Com múltiplos destinos, Argentina está pronta para receber brasileiros

Além da diversidade de roteiros, seminário realizado pelo Inprotur e Estúdio Folha ressaltou como o câmbio favorável e a implementação de novas rotas aéreas facilitam ainda mais o acesso dos visitantes

Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur, e Paula Fariña, guia especializada em Argentina, durante seminário mediado pelo jornalista Luiz Rivoiro

Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur, e Paula Fariña, guia especializada em Argentina, durante seminário mediado pelo jornalista Luiz Rivoiro Estúdio Folha

Com a abertura da temporada de viagens depois de dois anos de restrições por conta da pandemia, a Argentina desponta como destino promissor do turista brasileiro. As opções incluem desde os clássicos e desejados destinos de neve até cenários inusitados com voos diretos entre os dois países.

"A Argentina oferece paisagens dos cinco continentes", disse Ricardo Sosa, secretário executivo do Inprotur (Instituto de Promoção Turística da Argentina), no seminário "Argentina: Pronta para Receber o Turista Brasileiro" , realizado pelo órgão em parceria com o Estúdio Folha, ateliê de produção de conteúdo patrocinado da Folha de S.Paulo. O evento, mediado pelo jornalista Luiz Rivoiro, contou também com a participação de Paula Fariña, guia especializada em destinos turísticos da Argentina.

ASSISTA ABAIXO AO SEMINÁRIO:

O secretário explicou como a Argentina aproveitou a quarentena obrigatória pela pandemia para se preparar para a retomada do turismo e detalhou o início da operação das novas rotas entre Brasil e Argentina. Paula compartilhou sua vasta experiência dando sugestões de roteiros para os mais diversos perfis de viajantes, tudo ilustrado com vídeos sobre os vários destinos que a Argentina oferece.

"Podemos dizer que este é o momento ideal, pois as conexões e os voos facilitam, o câmbio está favorável e, claro, os destinos são fantásticos", disse Paula. "No atual cenário econômico, viajar para a Argentina está muito barato para os brasileiros. O turista vai poupar tempo com as novas rotas e economizar dinheiro com o aéreo, porque, dependendo do destino, não terá que parar em Buenos Aires e pagar mais uma noite de hotel, por exemplo. Ele também vai gastar menos para comer e fazer compras", completa.

Ricardo Sosa, Secretário Executivo do Inprotur, fala no seminário do Estúdio Folha "Argentina: Pronta Para Receber o Turista Brasileiro"
Alberto Rocha/Estúdio Folha

“A Argentina oferece paisagens dos cinco continentes: de desertos a geleiras. O norte, por exemplo, é uma região que poucos brasileiros descobriram e tem muito a ser explorado”

Ricardo Sosa

Secretário executivo do Inprotur

Sosa afirmou que o Inprotur trabalhou sobre três eixos fundamentais para a retomada do turismo pós-pandemia. O primeiro deles teve como objetivo garantir a segurança e a saúde dos viajantes em relação ao coronavírus. "Cuidamos do aspecto sanitário, que nos permitiu eliminar as restrições para acesso ao país – hoje, só é necessária uma declaração autenticada digital. Estabelecemos 14 protocolos sanitários, homologados pela WTTC, o conselho mundial de viagens e turismo, que nos outorgou a permissão de gerar o selo ‘safe travel’ (viagem segura) para diferentes estabelecimentos."

Em paralelo, como segundo eixo de atuação, foram desenvolvidas uma massiva campanha de conscientização junto aos trabalhadores do setor do turismo na Argentina e um reforço considerável na comunicação direcionada ao turista que chega ao país.

Como terceiro eixo, foi realizado um trabalho em parceria com a companhia aérea Aerolíneas Argentinas para potencializar a recuperação da frequência de voos e a inclusão de novos destinos saindo do Brasil. "Retomamos a rota Curitiba-Buenos Aires e apresentamos novas opções sem escalas tanto de Brasília como de Porto Alegre para a capital argentina. A Aerolíneas também lançou voos diretos de São Paulo para San Martín de Los Andes (Chapelco), Bariloche, Ushuaia, Salta e Tucumán, além de Córdoba com conexão a El Calafate."

Guia Paula Fariña no seminário do Estúdio Folha "Argentina: Pronta para Receber o Turista Brasileiro"
Guia Paula Fariña no seminário do Estúdio Folha "Argentina: Pronta para Receber o Turista Brasileiro" - Alberto Rocha/Estúdio Folha

“Este é o momento perfeito para visitar a Argentina: as conexões e os voos facilitam o acesso, o câmbio está favorável para os brasileiros e os destinos são fantásticos"

Paula Fariña

Guia especializada em destinos na Argentina

Segundo Sosa, a expectativa é chegar a 1 milhão de turistas brasileiros durante a alta temporada de inverno. "Mais de 250 mil turistas brasileiros já ingressaram no nosso país desde a abertura das fronteiras em outubro. Acreditamos que, com a quantidade de voos abertos pela Aerolíneas Argentinas, a recuperação de outras rotas por parte da Gol e o incremento das frequências pela Latam vamos expandir ainda mais esses números, chegando a igualar ou até mesmo a ultrapassar a marca de 2019."

"O principal produto que o turista brasileiro consome é a neve e, por isso, estamos apostando nos voos que começam a operar já neste mês de julho desde São Paulo para destinos como Bariloche, Chapelco e, ainda mais ao sul, como Ushuaia, onde fica outra conhecida estação de esqui, a de Cerro Castor", disse Sosa.

O executivo destacou ainda as atrações da porção norte da Argentina, que está mais próxima com o novo voo São Paulo-Salta e Tucumán.

"Agora é possível conhecer a região onde se produz o melhor vinho de altitude da América Latina. Além de Mendoza, mundialmente conhecida pela qualidade do seu malbec, a Argentina tem outras 14 províncias produtoras. E Salta conta com várias vinícolas a mais de 2.000 metros de altitude, com vinhos especiais, sobretudo os brancos produzidos a partir da uva torrontés", explicou.

Tão ainda pouco conhecida pelos brasileiros e que tem muito a ser explorado. Além da natureza impressionante, é uma oportunidade de contato com a cultura de povos ancestrais e a sabedoria das pessoas que respeitam muito a Pachamama, a mãe terra, o universo", completou Paula.