CNseg debate futuro do Brasil e avanços e desafios para o setor de seguros

Edição 2021 da Conseguro reúne mais de 100 especialistas e autoridades em evento que atraiu público recorde

As transformações econômicas, sociais e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas, aliadas à pandemia da Covid-19, afetaram diversos setores da sociedade brasileira, entre eles o do mercado segurador, que reagiu: enfrentou os desafios, buscou inovação, sustentabilidade e novos caminhos para ampliar o atendimento a um consumidor cada vez mais ciente de seus direitos.

O setor sabe de suas responsabilidades. Considera as ações de meio ambiente, social e governança, conhecidas pela sigla ASG, como temas do presente, que a pandemia impôs inovações na área da saúde e que pode contribuir nas questões climáticas.

Reconhece ainda como lição do pós-pandemia que agora é a era da proteção, quando cresce a importância dos seguros de pessoas e da previdência e de facilitar o acesso a processos de capitalização. E que diversidade e inclusão devem integrar o manual de sobrevivência de toda empresa.

Para isso, no entanto, é preciso segurança jurídica, estímulo às parcerias público-privadas, flexibilização de normas de investimento e apoio do poder público para deslanchar projetos de infraestrutura com o objetivo de destravar o país, e nos quais o mercado segurador pode ter protagonismo.

Essas foram algumas das conclusões da edição 2021 da Conseguro (Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), evento online que aconteceu de 27 de setembro a 1º de outubro, organizado pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg).

O presidente da CNseg, Marcio Coriolano, disse que a pandemia impôs desafios ao país. "Diante dessa crise sem precedentes, foram impostos obstáculos à normalização da vida de todos os brasileiros, exigindo medidas públicas para compatibilizar interesses econômicos e os direitos sociais."

Coriolano afirmou ainda que o mercado de seguros respondeu positivamente às transformações e aos desafios impostos nas duas últimas décadas.

Marcio Cariolano
Marcio Cariolano - Divulgação

"Os números do mercado evidenciam não só o crescimento de receitas mas também o desenvolvimento de tecnologias, de processos inovadores e da competitividade no setor"

Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Seguradoras



Já Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, apontou acertos na adoção de medidas em 2020 (início da pandemia) no socorro a pessoas e a empresas.

Adolfo Sachsida
Adolfo Sachsida - Divulgação

"Vamos avançando na agenda econômica e, tenho certeza, o mercado de seguros também compartilha disso, afinal, importantes medidas foram implementadas no período"

Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica no Ministério da Economia


Solange Vieira, superintendente da Susep, destacou o surgimento de regras mais flexíveis de oferta de produtos, o uso de tecnologias, a redução dos obstáculos à entrada de novos players e o protagonismo dos corretores para o crescimento continuado da atividade. "Queremos que o seguro se torne acessível para todos. O setor tem feito um trabalho excepcional e respondido muito bem às mudanças."

Paulo Roberto Rebello, da ANS, apontou para o que chamou de desafios estruturais em razão do envelhecimento da população e a transição demográfica e epidemiológica. Segundo ele, "a ANS tem buscado estimular as operadoras de planos privados de assistência à saúde a repensarem a organização do sistema de saúde com vistas a um modelo de atenção integral".

Armando Vergílio, da Fenacor, destacou a resiliência do mercado segurador no período mais agudo da pandemia. "O setor é moderno, ágil e cumpre muito bem o seu papel. Precisamos de diálogo construtivo, especialmente nós, corretores de seguros, para termos nosso papel e relevância reconhecidos."

Jorge Nasser, da FenaPrevi, disse que, no ramo de Vida, as indenizações extraordinárias pagas por vítimas fatais de Covid totalizaram até agora R$ 4,6 bilhões.

Jorge Nasser
Jorge Nasser - Divulgação

"Foi preciso entender e estender nossos esforços e ações para oferecermos conforto e proteção para as famílias atingidas pela tragédia"

Jorge Nasser, presidente da Federação Nacional da Previdência Privada E Vida


Na Saúde Suplementar, João Alceu, da FenaSaúde, afirmou que a recuperação em números de beneficiários ocorreu em meio ao atendimento dos casos de Covid e, ao mesmo tempo, com o avanço dos procedimentos eletivos.

