2º Fórum da Saúde Suplementar: As escolhas necessárias para o futuro

Alessandro Mendes/Divulgação
A presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Solange Beatriz Palheiro Mendes
A presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Solange Beatriz Palheiro Mendes

A FenaSaúde reuniu, nos dias 23 e 24 de novembro, especialistas e autoridades do setor para discutir importantes questões que devem orientar as escolhas da sociedade.

Todos os participantes do evento foram unânimes em afirmar que não existe uma única solução para as questões da saúde suplementar, mas que há necessidade da ação de todos para que o setor tenha continuidade.

"Temos um desafio de estar engajado em um comportamento ético na busca das soluções, entendendo as falhas para buscar o aperfeiçoamento. O momento é difícil, vivemos a pior crise na saúde suplementar e na economia. Se não houver uma mudança, um verdadeiro pacto, e cada um cedendo um pouco, o setor irá morrer. Temos que nos adaptar a atual situação. Somos todos consumidores de saúde e precisamos participar ativamente da cadeia de valor e decisória. As necessidades têm que ser revistas e encaradas, assumindo novos patamares de comportamento e padrão de utilização", afirmou a presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar, Solange Beatriz Palheiro Mendes.

Para o curto prazo, as decisões do 2º Fórum da Saúde Suplementar são:

  • Avançar na discussão do plano acessível;
  • Aumentar as informações disponíveis para a tomada de decisão de todos os envolvidos;
  • Engajar urgentemente a sociedade;
  • Intensificar as experiências de novos modelos de remuneração, implementar novos produtos com coparticipação e franquia e aprovar o VGBL Saúde;
  • Combate às más práticas e fraudes.

No final do evento, Solange Beatriz anunciou que o 3º Fórum da Saúde Suplementar acontecerá no segundo semestre de 2017, em São Paulo.