para demonstrar qual é a linha de raciocínio para a leitura e análise das alternativas ou fazer a correção comentada de exames simulados. "De maneira geral, o professor precisa acompanhar os principais temas em debate na sua área do conhecimento, para poder informar aos alunos quais são as possibilidades de temas tanto para as questões de múltipla escolha quanto para a redação, ampliando o repertório dos estudantes", afirma.

*Conteúdo patrocinado produzido pelo Estúdio Folha