João Alceu
João Alceu - Divulgação

"No segundo trimestre de 2021, observamos grandes operadoras com quase toda sua receita do período destinada às despesas assistenciais, com a taxa de sinistralidade ao redor de 90%, um recorde na história do setor."

João Alceu Amoroso Lima, presidente da Federação Nacional de Saúde Suplementar

Já no segmento de Danos e Responsabilidade, Antonio Trindade, da FenSeg, disse que o crescimento da área atingiu 15% e ultrapassou R$ 42 bilhões no primeiro semestre, beneficiado pela guinada digital e ajustes no marco regulatório.

Antonio Trindade
Antonio Trindade - Divulgação

"O segmento é o parceiro para concretizar a agenda econômica e social do Brasil, ao proteger a população de riscos e desonerar o orçamento do estado"

Antonio Trindade, presidente da Federação Nacional de Seguros Gerais



Nos títulos de capitalização, Marcelo Farinha, da FenaCap, afirmou que, apesar da pandemia, o setor cresceu.

Marcelo Farinha
Marcelo Farinha - Divulgação

"Retração econômica, desemprego, contração de renda e inflação alta produzem enormes desafios para o desenvolvimento dos negócios. Mesmo assim, a capitalização demonstra vitalidade. No primeiro semestre do ano, cresceu 8,4%"

Marcelo Farinha, presidente da Federação Nacional de Capitalização


Participante da edição 2021 da Conseguro, Luiz Fux, presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), salientou a importância da segurança jurídica no país como uma das condições básicas para atrair novos investimentos.

Ministro Luiz Fuz
Ministro Luiz Fux - Divulgação

"O investidor estrangeiro procura saber o que vai acontecer se surgir um litígio"

Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal

Conseguro foi interativa e inclusiva

Online pela primeira vez, inclusiva e interativa, a Conseguro, que chegou a sua décima edição, teve números impressionantes. Foi marcada pela presença de personalidades dos setores público e privado que discutiram diversos temas quentes do mercado segurador. Em linha com sua política de diversidade e inclusão, a CNseg ofereceu tradução em libras (língua brasileira de sinais) em todos os painéis. Os eixos transversais da programação foram baseados no tripé "Transformação Digital, Futuro do Trabalho e Wellness". O tema da conferência foi "Inovando com o mercado. E com você."

Solange Beatriz Mendes
Solange Beatriz Mendes - Divulgação


"Inovar, distribuir, colaborar e transformar são verbos que ganharam novos significados e nos ajudaram a materializar a jornada. No mundo corporativo, habilidades comportamentais já são tão importantes quanto as tecnológicas. A Conseguro apontou caminhos. O futuro já é hoje, híbrido, inclusivo, integrado e diversificado. Estamos nele. Estamos on"

Solange Beatriz Mendes, diretora-executiva da Confederação Nacional das Seguradoras

Conseguro 2021 em números

  • 6 mil inscritos
  • 3 mil assistindo e interagindo sobre os temas das palestras
  • 40 horas de programação
  • 26 palestras
  • 130 palestrantes, debatedores, moderadores e colaboradores
  • mais de 400 inscritos na Jornada do Conhecimento, espaço de troca de experiências
  • 732 participantes das atividades de Yoga

Acesse a página do evento e assista a todos os debates

Leia mais:

Infraestrutura e meio ambiente são oportunidades de investimento no país

Demandas do cliente agilizam implantação de processos digitais

Previdência complementar deve crescer mais com aposentadoria de servidores

Agenda ASG pode ser central para desenvolver o país

Pandemia fortalece importância do autocuidado e de mais verbas

Seguro auto versus proteção veicular: falta de informação prejudica consumidor

Setor de capitalização acelera a digitalização em razão da pandemia

Mercado segurador vê proteção de dados como essencial

Setor defende regulação mais flexível para investir com mais liberdade