Aerolíneas Argentinas retoma rota de Brasília para Buenos Aires

A partir de abril, serão quatro voos semanais diretos para a capital argentina; maior frequência amplia a oportunidade para os visitantes brasileiros conhecerem de perto as transformações e os novos destinos turísticos do país vizinho

Com mais uma opção de acesso à Argentina, brasileiros poderão aproveitar a badalada vida noturna de Buenos Aires e ainda explorar novos destinos de norte a sul do país

Com mais uma opção de acesso à Argentina, brasileiros poderão aproveitar a badalada vida noturna de Buenos Aires e ainda explorar novos destinos de norte a sul do país Divulgação

A Aerolíneas Argentinas confirmou que voltará a operar a rota entre Brasília e Buenos Aires a partir do próximo dia 5 de abril com quatro voos semanais. O último voo da companhia aérea nesse itinerário foi em abril de 2016. Com o retorno da operação partindo da capital federal, a Aerolíneas Argentinas passará a contar com 49 voos semanais a partir do próximo mês ligando cidades brasileiras a Buenos Aires. ​

O anúncio foi feito em evento realizado na Embaixada Argentina em Brasília na quinta-feira (10) e reuniu 180 autoridades e profissionais ligados ao turismo dos dois países.

"Essa operação se soma às outra quatro frequências aéreas que teremos para Buenos Aires a partir de Porto Alegre e de Curitiba", explicou Fabián Lombardo, diretor comercial da Aerolíneas Argentinas. A partir de julho, de acordo com Lombardo, serão inauguradas ainda novas rotas a partir de São Paulo para Bariloche, Salta e Tucumán. Também em julho, o número de voos da capital paulista para a capital argentina será ampliado para 28 por semana.

O embaixador argentino no Brasil, Daniel Scioli, acredita que a conectividade aérea direta com Brasília impulsionará o turismo regional, o intercâmbio comercial e a presença institucional recíproca entre os dois países. "Esses voos simbolizam nossa ideia de construir pontes, nesse caso por via aérea, unindo, gerando vínculos e aprofundando a relação com o Brasil", disse.

Para o secretário executivo do Inprotur (Instituto de Promoção Turística da Argentina), Ricardo Sosa, o reestabelecimento da rota Brasília-Buenos Aires é um claro sinal de recuperação do turismo internacional. "Essa opção vai gerar novas rotas entre os dois países, com mais destinos, pois poderemos aproveitar as conexões que a Aerolíneas Argentinas tem com a Gol e alcançar outros dez destinos brasileiros, como Cuiabá, Campo Grande, Palmas, Manaus, Porto Velho e Belo Horizonte, de onde ainda não há voos diretos para Buenos Aires", afirmou.

O voo entre Brasília e Buenos Aires será operado por um B737-700, com capacidade para 128 passageiros, e pousará no aeroporto Jorge Newbery, mais conhecido pelos brasileiros como Aeroparque, localizado praticamente na região central da capital.

MAIS E NOVAS OPÇÕES PARA O VISITANTE

O aumento do número de voos entre Brasil e Argentina acontece em um momento de fomento do turismo no país vizinho. Ao longo desses dois anos de pandemia, quando as atividades turísticas enfrentaram sérias restrições, o setor investiu e se preparou para uma retomada consistente, ampliando a oferta de destinos e apostando na diversificação das atividades turísticas.

A notícia não poderia vir em melhor momento para o brasileiro, que, com o câmbio favorável, seguros protocolos de saúde e a constante expansão da oferta de rotas aéreas entre os dois países, tem na Argentina uma opção extremamente viável a poucas horas de voo de casa.

Com sua vibrante cena cultural e gastronômica, a capital Buenos Aires segue sendo a principal porta de entrada do país. Conhecida pela enorme variedade de bares e restaurantes, a cidade passa por um renascimento com a abertura de novos estabelecimentos, diversificando ainda mais o cardápio para o turista. São opções que vão da informal comida de rua, passando por inovadores bares de coquetéis até sofisticados restaurantes de cozinha de autor. Isso tudo, claro, sem deixar de lado os clássicos da cozinha portenha, como os cortes de carne bem preparados, as empanadas e, por que não, as imperdíveis medialunas no café da manhã.

Região já bastante conhecida dos brasileiros, Mendoza segue como um enorme e sofisticado parque de diversões para os amantes do vinho, onde, além de provar alguns dos melhores vinhos do mundo, vive-se uma atmosfera de compartilhamento e confraternização ao redor da mesa. Além das visitas e degustações oferecidas pelas dezenas de vinícolas, o visitante ainda tem a chance de vislumbrar e explorar uma região de enorme beleza natural aos pés da Cordilheira dos Andes em expedições motorizadas, de bike ou até mesmo a pé.

Essa verdadeira imersão no mundo dos vinhos pode ser ainda interessante se complementada com a mais nova opção de hospedagem que se expande pelo país. Com seus cubos geodésicos ou cabanas confortavelmente decoradas dotadas de toda a infraestrutura, o glamping (junção de "glamour" com camping) leva o turista aos mais impressionantes cenários naturais.

Além de opções na região de Mendoza, o visitante pode vivenciar com todo o conforto a oportunidade de estar em contato direto com o meio ambiente em lugares tão impressionantes quanto o Salar de Jujuy, as montanhas nevadas da Patagônia ou as dramáticas paisagens e vida selvagem da Terra do Fogo.

Além dos roteiros mais conhecidos, lugares ainda pouco exploradas pelo turista brasileiro também começam a entrar no radar de destinos a serem considerados. Localizada na parte norte da Patagônia, La Pampa revela um outro lado dessa região, oferecendo ao visitante a oportunidade de conhecer o dia a dia da vida dos moradores das tradicionais estâncias, com sua saborosa culinária e típicas atividades culturais. Nas reservas naturais, ainda é possível entrar em contato direto com animais e plantas pouco conhecidos por quem vive do outro lado da fronteira.

Para o viajante que tem sede de aventura e ímpeto de explorador, é possível desvendar segredos e entrar em contato direto com os moradores de pequenas e históricas comunidades locais por meio de diversos roteiros de carro. Esses itinerários podem ser percorridos ao longo dos mais de 5.000 km da Rota 40, a mais longa estrada da América Latina, que liga os desertos do norte às geleiras do sul argentino.

Bem sinalizadas e em boas condições de pavimentação na maior parte de sua extensão, a Rota 40 pode ser segmentada em road trips menores, oferecendo ao viajante a oportunidade de ir percorrendo um roteiro específico por vez e assim – e melhor de tudo – dando sempre uma desculpa perfeita para uma nova e emocionante viagem.

Para mais informações consulte Visit Argentina